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Grande Recife retoma projeto dos corredores

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Um dia depois de ter revelado mudanças no projeto proposto pelo urbanista Jaime Lerner para o sistema viário da Região Metropolitana do Recife, que prevê a implantação dos corredores exclusivos de ônibus, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano voltou atrás e anunciou que a estrutura original do projeto vai ser mantida. A outra boa notícia é que o estado vai assumir a requalificação das paradas da Avenida Conde da Boa Vista, que vão ter o mesmo modelo do Corredor Leste/Oeste com estações fechadas e pagamento antecipado.

O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, revelou ainda que a Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, vai mesmo fazer parte do corredor Norte/Sul e não será mais necessário negociar uma via segregada para os ônibus, uma vez que a licitação da Via Mangue já está em andamento. "Com a obra da Via Mangue, a Domingos Ferreira volta a fazer parte da estrutura original do corredor Norte/Sul nos dois sentidos", disse Peixoto.

Já sobre o trecho do corredor Norte/Sul, que deixariade passar por Jaboatão dos Guararapes, ele explicou que já está sendo negociada com o município uma via para a passagem do corredor de transporte. "O projeto prevê o corredor até a estação de Cajueiro Seco. Estamos negociando com o município uma via para viabilizar o percurso", ressaltou. Mesmo assim, segundo Dilson Peixoto, a Rua Barão de Souza Leão vai continuar sendo uma opção do corredor para fazer uma ligação com o Terminal do Aeroporto. "Por causa do corredor, as paradas da Barão também vão estar no mesmo padrão do piso nivelado e pagamento antecipado", afirmou.

Ainda no corredor Norte/Sul, o presidente do Grande Recife justificou a estratégia de não usar estações de embarque no padrão do Transporte Rápido por ônibus (TRO) ao longo da PE-15, entre Igarassu e Paulista. Segundo ele, uma pesquisa revelou que o fluxo nas paradas não se justificaria. "Vamos ter estações nos terminais e veículos expressos que não vão parar ao longo da pista. As linhas alimentadoras com ônibus comuns vão atender a essas paradas", afirmou. Ouvido pelo Diario, o arquiteto Carlos Ceneviva, do escritório de Jaime Lerner, explicou que essa não seria a melhor a estratégia. "É uma opção usar a linha expressa, mas não vejo como a mellhor forma de aproveitar a estrutura de um corredor exclusivo e com ônibus adaptados", afirmou.

Segundo o arquiteto, o que garante a frequência dos intervalos e a velocidade dos coletivos, além das pistas exclusivas, são as estações de embarque com piso no mesmo nível, a exemplo do metrô, e pagamento antecipado. A licitação para as obras dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e ainda a requalificação da Avenida Norte, que estava prevista para o mês de junho, deve ocorrer ainda neste semestre. "Não posso afirmar a data exata, mas pretendemos licitar essas três obras ainda em 2010", disse Dilson Peixoto.



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Metrô Rio fecha mais um acesso da estação Botafogo para obras


O acesso São Clemente/Humaitá da estação Botafogo do metrô ficará fechado por 30 dias a partir desta sexta-feira para obras de modernização da estação. Durante este período, os passageiros que fazem a integração com a linha Metrô Na Superfície Botafogo/Gávea devem utilizar a saída São Clemente/Praia. Promotores orientarão os passageiros e um operador de trânsito ficará no local para facilitar a travessia dos clientes na Rua Nelson Mandela. Já o acesso Muniz Barreto (Botafogo Praia Shopping), que foi fechado no dia 27 de julho, será reaberto a partir 6 de setembro. No dia 13, está previsto o término das obras da saída Voluntários da Pátria.

Para chegar à estação, os passageiros poderão usar outros três acessos: São Clemente/Praia, Mena Barreto e Nelson Mandela.

A concessionária está investindo R$ 4,9 milhões na modernização em Botafogo, que prevê a revitalização total das áreas comuns e bilheterias da estação. A expectativa é que as obras estejam concluídas até o fim do ano.

Fonte: O Globo


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Em Curitiba,600 passageiros usam diariamente integração temporal

quinta-feira, 26 de agosto de 2010


A integração temporal por cartão-transporte está beneficiando cerca de 600 pessoas por dia nas duas estações onde a Urbs - Urbanização de Curitiba S/A implantou o sistema: estação Santa Quitéria e Vila São Pedro, na Linha Verde. Com a integração temporal, os passageiros podem trocar de ônibus ou de rota sem pagar nova tarifa.

A comerciante Débora Rocha aprovou a ideia. Agora, quando ela se descola para o Portão, usa a linha Vila Velha/Buriti, desce e embarca na estação Santa Quitéria. "É uma maravilha. Antes, eu pegava a Linha Vila Izabel, que demorava mais e ainda pagava duas tarifas. Agora, ficou mais rápido e econômico", diz Débora.

A proposta da integração temporal é buscar alternativa para 8% dos passageiros da Rede Integrada Urbana que ainda não têm acesso à integração. A Área de Operação do Transporte Coletivo começou a mapear as regiões da cidade, principalmente pontos sem linhas integradas.

A primeira integração foi implantada na Santa Quitéria, no fim de março. Para os passageiros que estiverem na linha Vila Velha/Buriti no sentido da estação tubo, a validação do cartão transporte para acesso à estação sem pagar nova tarifa é automática. Depois de passar o cartão pelo validador normal, que fica dentro do ônibus, o passageiro terá uma hora para entrar na estação sem pagar outra tarifa.

Quem estiver no sentido contrário, da estação para o ônibus, precisará passar o cartão em um validador exclusivo que ficará dentro da estação, tendo também uma hora para embarcar no ônibus sem pagar outra tarifa.

Em agosto, o mesmo sistema foi ampliado para a Linha Verde, na estação Vila São Pedro, beneficiando principalmente moradores da Vila São Pedro, que se descolam ao Pinheirinho, e também para quem está entre a Linha Verde e a canaleta da República Argentina e tenham interesse em ir para a região central da cidade de forma mais rápida.

Os passageiros que estão, por exemplo, em qualquer um dos alimentadores: Vila São Pedro, Gramados e Urano, e queiram ir para o Terminal do Pinheirinho, podem descer na estação São Pedro, atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar no tubo sentido bairro sem pagar nova passagem, passando o cartão de transporte pelo validador de integração que está instalado nos dois tubos da estação.

A integração temporal nesse ponto agilizará as viagens de bairro para bairro. Antes, os passageiros dos alimentadores tinham de desembarcam no Terminal do Capão Raso, aumentando a distância para a integração com outro ônibus.

Linha Verde - A integração temporária também traz vantagens para quem circula entre a Linha Verde e a República Argentina. "É mais uma opção de descolamento para o Centro, e para a quem quer ir para a região da avenida Marechal Floriano sem pagar outra tarifa", explica o gestor de Operação de Transporte, Luiz Filla.

Agora, quem sair do Terminal Capão Raso com cartão de transporte pode entrar na estação São Pedro sentido centro, com a opção de parar Marechal Floriano. Antes, o passageiro desembarcava na praça Rui Barbosa e pagava outra passagem para trocar linha, ou seguia do Capão Raso, passando pelo Terminal do Hauer antes de chegar na Marechal Floriano.

Fonte: URBS


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Salvador: Ministro das Cidades entrega chave de metrô a João Henrique


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, entregou as chaves do metrô ao prefeito João Henrique na manhã desta quinta-feira, 26, na Estação do Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, na capital baiana, onde estão posicionados os trens. Além das chaves, foi entregue também o último vagão, do total de 24, de uma das seis composições do transporte.

O metrô deve funcionar no próximo ano, em data ainda a ser estabelecida. De acordo com João Henrique, será iniciada a fase de testes do trem, para que a inauguração esteja em conformidade com os critérios internacionais de segurança.

O ministro afirmou que as etapas mais importantes já foram realizadas, e que restam poucos ajustes para que sejam feitos os testes de funcionamento nos vagões.

Esteve presente também no evento o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Boas.

Fonte: A Tarde


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BH: Estudantes protestam pelo meio passe livre


Centenas de alunos de escolas da capital fazem uma manifestação na manhã desta quinta-feira no Centro de Belo Horizonte. O grupo de estudantes reivindica o meio passe nos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a secretária-geral da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH, Jéssica Santos Pereira, o projeto de lei da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o meio passe abrange menos de 25% dos estudantes. “Segundo o texto da prefeitura, só têm direito ao meio passe os estudantes do Ensino Médio que tenham algum benefício como Bolsa Família ou Bolsa Escola e que morem a pelo menos 2 mil metros de distância da escola.”

Ainda de acordo com a secretária-geral, o projeto já está na Câmara dos Vereadores há um mês e ainda não foi votado. “Queremos propor uma emenda ao projeto para que os universitários, alunos de pré-vestibular e demais estudantes também sejam contemplados”, diz.

Segundo a Polícia Militar, a manifestação é pacífica. Os estudantes que estavam concentrados na Praça Sete no início da manhã seguiram para a porta Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena. Os alunos vão formar uma comissão que será recebida por um representante da prefeitura. A PM foi encaminhada ao local para acompanhar a manifestação.



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Prefeitura anuncia novas linhas de transporte executivo em Manaus


Vinte e sete linhas do sistema executivo de transporte de passageiros passam a circular, a partir desta quinta-feira (26), com itinerários determinados pela Prefeitura de Manaus. As novas regras foram anunciadas pelo Instituto Municipal de Transito e Transporte Urbano (IMTT) e seguem a orientação do prefeito Amazonino Mendes em mais uma etapa do Choque de Ordem, com o objetivo de organizar o sistema de transporte coletivo na capital.

Cento e oitenta microônibus legalizados tiveram acesso aos itinerários autorizados porque atenderam às normas estabelecidas pela Prefeitura. O documento com as definições de rotas, horários de circulação e regras de padronização do veículo foi entregue pelo IMTT nesta quarta-feira (25), para representantes de 22 cooperativas que atuam no setor.

Os veículos legalizados exibem o selo azul de ‘vistoriado’ no pára-brisa dianteiro, possuem capacidade variando de 26 até 36 e não pertencem às empresas de fretamento. O presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, esclareceu ainda que as empresas de fretamento que mantiverem microônibus no sistema executivo terão as concessões canceladas e os veículos apreendidos.

Cerca de 70 veículos não atenderam as regras do poder público e estão proibidos de circular nas rotas determinadas pela Prefeitura. Eles passam a integrar a frota do sistema convencional de passageiros para reforçar a oferta de ônibus para a população. O vínculo dos microônibus com as empresas de transporte coletivo será coordenado e acompanhado pelo IMTT. De acordo com as novas determinações da Prefeitura, os microônibus contratados por empresas deverão ser identificados com o mesmo padrão da firma que os contratou.

Fiscalização

Após a entrega do documento com os novos itinerários, os operadores do sistema executivo foram comunicados que a fiscalização vai ser rigorosa para observar o cumprimento das normas. “Faremos blitz constantes para que o sistema opere cada vez mais organizado”, avisou Marcos Cavalcante. Ele ressaltou ainda que o número de microônibus autorizados a circular não foi reduzido, pois os executivos retirados passarão a integrar a frota dos ônibus urbanos.

LINHAS DETERMINADAS PELA PREFEITURA PARA OS EXECUTIVOS:

807 CIDADE NOVA/NÚCLEO XV
831 OSVALDO FROTA
810 JD. PETROPÓLIS
812 SAO SEBASTIÃO/PETROPÓLIS
813 CAMPOS SALES
824 LÍRIO DO VALE/ALVORADA
825 BAIRRO DA PAZ
850 AMAZONINO MENDES
842 BOAS NOVAS
822 TERRA NOVA
826 CARLOS BRAGA/NOVO ISRAEL
816 COLINA DO ALEIXO/V-8
819 GALILÉIA
821 INTER-HOSPITAL 01
823 INTER-HOSPITAL 02
844 NOVA CIDADE/NEPAL
845 STA. ETELVINA
800 NOVA FLORESTA 01
801 NOVA FLORESTA 02
817 COLINA DO ALEIXO/ALEIXO
818 NOVO ALEIXO
841 CIDADE NOVA II/N.S.P. SOCORRO
832 CANARANAS
805 CIDADE NOVA I
827 ALFREDO NASCIMENTO
803 HILÉIA/SANTOS. DUMONT
820 REDENÇÃO/FRANCESES/CENTRO

Fonte: D24am


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Rio de Janeiro: Vistoria reprova 100% dos ônibus na Zona Oeste

Ontem, dia em que empresários cariocas comemoraram vitória em mais uma etapa da licitação das linhas de ônibus municipais, 100% dos coletivos vistoriados pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, numa ação na Zona Oeste, foram reprovados.

Na reunião da comissão de concorrência pública, ontem de manhã, os seis concorrentes — dois deles paulistas — apresentaram o valor de R$ 2,40 para a tarifa, conforme previsto no edital. Assim, como os quatro consórcios do Rio haviam obtido maiores notas nas propostas técnicas, só perderão a disputa se apresentarem falhas no quesito ‘habilitações jurídicas’, já em análise pela prefeitura. “Ficamos animados com os resultados obtidos. Ainda falta uma etapa, mas acreditamos que a vitória está perto”, admitiu, em nota, a Rio Ônibus.

Os vencedores da licitação poderão explorar o serviço nos próximos 20 anos, quando deverão lucrar aproximadamente R$ 15,9 bilhões. Deste valor, estão previstos investimentos de R$ 1,8 bilhão no serviço, como a instalação de GPS e câmeras em todos os coletivos. O resultado final da licitação deve ser divulgado em setembro.

Enquanto a vitória parece próxima para os empresários cariocas, a população segue sofrendo com o atual estado de conservação dos coletivos. Ontem, 12 veículos das empresas Zona Oeste, Ocidental e Campo Grande foram retirados de circulação em operação municipal no Terminal Rodoviário de Campo Grande.

Bancos rasgados, extintores de incêndio vencidos, falta de sinalização e documentação defasada foram as principais irregularidades constatadas. Os veículos só poderão voltar a circular após passar por nova vistoria da prefeitura. Desde março, 831 ônibus foram fiscalizados pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, que aplicou 421 penalidades.

Fonte: O Dia online


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São Paulo: SPTrans altera ponto final de ônibus na Zona Leste

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


A SPTrans informa que a partir de sábado, 4 de setembro, a linha 3768/10 Vila Yolanda – Metrô Itaquera, que antes operava com seu ponto final na Rua André Régio, passará a atender na Travessa Cachoeira de Paulo Afonso, situada no Loteamento Jd. Pérola I, na Cidade Tiradentes, Zona Leste, no qual não era servido de nenhum serviço de transporte público na região. Ressaltamos que os usuários habituais do antigo ponto continuarão sendo atendidos na Rua Inácio Monteiro, que fica a 100 metros da antiga parada.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

3768/10 Vila Yolanda – Metrô Itaquera

Ida: Travessa Cachoeira de Paulo Afonso, Rua Giorgio Montara, Rua Eugênia Brandão, Rua Tulipa, Rua Jaime Ovale, Rua Inácio Monteiro, Rua Ilha Mexicana, Estr. Manoel de Oliveira Ramos, Rua Coutinho Melo (Estr. do Paiol), Rua Inácio Monteiro, Estr. Iguatemi, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Estr. Iguatemi, Rua Inácio Monteiro, Rua Coutinho Melo (Estr. do Paiol), Estr. Manoel de Oliveira Ramos, Rua Ilha Mexicana, Rua Inácio Monteiro, Rua Jaime Ovale, Rua Sílvio Túlio Cardoso, Rua Inácio Monteiro, Travessa Cachoeira de Paulo Afonso.

Fonte: SPTrans


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