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Rio de Janeiro: Passageiro aprova 30 minutos a mais no tempo de viagem do Bilhete Único

sexta-feira, 2 de julho de 2010


Os trinta minutos a mais para a utilização do Bilhete Único intermunipal foi aprovado pela população do Rio. O tempo de viagem aumentou para duas horas e meia, o que foi considerado positivo pelos passageiros que usam dois meios de transporte no deslocamento entre municípios da Região Metropolitana. O preço do benefício continua o mesmo, R$ 4,40. De acordo com o governo do estado, cerca de um milhão de pessoas já usaram o Bilhete Único.
Moradora de Seropédica, a diarista Cristiane Lopes, de 34 anos, trabalha diariamente no Leblon. De acordo com ela, o prolongamento do tempo entre uma passagem e outra só beneficia os usuários. — Eu já perdi o benefício do Bilhete Único várias vezes, porque fiquei presa em engarrafamentos na Avenida Brasil. Com isso tive que pagar R$ 7,95 para chegar ao trabalho. Ampliando o horário ajuda para que isso não ocorra mais — contou a diarista.
Rejane Sarmento, de 62 anos, trabalha no Centro do Rio e mora em Magé. Diariamente ela utiliza o Bilhete único e diz que nunca perdeu o prazo de duas horas porque prefere andar de van. — Para gente que mora longe esse tempo maior vai ser melhor. Eu nunca tive que pagar as passagens inteiras porque venho de van, que nos transporta mais rápido do que os ônibus. Mas quanto mais tempo o pessoal tiver para usar, melhor — afirmou Rejane.


Por 41 votos, a Câmara dos Vereadores aprovou ontem o Bilhete Único municipal, que deve entrar em vigor em agosto no Rio. O modelo dá direito ao passageiro de pagar apenas uma passagem de ônibus, no valor de R$ 2,40, durante um período de duas horas. O modelo vale somente para os coletivos que não têm ar condicionado.

— Uma pessoa que hoje se desloca por R$ 9,40 (valor atual de quatro passagens) vai passar a gastar R$ 4,80. Esperamos atingir 95% da população, mas, se isso não ocorrer, a prefeitura poderá remover linhas — garantiu o vereador Adilson Pires (PT), líder do governo na Câmara.

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DF: Passageiros pagarão a conta do passe livre em Brasília


Um dia após a Câmara Legislativa aprovar o projeto substitutivo que altera a nova proposta do Governo do Distrito Federal para regulamentar o Passe Livre, o governador Rogério Rosso admitiu que aumentos na tarifa de transporte público estão a caminho. “Quando o governo arca com a tarifa integral e de repente dois terços dessa tarifa vão para a passagem do usuário, há pressão sobre o valor. É matemático”, declarou.

O governador, no entanto, não soube dizer qual será o tamanho deste impacto. Mas avisou: “Antes de sancionar, faremos vários estudos. O veto, assim como a sanção, podem ser totais ou parciais”. A equipe Rosso recebeu ontem o projeto aprovado pelos deputados e começou a análise do texto.Segundo ele, antes as empresas pediam aumento e logo conseguiam a autorização dos órgãos responsáveis. Dessa vez, uma auditoria está sendo feita desde o fim da greve dos rodoviários, na semana passada, e a conclusão do procedimento está prevista para 24 de julho.

Esse foi o prazo que o governo pediu para avaliar se concederá ou não o aumento pedido pelos empresários. “Não estamos desconfiando dos números, apenas auditando. Agora, com essa proposta de repassar dois terços da passagem ao usuário, teremos uma nova variável para estudar”, explicou.

Desagrado

Rosso demonstrou contrariedade ao comentar a transferência de valor para o sistema de transporte público e o fato de o projeto aprovado pelos parlamentares suprimir o limitador social, que previa a manutenção do benefício apenas para estudantes de famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos. “Essa proposta pretende fazer justiça social aos brasilienses que pagam impostos. Quando a gente tira o limitador, a regra passa a valer para alunos da escola mais pobre à mais rica. Não concordo com isso. Defendo o passe livre para quem precisa”, afirmou.

Para o presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo e Alternativo do DF e do Brasil (Autrac), o impacto na vida dos usuários será grande. “Vejo empresários e governo tentando justificar mais esse fardo insuportável, que vai sobrecarregar o orçamento dos passageiros”, criticou. Para ele, o governo erra ao não incluir a sociedade nas rodadas de negociações que envolvem empresários e sindicatos. “As empresas já faturam demais”, avaliou.

O que muda com o projeto aprovado

A gratuidade será concedida pelo GDF, que custeará um terço do valor, e pelo Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, que arcará com dois terços dos custos.

A empresa de transporte, incluíndo a Fácil e o Metrô, que de qualquer forma dificultar ou impedir o aluno de utilizar o benefício será multada em R$ 1.000 por estudante. Se houver reincidência, o valor será dobrado.

O direito passa a se estender a estudantes de área rural atendidos na forma da legislação e regulamentos específicos.

O Comitê do Passe Livre Estudantil terá a responsabilidade de criar normas operacionais, acompanhar, avaliar e fiscalizar ações, elaborar os demonstrativos fiscais e de contabilidade, além de manter um banco de dados, disponível para consulta pública, com informações claras e específicas sobre ações e projetos.

A recarga de viagens passará a ser automática, na virada do mês, respeitando a assiduidade dos estudantes. Com isso, não haveria necessidade de ir a um dos postos da empresa.

O artigo determina que a relação de estudantes com direito ao benefício deve ser repassada à operadora do sistema e ao Metrô. A frequência dos estudantes deve ser disponibilizada na Internet.

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Tarifa do ônibus aumenta no domingo em Piracicaba


A tarifa do transporte urbano de Piracicaba será reajustada a partir do próximo domingo, 4, passando de R$ 2,30 para R$ 2,45, no cartão TIP (Transporte Integrado de Piracicaba), o que representa um aumento de 6,5%.
Para os usuários que utilizam bilhete magnético ou pagam a tarifa a bordo — cobrada no ônibus — a passagem sobe de R$ 2,55 para R$ 2,80, o que significa um reajuste de 9,8%.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Roberto Prates, o reajuste é justificado pelo reforço de cinco ônibus novos nas linhas e a compra de 24 veículos com elevador.
Com a medida, a frota do transporte público passa a contar com 50 ônibus com elevador, o que corresponde a 25% da frota operacional.
O representante da Pasta informou ainda que a rodagem dos ônibus vai aumentar 30 mil quilômetros por mês. Atualmente, os aproximadamente 250 veículos da frota rodam 1,4 milhão de quilômetros mensalmente.
O sistema de transporte urbano da cidade leva por mês entre 2,5 milhões e 3 milhões de passageiros.
Segundo Prates, a gratuidade — idosos acima de 60 anos, pessoas com necessidades especiais —, que varia de 700 mil a 900 mil por mês, "sai do preço da tarifa cobrada do cartão TIP".
Prates informou que também contribuíram para o reajuste da tarifa do transporte coletivo os insumos, como pneus, desgaste dos carros, manutenção, preço do combustível e o dissídio dos salários dos motoristas de 7,11%. (Cristina Perroni)


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Fonte: Jornal de Piracicaba
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BNDES e governo de SP assinam financiamento de R$ 766 mi para Metrô


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo de São Paulo assinaram nesta quarta-feira, 1, um contrato de financiamento no valor de R$ 766 milhões para expansão do Metrô da capital. O financiamento em questão é um dos maiores aprovados pelo banco para o setor de transporte público urbano.
O projeto prevê expandir a Linha 5-Lilás do Metrô em 11,5 quilômetros, ligando a Estação Largo Treze de Maio da Linha 5 à Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde, nos bairros de Santo Amaro e Vila Mariana, respectivamente. A previsão é que a conclusão da obra aconteça até 2013.
O financiamento do BNDES corresponde a 13% do investimento total de R$ 6 bilhões e se soma a empréstimos do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de contrapartida do Estado de São Paulo.
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Fonte: O Estadão
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Rio de Janeiro: Fiscalização tira das ruas mais de 300 ônibus irregulares

quinta-feira, 1 de julho de 2010


Trezentos e dez ônibus de empresas regulares foram tirados de circulação por fiscais do município durante quatro meses de operações em diferentes bairros do Rio. Foram vistoriados 551 veículos pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes (SubF). Eles apresentaram algum tipo de problema, como má conservação, falha no sistema elétrico e a falta de documentos que autorizem sua circulação com passageiros (ônibus pirata).
Em junho, a subsecretaria priorizou operações nas cinco empresas que mais receberam reclamações dos usuários: Zona Oeste, Auto Diesel, Madureira Candelária, Rubanil e Transurb. Foram fiscalizados 153 coletivos e 103 foram tirados de circulação. Eles só poderão voltar a circular após terem os problemas resolvidos e passarem por nova vistoria.
Nas operações do mês passado, a empresa Zona Oeste teve 13 ônibus fiscalizados e todos foram retirados de circulação. Seis eram piratas. Já a Auto Diesel teve 27 veículos fiscalizados: oito foram aprovados e 19 tirados das ruaspenalizados. Seis eram piratas. A Madureira Candelária teve 20 coletivos fiscalizados (cinco aprovados e 15 reprovados). A Rubanil teve cinco ônibus fiscalizads e todos foram aprovados. A Transurb teve 29 fiscalizados, sendo 17 aprovados.

Fonte: O Globo
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Grande Recife coloca mais ônibus para o “Torcida Recife”


Para atender a demanda de torcedores que irão conferir a partida entre Brasil x Holanda no evento Torcida Recife que acontecerá amanhã (02/07), no bairro do Pina, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou uma estocagem especial de coletivos, para auxiliar os usuários na volta para casa.

Ao todo, sete ônibus estarão estocados no Terminal Integrado de Joana Bezerra. A operação terá início a partir das 12h.

Os usuários que necessitarem de mais informações sobre itinerários de linhas e sobre a programação especial, podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800 081 0158.

Lista do esquema de estocagem: Volta para casa – 7 ônibus Estocados no Terminal Integrado de Joana Bezerra

''Ônibus: Usar é um Direito, Preservar um Dever''

Fonte: CGRT
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Esquema de transporte público para o Jogo do Brasil em Campinas


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) montou um esquema especial de transporte público para o jogo do Brasil contra a Seleção Holandesa, nesta sexta-feira, dia 2 de julho, a partir das 1h.

Estarão posicionados estrategicamente nos terminais urbanos 20 ônibus reservas. Os veículos entrarão em operação, caso os agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC detectem demanda excessiva de passageiros em alguma linha.
Caso a Seleção Brasileira vença a partida e passe para a fase semifinal da Copa, o próximo jogo do time canarinho será na terça-feira, dia 6 de julho, contra o vencedor do confronto Uruguai x Gana, a partir das 15h30.
Neste caso, no dia da partida, a EMDEC vai antecipar o horário de pico da tarde, que passará das 16h para as 12h. Com isto, 100% da frota estarão em circulação no horário de almoço - em dias normais, 60% da frota estaria em atividade.
Isto representa cerca de 450 veículos a mais em circulação no horário. Além disto, 40 ônibus reservas também estarão posicionados nos terminais, para serem utilizados no caso de alguma eventualidade.

Fonte: JusBrasil
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São Paulo: Transporte público realiza operação especial em dia de jogo do Brasil na Copa


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) e a Companhia do Metropolitano (Metrô) já definiram o esquema de atendimento à população para sexta-feira, 2, dia em que a Seleção Brasileira disputará uma vaga na semifinal da Copa do Mundo de 2010.

As frotas e os horários de circulação nas três companhias serão semelhantes ao de um dia típico.Tanto na CPTM como no Metrô, vários trens estarão de prontidão em locais estratégicos para serem inseridos na circulação caso haja aumento da demanda, antes, durante ou após a partida.

No caso do Metrô, durante o jogo do Brasil e após a partida, a frota de trens em circulação será de 39 trens na Linha 1-Azul, 14 trens na Linha 2-Verde, 38 trens na Linha 3-Vermelha e 5 trens na Linha 5-Lilás.

A Ponte Orca, gerenciada pela EMTU/SP,que atende os trajetos Tamanduateí-Sacomã e Cidade Universitária-Vila Madalena, também terá reforço de frota caso seja identificado aumento da demanda.

Fonte: Portal do Governo de SP
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