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Grande Vitória: Ônibus devem atingir 39 km nos horários de pico em Corredores exclusivos; hoje, a velocidade é de apenas 9km/h

domingo, 10 de outubro de 2010

O Estado quer aumentar a velocidade média dos ônibus para até 39 km/h, em horário de pico. Pode parecer pouco, mas, hoje, há três pontos em Vitória em que esses veículos trafegam a 9 km/h: na área não duplicada da Avenida Fernando Ferrari, nas principais vias do Centro da Capital e na Terceira Ponte.

A proposta pode vingar se o projeto de corredores exclusivos para ônibus ou BRT (Bus Rapid Transit), com os 52 primeiros quilômetros, for implantado por completo. A média de 39 km/h é para veículos que funcionem como expressos, com menos paradas para embarque e desembarque.

Os demais ônibus teriam a velocidade entre 25 km/h e 30 km/h. "São dados estatísticos, em relação a outras cidades do mundo que implantaram o sistema", explica a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.

Ela prefere manter como meta para os corredores a velocidade de 25 km/h, no pico. "Sabemos que há exemplos de média bem acima. Mas temos que esperar, projetar bem o percurso, para saber o quanto de ganho efetivo nós teremos", avalia.

Obras
Até agora, duas vias estão com obras licitadas e devem ser alteradas para inclusão do BRT: uma em Vila Velha - parte da Avenida Carlos Lindenberg; e outra na Serra - a Rua Talma Rodrigues Ribeiro -, ligando os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras.

Essa via, por sinal, é o projeto modelo do Estado. Os 8,5 quilômetros da via ficam prontos e liberados para o BRT no final do ano que vem.

Mas os demais pontos estão sem prazos. Na Terceira Ponte, por exemplo, não há previsão de corredores. Hoje, para atravessar os 3 km da via, o condutor gasta 20 minutos, em média.

Os dados de velocidade média em km/h foram apresentados pela Companhia Estadual de Transporte Urbano da Grande Vitória (Ceturb-GV), e ainda apontam as médias dos ônibus do sistema Transcol em outras avenidas da Capital.

"A média ideal seria de 27 km/h, mas o trânsito não permite. Os ônibus precisam de corredores exclusivos para serem privilegiados no trânsito", frisa a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Segundo ela, o trânsito é o principal responsável pelo tempo final da viagem, e ainda interfere no valor da passagem. "Quanto mais trânsito, mais ônibus disponibilizaremos para desafogar os pontos, o que aumenta o custo da frota e o preço cobrado pelo serviço", explica.

Ônibus com portas do lado esquerdo já na semana que vem
Oito ônibus adaptados para os corredores exclusivos, com portas do lado esquerdo, começam a circular na Grande Vitória na semana que vem. Ao todo, 22 veículos foram comprados pelas empresas do Sistema Transcol, no valor aproximado de R$ 7,5 milhões.

Mas essas portas só serão liberadas para embarque e desembarque dos passageiros no final do ano que vem, depois que a primeira via adaptada para os corredores exclusivos começar a funcionar, na Serra, ligando os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe.

"As ações serão feitas aos poucos. Mas nós já estamos nos preparando para o que promete mudar o conceito de mobilidade urbana da Grande Vitória", frisa a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Segundo a presidente da GVBus (Sindicato das Empresas do Sistema Transcol), Simone Chieppe, todos os veículos serão comprados, agora, com as portas do lado esquerdo. "Ao lado dessas portas, todas lacradas, estarão bancos para passageiros. Assim estaremos prontos para quando o BRT começar a funcionar", explica.

Os novos coletivos, segundo Chieppe, são "um pouco mais caros dos que não têm as portas do lado esquerdo", mas isso não deve interferir no valor da passagem.

O Transcol com o BRT
Exclusividade.
As principais vias (com mais trânsito e mais demanda de passageiros) terão corredores exclusivos, só para os ônibus, e no meio das pistas. Os veículos terão privilégio de circulação no trânsito, o que aumentará a velocidade média e reduzirá o tempo de viagem

Privilégio.
O privilégio não será apenas na via exclusiva. Em cruzamentos, o semáforo vai privilegiar a passagem dos ônibus, mantendo o sinal verde por mais tempo, de acordo com o trânsito e o horário

Integração.
Os ônibus dos corredores exclusivos vão ligar um terminal ao outro. Demais linhas vão até um terminal ou a algum outro ponto de integração. O passageiro poderá sair de um veículo e entrar em outro sem pagar nada a mais por isso, e sem precisar ir até o terminal

Linhas de bairro.
As linhas de bairro não levarão o passageiro ao destino final. A viagem segue até algum ponto de interligação. Isso reduz o número de linhas por bairro, e de ônibus nas ruas

Pontos elevados.
Os pontos ou estações de ônibus ficarão com o piso elevado, na mesma altura dos ônibus, para que os passageiros não precisem subir escadas. Haverá agilidade no embarque e redução do tempo de viagem

Cobrança na rua.
Os passageiros vão pagar pela passagem fora dos ônibus, em estações (hoje pontos de ônibus) ou em locais de apoio, onde haja grande circulação de pessoas. Haverá redução do tempo de parada de ônibus

Calçada Livre.
As linhas que vão de terminal a terminal vão circular no meio da via. Com isso, os pontos (ou estações) vão para o canteiro central, liberando a calçada para os pedestres

Conforto.
As estações (hoje, pontos de ônibus) serão fechadas e climatizadas com ar-condicionado

Ultrapassagem.
Para aumentar a velocidade média do ônibus, haverá pontos de ultrapassagens dentro dos corredores exclusivos

Localizador.
Com tecnologia de ponta, os veículos terão GPS, com o monitoramento feito nas centrais de controle localizadas nos terminais. Isso vai permitir saber se o veículo está atrasado ou no horário, e se o percurso está engarrafado

Sem espera.
Com o monitoramento do veículo, o tempo de intervalo entre as viagens será melhor controlado, e o passageiro saberá o horário exato do embarque

Vigília.
Os veículos terão câmeras internas para segurança e controle da lotação do coletivo

Multimídia.
O passageiro poderá receber informações dos ônibus (horários) pelo celular ou consultar a internet. Ainda poderá construir o percurso que pretende fazer

Menor custo.
O valor da passagem ainda pode abaixar. Mas isso vai depender do número de linhas (o que deve ser reduzido); e da frequência de viagens de cada ônibus (que deve aumentar)
Fonte: Gazeta online

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Cuiabá: Projeto de lei tenta limitar lotação em ônibus

Um projeto de lei prevê a limitação da lotação máxima nos ônibus e micro-ônibus que operam no transporte coletivo de Cuiabá. A ideia é do vereador Domingos Sávio (PDMB) e é baseada em pelo menos dois argumentos: segurança e conforto aos usuários do sistema. Mas, para a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), a matéria vai criar conflitos entre os próprios passageiros e, ainda com os trabalhadores.

Domingos Sávio lembra que todo o veículo, seja de passeio ou transporte, tem uma lotação máxima. “Um carro tem capacidade para cinco pessoas e uma picape, para duas e não pode exceder esse número. Mas, no caso dos ônibus, o que vemos é excesso de pessoas, andam extremamente lotados”, justifica. Além do desconforto, o vereador observa que o problema pode contribuir para o surgimento de defeitos mecânicos, que podem resultar em graves acidentes.

Conforme Sávio, dependendo do tipo de ônibus, a capacidade do coletivo, em média, é de 40 passageiros sentados e de 20 a 30 em pé. No caso do micro-ônibus, a média é 30 pessoas sentadas e de 10 a 15 em pé.

O projeto, que deve ir para segunda votação, prevê que sejam garantidos aos usuários o espaço mínimo de 1 metro quadrado para três passageiros em pé. A matéria impõe também que o não cumprimento da lei implicará uma multa de RS 10 mil ao dia por veículo em circulação.

Se aprovada e sancionada pelo prefeito Francisco Galindo, a ideia é que a fiscalização seja feita pelos fiscais que já atuam em determinados pontos de ônibus da cidade “policiando” o cumprimento dos horários, por exemplo.

Além disso, segundo Sávio, a própria contagem feita pela catraca ajudará o motorista e o cobrador a controlar o número de pessoas dentro do veículo. “Em dois a três meses, as empresas se adaptam colocando a quantidade de ônibus necessária, principalmente nos horários de pico cumprindo a lei e melhorando o atendimento ao usuário”, acredita.

Indagado se esse fator não irá contribuir para o aumento da tarifa, Sávio rebateu dizendo que “a população tem que se conscientizar que paga por um serviço, que tem que ser prestado com qualidade e eficiência”.

O presidente da MTU, Ricardo Caixeta, garante que se o projeto for aprovado e sancionado será obedecido pelas empresas. Porém, ele acredita que irá gerar conflito muito grande com os usuários e motoristas. “Se o ônibus parou e a pessoa quiser entrar, quem vai impedir?”, indaga. “Como administrar esse conflito entre os usuários e os motoristas?”, continua.

Para minimizar o problema da superlotação, ele lembra que em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo há empresas escalonando os horários de entrada e saída dos seus trabalhadores, o que reflete, inclusive, na melhoria do trânsito.

Fonte: Diário de Cuiabá

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Montes Claros terá possível greve de ônibus está semana

Segundo Antônio Roberto Guedes, presidente do sindicato dos trabalhadores em transporte rodoviário, a situação envolvendo a negociação salarial da categoria com as empresas se agravou.
- Vamos decretar estado de greve. Na próxima semana, não vou precisar o dia, 70% dos trabalhadores do transporte coletivo vão cruzar os braços para chamar a atenção da classe patronal quanto à importância de se valorizar o trabalhador - diz.
Segundo o sindicalista, a categoria está com um salário defasado há exatos 12 meses, quando se iniciaram as negociações.
- Para surpresa dos trabalhadores, depois da negociação fechada no tribunal regional do trabalho da 3° região, em audiência que aconteceu no dia 13 de setembro, em Belo Horizonte, onde ficou pendente somente a forma de pagamento das diferenças de abril a setembro, conforme determinado pela desembargadora Emilia Facchini, as partes retomariam para negociação. Já na finalização do acordo 2010-2011 não foi cumprido pelas empresas o que foi determinado - afirma.
De acordo com ele, diante do total descaso com a categoria, a resposta do sindicato será dentro da lei. Antônio Roberto afirma que comunicará a decisão da categoria à Mctrans e à ATCMC e às empresas Alprino e Transmoc.
O acordo feito em BH definiu aumento na folha de pagamento de 5.49%, mais ticket alimentação e ainda o plano de saúde estendido para o restante da família. 
- Na audiência em Belo Horizonte, como representante do trabalhador, citei trecho bíblico que diz que o bom pastor não tosqueneja as ovelhas, não as esfola. No entanto, o representante da empresa Pássaro Verde, que adquiriu a Alprino, presente na reunião, nos deu uma resposta onde diz que é mais fácil arrancar o couro com pelo e tudo. Diante de tudo isto que vem acontecendo com a categoria, a resposta da categoria segue mesmo para uma definição que é a paralisação das atividades - conclui.

Fonte: O Norte de Minas

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Porto Alegre: Reforma no Túnel da Conceição não altera itinerário dos ônibus

sábado, 9 de outubro de 2010

Começaram na manhã deste sábado, as obras de recuperação do Túnel da Conceição. O prefeito em exercício Nelcir Tessaro, o secretário de Mobilidade Urbana Vanderlei Cappellari e o secretário-adjunto de Obras e Viação, Adriano Gularte acompanharam o bloqueio e a preparação para colocação dos primeiros tapumes no sentido bairro-Centro. As intervenções iniciais serão feitas bloqueando duas das quatro faixas pelo lado direito. A estrutura terá 2,40 metros de altura e 2,50 metros de extensão.
Transporte coletivo – As linhas de ônibus não sofrerão alterações nos dois sentidos do túnel. Os caminhões de carga também poderão continuar circulando normalmente naquele ponto, assim como os demais veículos. Mas a preferência, no caso de congestionamentos, ficará para os ônibus e caminhões. As linhas C2, C3, T5, TR61 / Cristóvão Colombo, 671 Carlos Gomes / Salso e a Lotação Santana já tiveram seus itinerários invertidos, seguindo a mudança de mão por onde passam. Em razão do feriadão, a EPTC projeta as maiores dificuldades na circulação na área do túnel apenas a partir de quarta-feira da próxima semana. Haverá reforço de fiscalização em toda a região, com orientações dos agentes aos motoristas. Folhetos explicativos sobre as mudanças continuam sendo distribuídos à população.

Fonte: Jornal VS

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Greve dos ônibus em Sorocaba está supensa até 19 de novembro

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que está suspensa a greve dos trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba e Votorantim até o dia 19 de novembro, quando uma nova audiência de conciliação está marcada para as 13h30min.
A proposta foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero, durante audiência de conciliação ocorrida nesta sexta-feira (08).
Sindicato e empresas (STU – Sorocaba Transportes Urbanos, Reunidas Paulista, Auto-Ônibus São João, Empresa de Ônibus Rosa e Jundiá Transportes) irão aguardar a decisão do Poder Público de Sorocaba sobre a continuidade ou não dos contratos emergenciais das empresas que operam no lugar da TCS. Os contratos terminam no dia 13 de novembro.
Durante esse período, Sindicato e empresas continuarão a se reunir para buscar uma solução para os problemas e para a definição dos critérios de promoção interna dos funcionários.
“O Sindicato não concorda com o argumento das empresas de que o contrato emergencial dificulta a definição dos critérios de promoção, mas, em respeito à população e aos usuários do transporte público que não podem ser prejudicados pela falta de entendimento dos empresários, aceita suspender a greve até o dia 19 de novembro e continuará a negociar com as empresas do sistema”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Francisco França.
Representaram o Sindicato na audiência de conciliação o vice-presidente, Francisco França, e o diretor financeiro, Adalberto de Souza Carvalho.
Assembleias nesta segunda-feira
O Sindicato estará reunido em assembleia com os trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba e Votorantim na segunda-feira, 11 de outubro, às 10h e 18h, na sede do Sindicato, rua Cap. Augusto Franco, 159, Vl. Amélia, para discutir os rumos das negociações.
As informações são da assessoria de imprensa do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e região




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São Bernardo amplia frota de ônibus com entrega de 20 veículos

A prefeitura de São Bernardo e a SBCTrans entregaram nesta sexta-feira (08/10) 20 novos ônibus, que serão incorporados à frota municipal. Agora a cidade passa a contar com 377 carros de transporte coletivo, divididos em 57 linhas. O investimento na aquisição dos veículos foi de R$ 5,5 milhões.

Cerca de 6,5 milhões de passageiros são transportados mensalmente no município. O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, explica a ação integra o Plano Diretor de Transporte Urbano e tem como objetivo melhorar o serviço na cidade.

“Estamos tentando readequar o sistema. Os ônibus não estavam sendo encaminhados para as linhas que precisavam. Agora estamos possibilitando a troca de carros entre as linhas e arrumando o sistema de transporte, reforçando as linhas mais sobrecarregadas. Sabemos que ainda temos muito o que fazer”, admite.

Os carros entregues nesta sexta possuem capacidade para 75 passageiros cada e entrarão em operação a partir deste sábado. Eles atenderão os bairros Vila São Pedro, Esperança e Cooperativa, possibilitando ainda a readequação de atendimentos das regiões do Alvarenga e Riacho Grande.

O prefeito Luiz Marinho comemora a incorporação de 30 novos ônibus na frota desde que tomou posse no Paço Municipal e o fato dos carros estarem adaptados de acordo com as regras de acessibilidade. “Queremos melhorar o transporte público na cidade e fico feliz de termos 100% da nossa frota com acessibilidade”, finaliza.

A previsão é que outros 30 novos ônibus sejam entregues no início do próximo ano. Estes, entretanto, irão ser utilizados para a renovação da frota atual.

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Linhas de ônibus de Maringá sofrem mudanças na próxima semana

A Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá vai modificar os horários em duas linhas do transporte coletivo. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, as mudanças nas linhas 242 (Jardim América) e 243 (Jardim Liberdade) passam a valer a partir da próxima segunda-feira (11) e atendem reivindicação dos próprios usuários.
A nova tabela de horários nos sentidos centro–bairro e bairro–centro estão disponíveis no portal da Setran na internet na seção tabela transporte coletivo e na sala 7 do terminal urbano. O portal da Setran deve ser acessado por meio do site da prefeitura.
Os usuários destas linhas devem estar atentos pois as mudanças de horários são válidas apenas para os dias úteis. As tabelas do final de semana e feriado continuam com os mesmos horários.

Novo sistema de passagens
A empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que gerencia o transporte coletivo de Maringá, vai implantar neste domingo (10) um novo sistema de passagens para substituir os bilhetes de papel. A mudança se baseia em cartões eletrônicos de (um, dois, seis ou dez créditos) que são recolhidos após o fim da carga, recebem mais créditos e voltam a ser vendidos.
Os cartões estão à venda nos postos da TCCC e poderão ser utilizados a partir da próxima semana. Apesar disso, a empresa informou que os bilhetes de papel serão válidos até 31 de dezembro deste ano. Segundo o chefe de tráfego da TCCC, Luiz Carlos Alves Pinto, esses cartões são diferentes dos já utilizados pelos consumidores. “Os cartões serão recolhidos e recarregados, para que, então, voltem a ser vendidos nos postos da empresa”, afirmou.

Preço mantido
Pinto acrescentou que a troca dos bilhetes de papel pelos novos cartões não aumentará o preço da passagem, que continuará sendo vendida a R$ 2,20. “O motivo para a troca de sistema se deve ao fato de que não se fabricam mais máquinas leitoras para bilhetes de papel”, explicou. O novo sistema não valerá para os ônibus que levam passageiros de Maringá para as cidades da região e vice-versa.

Fonte: Gazeta do Povo

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Florianópolis: Edital do transporte coletivo da Capital deve estar pronto daqui a 30 dias

O edital de licitação para o transporte coletivo na Capital deve estar pronto em 30 dias. A informação é da Procuradoria-Geral de Florianópolis. A previsão é que todo o processo esteja concluído em seis meses.

Segundo o procurador Jaime de Souza, os técnicos da Secretaria Municipal de Transporte devem terminar em até dez dias o estudo das linhas que vão ser incluídas na licitação.

_ O processo é complexo e complicado. Tem que ser feito com segurança. Pode ser comparado, respeitando a devida proporção, à licitação do mercado público _ destaca.

O exemplo de outras cidades, como Curitiba, está sendo usado na elaboração do documento. De acordo com Souza, a maior dificuldade é em relação ao artigo 42 da Lei nº 8.666, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações. Conforme o procurador, esse item exige que o edital tenha clareza quanto a eventuais indenizações que as atuais empresas responsáveis pelo transporte coletivo possam ter ao perder a atual concessão.

O projeto de lei que prevê a criação de um edital de licitação para o transporte coletivo na cidade foi aprovada pelos vereadores no último dia 14. As empresas interessadas deverão concorrer por linhas e por região. Aquela que oferecer a proposta que contenha o menor custo e o melhor serviço deverá ser escolhida.


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