Trolebus em SP
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Transporte coletivo vai sofrer alterações em Taubaté
terça-feira, 13 de julho de 2010Postado por Meu Transporte às 20:13 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Manaus: Ônibus operam na avenida das Torres
Postado por Meu Transporte às 12:51 1 comentários
Marcadores: Amazonas
Governo lança nesta terça edital do leilão do trem-bala Campinas, São Paulo ao Rio
A estatal Etav deverá ter capital de cerca de R$ 3,4 bilhões e deterá participação de 33% na Sociedade de Propósito Específico (SPE) a ser formada pelos vencedores do leilão de concessão do trem-bala. O governo pretende fazer a licitação até o fim de novembro. Além de ser sócia do projeto, a Etav funcionará como agente do governo brasileiro para receber a tecnologia que será transferida pelos vencedores do leilão. A expectativa do governo é iniciar a construção do trem-bala até o fim de 2011.
Hoje foi vencida a última etapa burocrática para a liberação do edital. O Conselho Nacional de Desestatização aprovou , por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, o processo de concessão do projeto. A licitação ocorrerá por meio de leilão na BM&FBovespa e o critério de julgamento será o menor valor da tarifa-teto, observado o valor máximo de R$ 0,49 por quilômetro.
Há duas semanas o Tribunal de Contas da União (TCU) deu seu aval à concessão do trem-bala. O tribunal reduziu o orçamento previsto para o projeto de R$ 34,6 bilhões para R$ 33,1 bilhões, o que possibilitou a diminuição da tarifa máxima para o trecho entre São Paulo e Rio de R$ 217 para R$ 199, na classe econômica.
Postado por Meu Transporte às 01:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, trem/metrô
Barcas são problema, admite Cabral, que promete linha Niterói-São Gonçalo
- Precisamos parar de pensar as linhas de ônibus segundo os interesses das empresas. Os interesses dos usuários é que têm de ser levados em conta.
Cabral disse que, diferentemente de SuperVia e do Metrô, a empresa Barcas S.A assumiu custos com indenizações de funcionários. E afirmou que o governo fará mudanças no contrato para que seja possível o estado participar da compra de novas embarcações:
Cabral, que fez nesta segunda-feira palestra no Iuperj, disse que os investimentos com a compra de novos trens para a SuperVia e o metrô começarão a dar resultados em 2011. Sobre o baixo desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ele disse que não tinha esperança de bons resultados:
- É um resultado de médio e longo prazo. Não tenho ilusão, tal era a desestruturação. O crime foi implementado pela prefeitura nas gestões anteriores.
Postado por Meu Transporte às 01:01 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
São Paulo: Monotrilho Linha 17 – É a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a linha será construída em três trechos distintos:
Trecho 1: São Judas – Aeroporto de CongonhasCaracterísticas: 3,8km de extensão, duas estações e quatro trens, previsto para ser inaugurado até o final do ano de 2010.
Trecho 2: Aeroporto de Congonhas – Estação Morumbi (Linha 9)Características: ligação ao Jabaquara, com 10,8km de extensão, 12 estações e 13 trens.
Trecho 3: Estação Morumbi (Linha 9) – Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4)Características: 6,9km de extensão, seis estações e 11 trens, previsto para ser inaugurado até o final do ano de 2013.
Postado por Meu Transporte às 17:55 1 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
DF: Acidente no metrô atrasa percurso de trens
Postado por Meu Transporte às 17:52 1 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Trem Bala
Excesso de carros e ônibus é desafio para próximo governador do Rio
(Vídeo: assista ao depoimento do diretor regional da ANTP)
O cenário atual é pouco animador. Na Região Metropolitana do Rio, os ônibus têm papel preponderante, transportando 70% dos passageiros, de acordo com os números do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). Desorganização no planejamento das linhas, que nunca foram licitadas; problemas de integração e falta de corredores expressos tornam essa concentração ainda mais perversa. A participação de trens, metrô e barcas se limita a 8%, inferior à das vans (18%). O resultado da equação são milhares de carros, ônibus e vans presos nos engarrafamentos. E mais fumaça, mais gastos e mais tempo perdido.
Para alterar esse quadro, o próximo governador terá de pisar firme no acelerador. Nos últimos 12 anos, o estado ganhou uma estação de metrô a cada governo. Sérgio Cabral construiu General Osório. Rosinha Garotinho, Cantagalo; Anthony Garotinho e Benedita da Silva, Siqueira Campos. Ainda que se leve em conta a futura estação Cidade Nova, que faz parte da conexão Pavuna-Botafogo, uma comparação com São Paulo deixa o Rio em desvantagem. No estado vizinho, foram abertas quatro estações de metrô nos últimos quatro anos; outras quatro deverão ser entregues até o fim do ano.
Mesmo que os trilhos do metrô carioca tivessem avançado mais, a falta de carros continuaria travando o sistema. Nos últimos dez anos, o número de passageiros cresceu cerca de 30%, mas a frota permaneceu a mesma: 33 trens. Dezenove trens já foram comprados pela concessionária, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão, mas eles só começam a chegar no ano que vem. Técnicos defendem mais investimentos
Embora o Rio conte com uma significativa malha ferroviária - cinco ramais, num total de 225 quilômetros - o número de passageiros ainda é modesto. Enquanto no Rio os trens transportam cerca de 500 mil pessoas por dia, em São Paulo - que tem 260 quilômetros de trilhos em seis ramais e o mesmo número de estações (89) - eles levam 2,2 milhões de passageiros por dia, ou seja, quatro vezes mais. Além disso, em São Paulo já está em curso a transformação de parte dos trens metropolitanos em metrô.
Nos últimos meses, falhas nos serviços de metrô, trens e barcas ganharam as manchetes dos jornais. Num dos episódios mais inusitados, no dia 18 de janeiro, um trem da SuperVia trafegou por quatro estações sem maquinista, ficando conhecido como "trem fantasma". A concessionária foi multada em R$ 587 mil pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos em Transportes (Agetransp).
Para especialistas, embora os serviços de trem, metrô e barcas tenham sido concedidos à iniciativa privada nos anos 90, eles terão de voltar a receber investimentos do estado.
- O estado vai ter que ajudar, não tem jeito. Ele foi sábio em vender esses serviços. Mas agora tem que botar recursos, porque as coisas não estão funcionando bem - diz Willian de Aquino, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Paralelamente, Willian de Aquino defende a prioridade para o transporte coletivo, um melhor gerenciamento de trânsito e uma ação mais efetiva do estado junto aos municípios, com o objetivo de integrar os diversos tipos de transporte.
José Eugênio Leal, professor de Engenharia de Transportes da PUC-RJ, diz que o estado precisa melhorar a qualidade do transporte público, de modo a desestimular o uso dos automóveis. De acordo com o Detran-RJ, nos últimos dez anos a frota do estado cresceu quase 54% (de 3.164.580 para 4.868.158 veículos). Já a população, entre 2000 e 2009, aumentou 11,25%, de 14.391.282 para 16.010.429.
- Hoje o transporte público não está à altura que deveria estar para fazer com que as pessoas deixem de usar o transporte individual - afirma o professor, que prega também um maior rigor nas inspeções dos veículos, com o objetivo de tirar das ruas os que estão malconservados.
O professor também defende mais investimentos do estado nos serviços que foram concedidos.
- No caso das barcas, por exemplo, o contrato é mal parado. Do jeito que está, as barcas não têm como se sustentar economicamente.
Postado por Meu Transporte às 17:46 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
BH: BRT / Recursos do PAC mobilidade para a melhoria do trânsito
Postado por Meu Transporte às 17:35 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais