Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Dirigir pelas ruas de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra está cada vez mais complicado

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Os congestionamentos nas principais vias das três cidades mudaram a rotina dos motoristas. A situação se agrava nos horários de pico e provoca protesto de quem acaba perdendo tempo no trânsito lento.
O crescimento da frota de veículos provocado pela maior facilidade de acesso ao financiamento, o pedágio do Rodoanel, o surgimento de novas rotas, a inauguração do trecho sul do Rodoanel e a falta de investimento do governo do estado em transporte público deixam o trânsito na região ainda mais caótico. Além disso, as obras nas cidades pioram a situação. Juntas, a frota fixa de veículos de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica somam 132 mil unidades. Taboão tem 67 mil, Embu 35 mil e Itapecerica 30 mil. Enquanto isso, somente a frota flutuante mensal de Taboão, ou seja, veículos que passam na cidade somam 4 milhões e 200 mil. No Embu, a média mensal da frota flutuante é de 648 mil veículos.
Já em Itapecerica, somente na Avenida 15 de Novembro, a frota flutuante é de 650 mil veículos ao mês.



READ MORE - Dirigir pelas ruas de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra está cada vez mais complicado

Metrô de Salvador só funcionará em março de 2011

sábado, 7 de agosto de 2010


Em solenidade na Governadoria, a Prefeitura de Salvador pegou, simbolicamente, as chaves dos trens do Metrô. O equipamento deve entrar nos trilhos na sexta-feira da semana que vem, no dia 13.

Mas, ficará pronto para a utilização do público somente em março de 2011. Até lá, os vagões passarão por uma revisão estática e pela fase de testes.

Neste período de adaptação, a Prefeitura irá buscar parcerias com os governos Federal e Estadual para subsidiar a tarifa e tornar viável a operacionalização da rede.

Os profissionais que trabalharão no Metrô de Salvador irão ser treinados junto à Companhia Paulista de Transporte Metropolitanos. Se seguisse o projeto inicial, o Metrô já estariam atendendo a população desde 2003 e com pelo menos o dobro do tamanho previsto atualmente, que é de pouco mais de seis quilômetros.

No primeiro projeto o metrô teria 12 quilômetros de percurso, da Lapa até a estação Pirajá. Foram gastos, até o momento, R$ 1 bilhão, bem mais que os cerca de R$ 400 milhões inicialmente previstos para todo o percurso de 12 km.

O Metrosal responde à ação de improbidade impetrada pela Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo a PGR, o superfaturamento da obra é estimado em R$ 100 milhões.

Fonte: INFOSAJ


READ MORE - Metrô de Salvador só funcionará em março de 2011

São Paulo: Bibliotecas em estações emprestam livros em braile e em áudio de graça


As seis bibliotecas localizadas dentro de estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) possuem livros em braile e em formato de áudio (audiobooks), que podem ser emprestados gratuitamente pelos usuários. As bibliotecas fazem parte do programa “Embarque na Leitura”, idealizado e gerido pelo Instituto Brasil Leitor com apoio do Metrô e do Ministério da Cultura.

O objetivo é incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que passam diariamente pela rede de metrô e trens. Atualmente, o acervo em braile conta com cerca de 230 exemplares das mais diversas áreas. A biblioteca com o maior número de obras nesse formato é a da Estação Paraíso, com cerca de 100 títulos. Entre os livros mais retirados pelos usuários com deficiência visual estão “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e “Os Cem Melhores Poemas do Século”, de Ítalo Moriconi.

As bibliotecas também contam com 250 audiobooks (em CD), que são uma opção tanto para pessoas com deficiência visual, quanto para quem apenas gosta de “ouvir” o livro no carro, no computador etc. Entre as obras mais retiradas estão “O Código da Vinci”, de Dan Brown e “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter.

A unidade da Estação Santa Cecília do Metrô conta também com um balcão adaptado para as pessoas com deficiência. As bibliotecas “Embarque na Leitura” reúnem mais de 23 mil títulos no Metrô e na CPTM.

Onde ficam as bibliotecas Estações de Metrô

• Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde)• Tatuapé (Linha 3-Vermelha)• Luz (Linha 1-Azul)• Largo Treze (Linha 5-Lilás)• Santa Cecília (Linha 3-Vermelha). Estação da CPTM• Brás (linha 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira transferência livre pela Linha 3-Vermelha do Metrô).

Como emprestar

As seis bibliotecas possuem cadastros independentes, mas o procedimento para realizá-los é o mesmo: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras. Só pode ser retirado um livro por vez.

O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Fonte: METRÔ - SP



READ MORE - São Paulo: Bibliotecas em estações emprestam livros em braile e em áudio de graça

Campo Grande: Prefeitura vai criar corredores para o transporte coletivo


Até o final do mandato do prefeito Nelson Trad Filho, em 2012, a Prefeitura de Campo Grande pretende atingir 100% das linhas de ônibus pavimentadas. O objetivo é melhorar as condições estruturais para incentivar o cidadão a utilizar o transporte coletivo.

Para tanto, existe um projeto que prevê a criação de corredores estruturais de transporte coletivo, que fará a ligação de seis terminais da cidade com a área central, diminuindo assim o tempo do trajeto e desafogando as vias que recebem maior número de veículos.

A obra, que integra a lista de projetos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal), prevê investimento de cerca de R$ 149.845.323,62, sendo R$ 134.860.791,26 de repasse federal e R$ 14.984.532,36 de contrapartida.

De acordo com o projeto, os corredores farão as ligações dos seguintes terminais: Aero Rancho/ Bandeirantes e Praça Ary Coelho; Nova Bahia/ General Osório e Praça Ary Coelho e Guaicurus/ Moreninhas e Praça Ary Coelho.Além de melhorar a mobilidade urbana nas áreas atingidas pelas obras, o projeto pretende atrair maior número de pessoas a utilizarem o ônibus, que passará a oferecer mais conforto e segurança aos usuários.

Com a ativação dos corredores, os ônibus farão o deslocamento pelas novas vias, o que contribuirá para diminuir o engarrafamento e melhorar o fluxo nas principais vias de Campo Grande.

Fonte: A Crítica


READ MORE - Campo Grande: Prefeitura vai criar corredores para o transporte coletivo

João Pessoa: Epitácio vai receber via exclusiva para ônibus


A Avenida Epitácio Pessoa, que chega a receber atualmente um fluxo médio de quatro mil veículos por hora em cada sentido da via, deve sofrer uma intervenção nos próximos anos com a implantação de uma faixa exclusiva para o trânsito de BRT (Bus Rapid Transit), que também inclui a área central de João Pessoa. O sistema de ônibus de trânsito rápido, que tem um conceito de metrô sobre rodas, deve começar a ser analisado a partir de um convênio firmado pela Prefeitura de João Pessoa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo deve ser o pontapé para a reestruturação do sistema de transporte da cidade como um todo, diante da concentração crescente de carros em circulação, segundo informou a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) de João Pessoa.

A proposta é começar a implantar o sistema BRT nos próximos dois anos, quando o estudo ficar pronto. Até a conclusão do projeto, o que o diretor de transportes da STTRans, Adalberto Araújo, adiantou como indicativo de implantação do BRT na Epitácio Pessoa é que as duas faixas próximas aos canteiros centrais servirão apenas para o tráfego dos ônibus. A mudança deve contemplar ainda a implantação de estações de paradas de ônibus, que também devem ser transferidos para o canteiro central, mas a rota deve se estender por toda a avenida. A Epitácio deve manter faixas para o tráfego de carros individuais, mas a proposta da STTrans é de realizar intervenções alternativas para esses veículos nas Avenidas Júlia Freire e na Rio Grande do Sul.

"Estamos conscientes da necessidade de intervenção nos mecanismos de mobilidade da população, e a nossa decisão é pelo coletivo, através do transporte de massa", argumenta Adalberto Araújo. A secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, por sua vez, que também deve acompanhar a elaboração do Plano de Mobilidade lembra que o projeto vai mexer no sistema de transporte da cidade, com a criação de rotas: "Isso é o que apontam alguns estudos e essa é uma intervenção que tem que acontecer nos próximos dois anos. Com o Plano de Mobilidade Urbana, a gente já sai com o projeto do BRT", afirmou Estelizabel Bezerra.

A secretária de Planejamento informou que a maior dificuldade da gestão municipal é ter uma visão geral da origem e dos destinos da população e quais os meios de transporte mais utilizados pelas pessoas. De acordo com a secretária, com a resposta a essas questões será possível montar eixos estratégicos com o objetivo de intensificar o transporte público e de melhorar a capilaridade no sistema viário: "O problema do trânsito está relacionado à mobilidade urbana. A grande questão da cidade é: você quer uma cidade para morar, para trabalhar, para ter lazer e para se mover nela", explicou.

Fonte: O Norte


READ MORE - João Pessoa: Epitácio vai receber via exclusiva para ônibus

São Paulo: Corredor da EMTU poderá ser utilizado por ônibus municipais


O corredor Guarulhos - São Paulo, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), poderá ser utilizado pelos ônibus municipais da mesma forma que funciona o Diadema - São Paulo inaugurado no ultimo sábado, dia 30 de julho, com integração do transporte municipal e intermunicipal previsto para o final deste ano.
O tráfego de veículos do transporte municipal será integrado aos da EMTU, a exemplo do que ocorre no corredor Diadema - São Paulo. Com as obras do terminal Cecap em andamento, a empresa irá investir aproximadamente R$ 6,6 milhões para concluir o corredor metropolitano Guarulhos - São Paulo. A entrega está prevista para dezembro deste ano.
A estatal, por meio de assessoria de imprensa, informa que o cronograma das obras para conclusão não sofrerá atrasos e que a construção do trecho que liga os terminais localizados no Parque Cecap está em licitação com extensão de 3 km.
Ainda destaca que as obras no terminal Cecap são para melhorar a malha viária com o propósito de qualificar o sistema de transporte e garantir agilidade. Dentro do orçamento previsto para concluir as obras está inclusa a cobertura do novo espaço reinvidicado pelos feirantes da Central de Abastecimento Doutor Horácio de Almeida.

Fonte: GuarulhosWeb


READ MORE - São Paulo: Corredor da EMTU poderá ser utilizado por ônibus municipais

Rio de Janeiro: Região da estação de metrô Cidade Nova será urbanizada


A região do entorno da estação de metrô Cidade Nova, na Avenida Presidente Vargas, será urbanizada pela concessionária Metrô Rio. Além da estação e de uma passarela de acesso - que já estão em construção - a área ganhará, também, um jardim e uma praça para a população. A empresa investirá no total R$ 80 milhões, incluindo a urbanização, as obras do metrô e da passarela.
A nova estação deve ser inaugurada em outubro, quando todo o complexo estiver pronto, em perfeita condição de funcionamento e atendimento ao público. Ela já está sendo preparada para permitir a futura ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, possível terminal do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo.
A passarela que liga a Prefeitura à nova estação teve sua obra prolongada a pedido da prefeitura, a fim de reduzir o impacto no trânsito da Avenida Presidente Vargas, que precisaria ser interditada em vários horários para a instalação de cinco elevadores de acesso para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. Com o novo cronograma, as interdições na via acontecerão na maioria das vezes de madrugada, sem prejudicar o tráfego de carros e ônibus durante o dia.

Fonte: O Globo


READ MORE - Rio de Janeiro: Região da estação de metrô Cidade Nova será urbanizada

Fortaleza: Frota de ônibus circulou normalmente


A circulação dos ônibus na Capital e nos terminais de integração é considerado tranquilo, na tarde desta sexta-feira, 6. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), toda a frota de coletivos está trafegando normalmente pelas vias da Cidade. Efetivos da Etufor e Guarda Municipal encontram-se de prontidão nos terminais de ônibus para orientar o embarque e desembarque de passageiros.

Na manhã desta sexta, um carro de som do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) foi impedido de entrar no terminal de ônibus do Siqueira.Segundo informações repassadas pela assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus), ao O POVO Online, o veículo foi barrado pela Guarda Municipal.Neste sábado, 7, a categoria de trabalhadores se reúne em duas assembleias, às 9 e 16 horas, na sede do Sindicato.
Sindiônibus diz que não há motivos para paralisaçõesO Sindicato das Empresas de Ônibus no Ceará (Sindiônibus) manifestou-se, por meio de nota, lamentando as paralisações registradas nos últimos dias nos terminais de integração da Capital. O sindicato patronal diz que “não reconhece motivação válida para as paralisações”.

De acordo com a entidade, nos últimos anos, motoristas tiveram ganho real de 9,11% em sua remuneração, tomando base a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE). Para o Sindiônibus, o aumento salarial proposto é compatível com os ajustes concedidos em outras capitais do Nordeste.

Ainda segundo a nota, a média dos salários dos motoristas nas outras cidades nordestinas é de R$ 1.115,36. “Com o reajuste de 5,5%, o salário dos motoristas de Fortaleza ficará em R$ 1.162,79”.

Não haverá aumento de passagem, diz Prefeitura

Já a Prefeitura de Fortaleza defendeu, também por meio de nota, que “não cederá a pressões que possam resultar em aumento de tarifa. Não é justo que a população de Fortaleza arque agora com um aumento das passagens por conta deste impasse”, diz a nota.

O Município informou ainda que a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está intensificando os monitoramentos, em tempo real, dos coletivos, e remanejando as frotas de ônibus da Capital. Ainda segundo o órgão, agentes da Etufor e Guarda Municipal estão de prontidão nos terminais. O assessor do Sintro, Valdir Pereira, informa o aumento de 9,11% “não é verdade”.

Com relação a média salarial das capitais, Valdir falou que o piso de Fortaleza está mais baixo que em outras cidades do Interior. “Eles fazem a média dessa forma para rebaixar o piso dos trabalhadores da quinta capital do País. Estão querendo justificar o injustificável”, opina.

O assessor disse ainda que não é intenção da categoria provocar um reajuste no valor das passagens de ônibus. “De forma alguma. Já colocamos na mesa de negociação que somos contra isso”, afirma.

Fonte: O POVO Online


READ MORE - Fortaleza: Frota de ônibus circulou normalmente

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960