Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Trânsito precisa de medidas a longo prazo, diz coordenador do Nossa São Paulo

sábado, 18 de setembro de 2010

O trânsito só melhorará se as políticas públicas forem pensadas a médio e longo prazos, segundo avaliação de Maurício Broinizi Pereira, coordenador do Movimento Nossa São Paulo. Pesquisa divulgada pelo movimento nesta quinta-feira mostra que o paulistano passa, em média, 2 horas e 42 minutos no trânsito por dia.
Para 67% dos entrevistados, as medidas adotadas pelo governo deveriam priorizar o transporte público. A pesquisa foi feita pelo instituto Ibope com 805 pessoas, entre os dias 25 e 30 de agosto.
Pereira afirma que um dos grandes problemas do trânsito é a falta de planejamento. Segundo ele, as medidas adotadas pela prefeitura não consideram a integração entre os diversos meios de transporte público da Grande São Paulo.
"O trânsito é feito para o carro, as obras viárias são pensadas para o transporte individual", afirma. Para Pereira, o trânsito melhoraria com políticas que privilegiassem pedestres e ciclistas.
De acordo com a pesquisa, 25% dos paulistanos se mostraram dispostos a usar bicicleta todo os dias se existissem mais ciclovias na cidade.
Considerando a amostragem de entrevistados, 5,2 milhões de moradores utilizariam outras ciclofaixas nos moldes da existente, que liga o Parque das Bicicletas, do Ibirapuera e o Parque do Povo.
DIRETRIZES
O Movimento Nossa São Paulo apresentará na segunda-feira (20) diretrizes de um projeto de mobilidade para a cidade. Segundo Pereira, apesar de previsto desde 2002 no Plano Diretor do município, o projeto ainda não foi feito.
As diretrizes incluem, de acordo com Pereira, ampliação do número de corredores de ônibus e adoção de um sistema semelhante ao que existe em Bogotá (Colômbia) e Curitiba (PR), no qual a passagem é comprada no próprio ponto de ônibus.
Também serão sugeridas a ampliação da proibição de estacionamento, a instituição do trânsito lento em vias secundárias e a implantação de uma malha cicloviária central e outras 31 nas subprefeituras da cidade.
"É necessário um olhar novo sobre as calçadas, dar prioridade ao pedestre. Tem que ser uma política integrada entre prefeitura e as concessionárias de luz, água e gás", diz Pereira.
Ele afirmou ainda que o número de motos na cidade poderia diminuir com a melhora do trânsito. Segundo ele, o uso de moto cresce em função do congestionamento. "Se o transporte público funcionar bem e o passageiro tiver a certeza de que demorará, por exemplo, meia hora para chegar ao destino, talvez o office-boy possa voltar."
Entre as pessoas pesquisadas que usam carro todos os dias, 76% afirmaram que deixariam de usá-lo caso houvesse uma boa alternativa de transporte; 65% disseram que pretendem aderir ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece no próximo dia 22.

Fonte: Folha.com

Share |

1 comentários:

Renato disse...

Para você que quer fugir do trânsito caótico de SP, não acha melhor começar a rever seus conceitos?!
A bicicleta é uma dessas medidas para facilitar e desafogar esse caos que nos envolve, e quem melhor que Walter Feldman para ser nosso representante nesse movimento, afinal, ele foi o criador da Ciclofaixa, algo que mudou a vida dos ciclistas e de todos que acreditam em um mundo melhor.

http://bit.ly/aOJzBZ

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960