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Grupo de Transporte do Mercosul conhece experiência de Curitiba

sábado, 18 de setembro de 2010

Diretores, superintendentes e técnicos de organismos federais ligados à área do transporte público do Brasil e da Argentina conheceram de perto a experiência de Curitiba no setor, durante a visita do chamado Grupo de Transporte do Mercosul à Urbs – Urbanização de Curitiba S/A nesta sexta-feira (17).. A apresentação técnica do sistema de transporte da cidade foi feita pelo presidente da empresa, Marcos Isfer.

Isfer disse que o sistema de transporte curitibano continua servindo de modelo a outras cidades do país e do mundo, e foi o embrião, em 1974, do hoje chamado Sistema BRT (Bus Rapid Transit). Disse ainda que existe uma tarifa única, de R$ 2,20, paga pelos usuários em quaisquer das linhas urbanas, e mostrou a importância da integração físico-tarifária.

Graças a esses mecanismos, o passageiro faz deslocamentos rápidos e seguros, dirigindo-se aos mais diversos pontos da cidade pagando uma só tarifa e viajando em ônibus que oferecem qualidade e conforto”, disse Isfer.

O presidente da Urbs disse ainda que o total de viagens diárias feito pelos cerca de dois mil coletivos urbanos que transportam em média dois milhões de usuários, corresponde a oito voltas em torno da Terra, Salientou ainda que, graças aos mecanismos de plnejamento, Curitiba faz investimentos contínuos no setor com recursos próprios, do governo federal e de organismos instenacionais.

A delegação argentina, formada por representantes de órgãos como a Comissão Nacional de Regulação de Transporte, da Comissão de Transporte e Segurança Viária e da Subsecretaria de Transporte Ferroviário, foi liderada pelo coordenador de Políticas de Transporte Automotor de Passageiros, Raul Cuence,

O grupo brasileiro foi representado pelo diretor do Departamnto de Planejamento e Avaliação da Política de Transportes, do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, bem como gerentes e superintendentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Após a palestra de Marcos Isfer e da apresentação do sistema em audiovisual, o Grupo do Mercosul fez visita técnica à Linha Verde, onde conheceu o traçado revitalizado da BR-476, bem como os ônibus articulados que usam combustível 100% à base de soja. A delegação percorreu ainda parte do eixo Boqueirão.

Fonte: URBS

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CPTM: Obras de melhoria modificam operação em algumas linhas

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] executará obras e intervenções de manutenção para melhoria do sistema em quatro linhas nos dias 17 e 18 de setembro [sábado e domingo]. Os serviços são feitos no fim de semana com o objetivo de minimizar os impactos aos usuários. Veja abaixo como fica a operação em cada linha:

Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí]
A partir das 16h00 do sábado [18], até o final da operação comercial de domingo [19], devido às obras de construção da nova estação de Franco da Rocha, os trens partirão da Estação da Luz com destino a Caieiras e Francisco Morato, de forma alternada, com aumento do intervalo entre as partidas.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]Das 8h00 às 20h00 de domingo [19], por conta de obras de reforma e modernização da Estação Engenheiro Cardoso, os trens partirão de Júlio Prestes com destino a Barueri e Itapevi, alternadamente, aumentando o intervalo entre uma composição e outra.

Linha 11-Coral [Luz - Estudantes] - Expresso LesteNo domingo [19], ao longo de todo o dia, a partir das 4h00 até o final da operação comercial, os trens sofrerão aumento no intervalo e partirão da Estação Luz, de forma alternada, com destino a Corinthians-Itaquera e Guaianazes. O motivo é a implementação de melhorias na cobertura da Estação José Bonifácio.

Linha 11-Coral [Luz - Estudantes] - trecho Guianazes - Estudantes
A partir das 10h00 de sábado [18] até o final da operação comercial, devido a obras de modernização da Estação Calmon Viana, os trens partirão com maiores intervalos de Guaianazes, alternadamente, com destino a Calmon Viana e Estudantes. No domingo [19], do início da operação comercial até seu final, os trens partirão de Guaianazes com destino a Suzano e Estudantes, alternandamente. A razão é a execução de serviços de manutenção preventiva da rede aérea de alimentação elétrica no trecho entre Jundiapeba e Mogi das Cruzes.

Fonte: CPTM

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SPTrans altera itinerários para passeio ciclístico e caminhada no Belém

Em função do passeio ciclístico e caminhada no bairro do Belém, na Rua Elói Cerqueira entre as Ruas Julio de Castilhos e Rua Herval, na zona leste, neste domingo, dia 19 de setembro, das 8h às 11h, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 12 linhas de ônibus que trafegam na região.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
Ida
: sem alteração
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
271F/10 Metrô Belém - Shop. Center Norte
Ida:
normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
Ida:
sem alteração
Volta: Normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
172P/10 V. Zilda – Metrô Belém
172Y/10 V. Constança – Metrô Belém
172R/10 Jaçanã – Metrô Belém
172K/10 Jd. Tremembé – Metrô Tatuapé
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
372R/10 Pq.São Rafael – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Rua Eloi Cerqueira, Rua Cajuru, prosseguindo normal.
3701/10 Jd. da Conquista – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Herval, Rua Siqueira Bueno, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.
3112/10 V. Industrial - Metrô Belém
4729/10 Pq. Bancário – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Cajuru, Rua S. Leopoldo, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.
574R/10 Term. Sapopemba/Teotonio Vilela – Metrô Belém
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Cajuru, Rua S. Leopoldo, Rua Julio de Castilho, Viaduto Guadalajara, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans

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Designers propõem um novo metrô suspenso

São Paulo - A Bienal Brasileira de Design, que ocorre em Curitiba, no Paraná, conta com projetos interessantes, desenhados por jovens recém-formados. Um deles chama a atenção. É o Sistema Suspenso de Transporte, projetado pelos alunos Elisa Irokawa e Rafael de Oliveira Costa, da Universidade Estadual de Minas Gerais.

O objetivo dos dois designers é solucionar os problemas de transporte público, que atingem as grandes metrópoles brasileiras. A partir de torres de aço carbono e um par de estrutura elevada onde são fixados os trilhos, os vagões mais estreitos e mais leves se deslocam em suas laterais por meio de tecnologia de eletromagnetismo, usando energia limpa.

Na visão dos desigers, essa nova forma supsensa de metro poderia desafogar o trânsito caótico das grandes cidades. O projeto faz parte do programa Design Excellence Brazil e é finalista do IF Concept Award, na Alemanha. A Bienal Brasileira de Design segue até o próximo dia 31 de outubro.

Fonte: Revista EXAME

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São Paulo: Dirigentes do metrô fazem plantão especial em 15 estações

Na próxima semana, os dirigentes do Metrô estarão em 15 estações para ouvir diretamente dos usuários suas necessidades, reclamações, elogios e sugestões. A ação será na segunda-feira [20], quarta-feira [22] e quinta-feira [23], entre 7h e 9h e das 17h às 19h.

A iniciativa faz parte do programa "Dirigente de Plantão", que desde 2008 complementa os canais de relacionamento da empresa com os usuários das estações. O programa ocorre na segunda semana de cada mês e envolve o Plano Representativo e demais cargos de liderança.

Estações participantes - setembro 2010

Linha 1-Azul: Conceição, Vila Mariana, São Joaquim, Armênia e Parada Inglesa
Linha 2-Verde: Sacomã, Clínicas e Santos-Imigrantes
Linha 3-Vermelha: Santa Cecília, Marechal Deodoro, Bresser-Moóca, Penha e Artur Alvin
Linha 5- Lilás: Santo Amaro e Capão Redondo

Fonte: Metrô SP

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São Paulo: Governo revoga estudo sobre fim de cobrador em ônibus metropolitano

O governo de São Paulo cancelou a criação de um grupo para analisar "a necessidade da existência de cobrador" nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A Secretaria dos Transportes Metropolitanos alegou a "necessidade de adequações" nos "termos" da resolução, que foi algo de críticas de líderes sindicais. A categoria dos metroviários vê a medida como uma ameaça à presença dos cobradores nos coletivos que fazem trajetos urbanos intermunicipais. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A resolução, publicada nesta semana, estipulava que a necessidade dos cobradores fosse analisada junto com as alternativas de cobrança de bilhetagem eletrônica. A EMTU opera 650 linhas somente na Grande São Paulo. A empresa havia informado que iria "estudar as alternativas de cobrança automatizada das tarifas com ou sem cobrador". "A ausência do cobrador dificulta a vida do motorista, que precisa manipular dinheiro. Isso provoca atrasos. E onde ele foi tirado não teve redução de tarifa", diz Francisco Mendes da Silva, do sindicato dos rodoviários no ABC paulista.

Fonte: Terra

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Paulistano gasta 2 horas e 42 minutos no trânsito diariamente, mostra pesquisa

Os moradores de São Paulo gastam, em média, duas horas e 42 minutos por dia com deslocamentos para realizar suas atividades cotidianas. O dado consta de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Movimento Nossa São Paulo e o instituto de pesquisas Ibope.
Foram ouvidos 805 moradores da cidade entre os dias 25 e 30 de agosto. A apresentação dos resultados do estudo faz parte das atividades programadas pelo Nossa São Paulo para a Semana de Mobilidade Urbana, que termina na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro.
Segundo o levantamento, só para ir e voltar do trabalho, o paulistano gasta, em média, uma hora e 49 minutos. Do total de entrevistados, 11% gastam três horas ou mais.
Entre os moradores ouvidos, 68% consideram a situação do trânsito de São Paulo péssima ou ruim. Todos os serviços de locomoção receberam da população nota abaixo da média. Em uma escala de 1 a 10, o item trânsito teve nota 3,3.

Fonte: Folha.com
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Trânsito precisa de medidas a longo prazo, diz coordenador do Nossa São Paulo

O trânsito só melhorará se as políticas públicas forem pensadas a médio e longo prazos, segundo avaliação de Maurício Broinizi Pereira, coordenador do Movimento Nossa São Paulo. Pesquisa divulgada pelo movimento nesta quinta-feira mostra que o paulistano passa, em média, 2 horas e 42 minutos no trânsito por dia.
Para 67% dos entrevistados, as medidas adotadas pelo governo deveriam priorizar o transporte público. A pesquisa foi feita pelo instituto Ibope com 805 pessoas, entre os dias 25 e 30 de agosto.
Pereira afirma que um dos grandes problemas do trânsito é a falta de planejamento. Segundo ele, as medidas adotadas pela prefeitura não consideram a integração entre os diversos meios de transporte público da Grande São Paulo.
"O trânsito é feito para o carro, as obras viárias são pensadas para o transporte individual", afirma. Para Pereira, o trânsito melhoraria com políticas que privilegiassem pedestres e ciclistas.
De acordo com a pesquisa, 25% dos paulistanos se mostraram dispostos a usar bicicleta todo os dias se existissem mais ciclovias na cidade.
Considerando a amostragem de entrevistados, 5,2 milhões de moradores utilizariam outras ciclofaixas nos moldes da existente, que liga o Parque das Bicicletas, do Ibirapuera e o Parque do Povo.
DIRETRIZES
O Movimento Nossa São Paulo apresentará na segunda-feira (20) diretrizes de um projeto de mobilidade para a cidade. Segundo Pereira, apesar de previsto desde 2002 no Plano Diretor do município, o projeto ainda não foi feito.
As diretrizes incluem, de acordo com Pereira, ampliação do número de corredores de ônibus e adoção de um sistema semelhante ao que existe em Bogotá (Colômbia) e Curitiba (PR), no qual a passagem é comprada no próprio ponto de ônibus.
Também serão sugeridas a ampliação da proibição de estacionamento, a instituição do trânsito lento em vias secundárias e a implantação de uma malha cicloviária central e outras 31 nas subprefeituras da cidade.
"É necessário um olhar novo sobre as calçadas, dar prioridade ao pedestre. Tem que ser uma política integrada entre prefeitura e as concessionárias de luz, água e gás", diz Pereira.
Ele afirmou ainda que o número de motos na cidade poderia diminuir com a melhora do trânsito. Segundo ele, o uso de moto cresce em função do congestionamento. "Se o transporte público funcionar bem e o passageiro tiver a certeza de que demorará, por exemplo, meia hora para chegar ao destino, talvez o office-boy possa voltar."
Entre as pessoas pesquisadas que usam carro todos os dias, 76% afirmaram que deixariam de usá-lo caso houvesse uma boa alternativa de transporte; 65% disseram que pretendem aderir ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece no próximo dia 22.

Fonte: Folha.com

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