Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

João Pessoa: Epitácio vai receber via exclusiva para ônibus

sábado, 7 de agosto de 2010


A Avenida Epitácio Pessoa, que chega a receber atualmente um fluxo médio de quatro mil veículos por hora em cada sentido da via, deve sofrer uma intervenção nos próximos anos com a implantação de uma faixa exclusiva para o trânsito de BRT (Bus Rapid Transit), que também inclui a área central de João Pessoa. O sistema de ônibus de trânsito rápido, que tem um conceito de metrô sobre rodas, deve começar a ser analisado a partir de um convênio firmado pela Prefeitura de João Pessoa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo deve ser o pontapé para a reestruturação do sistema de transporte da cidade como um todo, diante da concentração crescente de carros em circulação, segundo informou a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) de João Pessoa.

A proposta é começar a implantar o sistema BRT nos próximos dois anos, quando o estudo ficar pronto. Até a conclusão do projeto, o que o diretor de transportes da STTRans, Adalberto Araújo, adiantou como indicativo de implantação do BRT na Epitácio Pessoa é que as duas faixas próximas aos canteiros centrais servirão apenas para o tráfego dos ônibus. A mudança deve contemplar ainda a implantação de estações de paradas de ônibus, que também devem ser transferidos para o canteiro central, mas a rota deve se estender por toda a avenida. A Epitácio deve manter faixas para o tráfego de carros individuais, mas a proposta da STTrans é de realizar intervenções alternativas para esses veículos nas Avenidas Júlia Freire e na Rio Grande do Sul.

"Estamos conscientes da necessidade de intervenção nos mecanismos de mobilidade da população, e a nossa decisão é pelo coletivo, através do transporte de massa", argumenta Adalberto Araújo. A secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, por sua vez, que também deve acompanhar a elaboração do Plano de Mobilidade lembra que o projeto vai mexer no sistema de transporte da cidade, com a criação de rotas: "Isso é o que apontam alguns estudos e essa é uma intervenção que tem que acontecer nos próximos dois anos. Com o Plano de Mobilidade Urbana, a gente já sai com o projeto do BRT", afirmou Estelizabel Bezerra.

A secretária de Planejamento informou que a maior dificuldade da gestão municipal é ter uma visão geral da origem e dos destinos da população e quais os meios de transporte mais utilizados pelas pessoas. De acordo com a secretária, com a resposta a essas questões será possível montar eixos estratégicos com o objetivo de intensificar o transporte público e de melhorar a capilaridade no sistema viário: "O problema do trânsito está relacionado à mobilidade urbana. A grande questão da cidade é: você quer uma cidade para morar, para trabalhar, para ter lazer e para se mover nela", explicou.

Fonte: O Norte


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960