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quarta-feira, 30 de junho de 2010Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo tem 6º trajeto mais difícil até o trabalho
O estudo reúne informações de grandes metrópoles como Pequim, onde o trajeto apresentou menos obstáculos, e de cidades menores, como Estocolmo, que teve o percurso mais bem avaliado. Na capital paulista, dos 466 motoristas ouvidos, 35% disseram que o trânsito piorou nos últimos três anos, e 26% acham que piorou muito. "Com a economia indo bem, as pessoas querem viajar mais, se mover mais. É preciso tomar medidas urgentes para melhorar o trânsito", diz o diretor de cidades inteligentes da IBM, Pedro Almeida. "Transporte e mobilidade urbana tem de ser prioridade no País, principalmente com a proximidade da Copa 2014."
Sobre os efeitos do trânsito, 73% dos motoristas de São Paulo disseram que ele afeta negativamente a saúde. Desse total, 55% disseram que o estresse aumenta, 37% ficam com raiva, 17% têm problemas respiratórios, 7% sofreram acidentes e 20% tiveram o sono reduzido. O número de dias em que essas pessoas trabalham em casa também foi levantado: 60% trabalham pelo menos um dia por semana em casa.
Para o professor de Transportes da Poli-USP, Jaime Waisman, um sistema de gestão ou pedágio urbano não resolve o problema em São Paulo. "Pedágio penaliza quem não pode pagar. Há muito a fazer na área de engenharia de tráfego, mas a solução não passa pelo automóvel. Nenhum sistema do mundo criará mais espaço. A solução passa por transporte público de qualidade." Para o consultor Horácio Figueira, também contrário ao pedágio, a tecnologia pode ajudar, desde que colocada a serviço do transporte coletivo. "Não fizeram nada para melhorar a circulação de ônibus. Os investimentos em obras viárias (como a nova Marginal e o Rodoanel) deveriam ser direcionados a essa melhoria, à ampliação de corredores exclusivos. Do jeito que está, em um ano voltaremos a ter grandes congestionamentos na Marginal nas horas de pico."
Os dados sobre foram enviados à Secretaria de Transportes. Em nota, a pasta diz que para comentar a pesquisa "precisaria de mais detalhes, bem como informações sobre a metodologia." Segundo a nota, a política da Prefeitura "é a de investir cada vez mais no transporte público da capital", e a SMT "está trabalhando constantemente para oferecer melhores condições de fluidez e segurança para o tráfego".
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Novo ônibus é promessa para trânsito rápido
Postado por Meu Transporte às 08:37 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais, Paraná
O que está certo e o que tem errado no Transporte Coletivo de Salvador
Com o novo sistema, muitas das dores de cabeça do usuário serão eliminadas, a exemplo da lentidão das viagens causada por um trânsito permanentemente congestionado.
Ao todo, foram entrevistados 798 usuários, abordados aleatoriamente em terminais urbanos e pontos de ônibus distribuídos pelas quatro áreas em que a cidade está dividida (Centro, Orla, Miolo e Subúrbio). Vale frisar que muitos dos itens negativos apontados pela população não são de responsabilidade das empresas. A sinalização dos pontos e dos locais de embarque nas estações,a distância entre os pontos e a limpeza geral dos terminais, por exemplo, são ações que dizem respeito exclusivamente à administração municipal, mas que terminam por comprometer a imagem do sistema perante o público. Mas nem só a críticas se resumiu a pesquisa: o Salvador Card (gestão operacional do Setps, responsável pela comercialização dos bilhetes eletrônicos de meia passagem estudantil, vale transporte e avulso) foi avaliado entre bom e ótimo por quase 60% dos entrevistados.
Para o superintendente do Setps, Horácio Brasil, as críticas registradas na pesquisa não chegam a surpreender. Afinal – ele lembra – o transporte coletivo sempre é a caixa de ressonância das insatisfações do cidadão: “Se o ônibus atrasa por causa dos engarrafamentos, quem leva a culpa não é o trânsito, mas a empresa que furou o horário”, exemplifica. Com o BRT, esse deixará de ser um problema para o soteropolitano: o novo sistema opera em corredores exclusivos, garantindo viagens mais rápidas e seguras.
Fator humanoOutro ponto criticado pelos pesquisados diz respeito à atuação de motoristas e cobradores, principalmente em relação ao tratamento dado a clientes especiais como portadores de deficiências, gestantes, crianças e idosos. Sobre a questão, vale lembrar o esforço que as empresas desenvolvem no sentido de estimular ações cidadãs entre os funcionários, sobretudo os que lidam diretamente com o público.
-Todos os colaboradores passam por programas de reciclagem, com destaque para a direção defensiva e o respeito ao cliente -, diz Jorge Castro, assessor de relações sindicais do Setps. “Ocorre que, muitas vezes, prevalece o fator humano, que varia de pessoa para pessoa”, acrescenta.
Longe de representar um desestímulo, a pesquisa será usada pelo Setps como uma espécie de bússola para guiar a implementação de melhorias no serviço. Até porque, como diz o ditado popular, é com as topadas que se vai para a frente.
Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
Marcadores: Bahia
Curitiba: Terminais de transporte coletivo não cumprem lei
A aposentada Ana de Amorim acredita que as pessoas não respeitam porque não sabem da norma. “Tem gente que vem de fora ou até mesmo não sabe ler ou não entende as placas, falta alguém abordar estas pessoas e explicar, assim vai diminuindo. Acho que já está melhor é só um ou outro caso de pessoa que desrespeita”.
A estudante Maiara Nunes Almeida também acha que a situação nos terminais melhorou muito depois da implantação da lei. “Eu mesma passo por aqui todos os dias e não vejo desrespeito, no máximo pessoas do lado de fora. Para mim é ótimo pois não fumo e ter uma pessoa fumando perto de mim me atrapalha muito.
Postado por Meu Transporte às 08:22 0 comentários
Marcadores: Paraná
Greve de ônibus na Grande Vitória, motoristas param ônibus em toda a Grande Vitória
Postado por Meu Transporte às 08:11 7 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Em Cascavel,81% dos ônibus são adaptados
terça-feira, 29 de junho de 2010
O chefe do Departamento de Transporte, Adão Kaliskievicz, explica que com a implantação dos mircrões a capacidade de transporte de passageiros aumentará em 55%. “Os atuais micros levam em torno 44 usuários, contra 70 dos novos veículos que irão substituí-los”, diferencia.
Outra mudança no transporte, segundo Kaliskievicz, será a renovação da frota, com a inclusão de 13 novos veículos convencionais, em substituição aos que tiveram seu tempo de vida útil vencido. Os novos ônibus estão adaptados com elevadores para atender pessoas com deficiência. “Agora, o Município conta com110 ônibus com esse tipo de equipamento. Atualmente, a frota possui 60% de carros com acessibilidade, com os novos veiculo o atendimento passará para 81%”, detalha.
Ainda dentro das adaptações que serão realizadas no transporte coletivo, os moradores do distrito de São João do Oeste terão mais um horário no período da tarde, nas terças, quartas e quintas-feiras, partindo do terminal Leste no horário das 16h.
Postado por Meu Transporte às 22:10 0 comentários
Marcadores: Paraná
Belém: Passageiros já podem pagar R$ 1,70
Mesmo sem ter sido notificado oficialmente, o empresário garantiu que todas as empresas adotarão o novo valor. “A Justiça não nos procurou. Recebi um telefonema do presidente da CTBel, que pediu para que houvesse o reajuste”. Martins afirmou que o sindicato irá recorrer da decisão, assim que o órgão for notificado. Ele também disse que todos os 1.700 ônibus que circulam em Belém, já estão tendo os seus validadores trocados.
Martins disse ainda que o prejuízo gerado para as empresas é inestimável. “É um absurdo. Estamos retrocedendo, vamos rodar com uma tarifa desatualizada, de 2008”.
Segundo o superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Alfredo Sarubby, todos os veículos devem cobrar o valor determinado pela Justiça, caso contrário, podem ter o carro apreendido. “A partir das 8h vamos estar com equipes nas ruas parando os ônibus aleatoriamente e fiscalizando”.
Para Sarubby, a prefeitura está cumprindo a liminar, mas o aumento foi concedido a partir de deliberações baseado em uma planilha de custos diferenciada da inflação do ano. “O aumento é baseado em cima do preço do pneu, aumento salarial e ainda tem o fato da prefeitura nunca atender o que o conselho conclui, porque, pelo conselho, o aumento seria de R$ 1,90, mas não foi acatado”.
Com relação à qualidade dos ônibus, um dos motivos que levou o Ministério Público Estadual (MPE) a entrar com ação contra o aumento, o superintendente afirmou que as frotas são mais novas. “Atualmente a idade da frota de ônibus de Belém é de quatro anos, enquanto que quando assumimos era de seis anos”. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Belém afirmou, em nota, que vai recorrer da ação dentro do prazo legal.
Postado por Meu Transporte às 22:02 0 comentários
Marcadores: Pará