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Entrou em operação duplicação de pontos de ônibus para aliviar o tráfego no Corredor Rebouças

sexta-feira, 25 de junho de 2010


Entrou em operação no último sábado (19/6) a ampliação das faixas de parada do ponto de ônibus localizado no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento aos usuários na parada do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, os coletivos vão parar para embarque e desembarque dos dois lados da plataforma, duplicando a capacidade de atendimento nos dois sentidos da via.
Na situação atual, três ônibus cruzam o semáforo depois de realizar o atendimento na parada. Com a duplicação da área de parada dos ônibus, entre seis e oito veículos conseguirão cruzar a Avenida Faria Lima, diminuindo o tempo de viagem dos cerca de 350 mil usuários que circulam no corredor diariamente.

Cronograma da obra
O volume anormal de chuva que atingiu a cidade entre o fim de 2009 e março deste ano afetou o andamento das obras. Como resultado, as plataformas estão sendo entregues, mas uma segunda etapa da obra ainda está em andamento, contemplando a troca da cobertura do ponto. A estrutura atual, de 30 metros, será substituída por uma de 42 metros, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários.

Pavimentação do Corredor Rebouças
Está em andamento na Secretaria Municipal de Transportes uma licitação para execução de obras de requalificação do Corredor Campo Limpo/ Rebouças/Centro. Em quase toda a sua extensão será aplicado piso rígido (concreto) para eliminar as ondulações motivadas pela aceleração e freada dos coletivos nas proximidades das paradas. As obras devem começar no segundo semestre de 2010.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Disposição dos pontos após o desmembramento:

LADO DIREITO
Linhas:
577T/10 Jd. Miriam - Vila Gomes
857P/10 Terminal Campo Limpo - Paraíso
6206/10 Jd. D'Abril - Terminal Bandeira
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Terminal Campo Limpo - Pr. Ramos de Azevedo
8700/51 Terminal Campo Limpo - Est. da Luz

LADO ESQUERDO
Linhas:
702C/10 Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP - Term. D. Pedro II
7411/10 Cidade Universitária - Praça da Sé
7454/10 COHAB Educandário - Terminal Princesa Isabel
7458/10 Jd. Boa Vista - Estação da Luz
7458/21 Estação da Luz - Butantã
7545/10 Jd. João XXIII - Pr. Ramos de Azevedo
7545/21CDHU Butantã - Praça Ramos de Azevedo
7598/10 Parque Continental - Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno - Anhangabaú
778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares - Term. Princesa Isabel
7903/10 Jd. João XXIII/Educandário - Pr. Ramos de Azevedo

Fonte: SPTrans
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Ônibus a hidrogênio vai circular na Ilha do Fundão em julho


O ônibus a hidrogênio desenvolvido pela Coppe está sendo preparado para começar a circular, em julho, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. A equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe está fazendo ajustes técnicos no veículo. Segundo a Coppe, o primeiro ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% nacional é uma opção de transporte sustentável para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No segundo semestre deste ano, ele fará uma linha regular na Zona Sul, que será operada por empresa selecionada pela Fetranspor.
O ônibus foi o primeiro de uma série desenvolvida no laboratório da Coppe. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. De acordo com a Coppe, até 2011, os três veículos vão circulando nas ruas do Rio e serão comparados aos ônibus convencionais. O ônibus participou de um rali durante o 10º Challenge Bibendum, no Riocentro, em maio. Ele concorreu na categoria veículos urbanos e venceu quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade.
O ônibus tem autonomia para rodar até 300 quilômetros e é movido a energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Ele é silencioso e tem eficiência energética maior que os ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. Do seu cano de descarga, sai apenas vapor de água. O material é tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo. O tamanho e a aparência são iguais a um ônibus convencional.
O veículo tem um sistema de recuperação de energia cinética semelhante ao utilizado pelos carros de Fórmula-1. A diferença é que, na F-1, o sistema é voltado para ganho de velocidade, enquanto que nos ônibus da Coppe, busca-se o aumento da eficiência energética e a economia de combustível. O projeto tem financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Bilhete Único Escolar: cadastramento para segundo semestre

quinta-feira, 24 de junho de 2010


A SPTrans informa que está recebendo os pedidos de Bilhete Único Escolar, utilizado por estudantes e professores de São Paulo, para quem está ingressando no sistema de ensino no segundo semestre de 2010.
Os estudantes que já estavam em curso no 1º semestre do ano letivo, após a renovação semestral efetuada pela unidade de ensino, não precisam realizar nenhum tipo de procedimento e poderão adquirir normalmente as cotas de crédito escolar. O benefício será reativado sem custo adicional até o final deste ano, logo que a instituição de ensino envie a solicitação para a SPTrans.
Os estudantes que ingressaram no 2º semestre do ano devem informar ao estabelecimento de ensino no ato da matrícula a intenção de obter o bilhete, para que a instituição possa efetuar o cadastro. Após consultar a aprovação dos dados no site da SPTrans, o estudante deve se dirigir a um dos postos credenciados ou realizar o pedido via internet. Para concluí-lo serão necessários uma foto 3x4 e o pagamento do valor do tipo de bilhete escolar solicitado.
O Bilhete Único Escolar simples, que tem a foto do estudante e serve apenas para receber créditos a serem usados no transporte coletivo custa o equivalente a cinco tarifas, o que corresponde a R$ 13,50. O Bilhete Único Escolar conveniado, UMES ou UNE, que também serve como carteira de estudante, custa o equivalente a 13 tarifas, que atualmente correspondem a R$ 35,10.

Bilhete Único Escolar: Quem tem direito
Todo estudante que estiver matriculado em curso regular, reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo e que resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino, tem direito ao benefício, que pode ser utilizado nas três modalidades de transporte coletivo oferecidas na cidade: ônibus, metrô e trem.
Atualmente existem 3,5 mil estabelecimentos de ensino cadastrados que enviam os dados de seus alunos e solicitam o Bilhete Único Escolar para a SPTrans. O número de estudantes beneficiados ultrapassa a marca de 800 mil e a expectativa é de que mais 100 mil solicitem o cartão ainda neste segundo semestre.

Fonte: SPTrans
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Salvador: Uma nova Paralela com sistema BRT já na primeira etapa


São apenas 21 quilômetros do Aeroporto até o Retiro, via Paralela, passando pelo Iguatemi, pela estação do Metrô no Acesso Norte até o Retiro. Esse é o trecho já aprovado e contemplado com recursos federais através de empréstimo assumido pelo Estado. O projeto geral do BRT Salvador vai ser iniciado dentro dos próximos dias e as obras começam ainda neste ano. Assim asseguram as autoridades do Estado e do município.
O sistema, criado em Curitiba na década de 1970 pelo então prefeito, o arquiteto Jaime Lerner, é conhecido, aprovado e foi copiado em metrópoles de todos os continentes. É o BRT, com ônibus articulados e biarticulados, com capacidade de transportar até 270 pessoas numa só levada, um transporte moderno, seguro, rápido, eficiente que trafega em canaletas exclusivas e param em estações com sistema de controle informatizado e alta tecnologia em todos os serviços.
Nesses 21,2 km precisos dessa primeira etapa, entre o Aeroporto e o Acesso Norte/ Retiro, via canteiro central da Paralela, pistas duplas de ida e vinda. Estão previstos 23 pontos de embarque e desembarque em novas estações, dez novas passarelas e 12 ampliações, 15 viadutos, três pontilhões e três mergulhos pelo itinerário. Um nova Paralela e novos costumes à vista. Tudo isso para garantir que o sistema reduza a média de espera por ônibus que é de 18 para três minutos; e o tempo de permanência do usuário no veículo que é de uma média de 35 para seguros 22 minutos. E isso é só a primeira etapa de um sistema previsto para 127 quilômetros de vias com a integração ao metrô, aos trens do Subúrbio, às praias atlânticas e ao Litoral Norte, contemplando num futuro toda a Região Metropolitana.
A opção pelo uso do BRT em Salvador se deu por causa da rapidez de implantação, a um custo bem mais baixo que outros sistemas, como o metrô, com fácil adequação da infra-estrutura física ao sistema viário. O BRT de Salvador virá com toda a tecnologia acrescida e bem aprovada nos sistemas implantados nas grandes metrópoles, como Londres. Terá portas duplas, automáticas e largas à esquerda dos carros; estações com pisos elevados garantindo o acesso fácil a todos, inclusive aos deficientes; a cobrança será antecipada, em guichês externos; e a circulação dos veículos se dará em vias expressas que permitirão ultrapassagens nas estações, acabando com as filas. Tudo previsto para oferecer o máximo de segurança e conforto.
Na rota Aeroporto/Iguatemi, por exemplo, teremos três tipos de operação dos veículos: o expresso, direto, mais rápido, sem paradas no trajeto; o semiexpresso, que fará poucas paradas intermediárias, apenas três ou quatro no trajeto; e o parador, que fará o pinga-pinga, fazendo parada em todos os pontos/estações do percurso.

Fonte: Bahia em Movimento
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Nem a Copa salva metrô de BH


Os moradores de Belo Horizonte não vão poder usar o metrô para ver os jogos da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse, ontem, na capital, durante discurso após assinatura de convênio para obras viárias, que as construções de novas linhas e estações do metrô "não são prioridades" no momento. A declaração praticamente põe fim às esperanças da cidade de contar com o transporte de massa até o Mundial, principalmente a linha 3, que prevê a ligação da Savassi /Pampulha.
"Eu disse claramente que nós aceitamos e discutimos projetos que tivessem cronogramas confortáveis para a Copa das Confederações, em 2013, e para a própria Copa de 2014. Então, trabalhamos aqui (na capital) com BRTs (Transporte Rápido por Ônibus) e obras viárias. Deixamos o metrô para a discussão do PAC 2, sem atropelos e com tranquilidade", afirmou o ministro.
Segundo Fortes, já no próximo mês haverá uma reunião entre representantes do ministério, da prefeitura e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para discutir qual a melhor forma de construção das novas linhas e também de operação do metrô.
Apesar disso, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, segue otimista quanto às criações de novos ramais. Mas ele destacou que ainda precisam ser definidos qual o modelo de gestão e outros detalhes para que o processo volte a andar. "Estamos discutindo a concepção da expansão do metrô, os custos, quem vai operar e se será uma Parceria Público-Privada (PPP). Isso se resolverá nas próximas duas semanas", disse.

Fonte: O Tempo
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Fortaleza: Greve de ônibus pode recomeçar a qualquer momento, diz sindicato


A greve pode recomeçar a qualquer momento, de acordo com declaração do setor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), na manhã desta quinta-feira (24).
"O movimento grevista cumpriu a determinação de 70% [de circulação da frota]. A base de dados confirma o cumprimento e foi fornecida pelas empresas. Ou seja, se alguém descumpriu o percentual foram as próprias empresas".

Os dirigentes do Sintro optam em caracterizar o retorno ao trabalho não com o fim da greve, mas como uma suspensão. Enquanto os empresários ofereceram um reajuste de 5,5%, o Sintro propôs um índice de 25%
Afinal, á decisão é motivada após o Tribunal Regional do Trabalho da 7 Região (TRT-CE)decretar a abusividade da greve, aplicar 7 multas e, ainda, acenar com a possibilidade de vir a considerar o movimento ilegal.

Fonte: Diário do Nordeste
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São Paulo: Obras da Sabesp alteram itinerários de ônibus em Itaquera a partir deste sábado


Em virtude de uma obra no sistema adutora da Sabesp, na rua Sabbado D'Angelo com a rua Rio Canabrava, em Itaquera, na zona leste, a partir deste sábado, dia 26 de junho, a SPTrans informa alterações nos itinerários de seis linhas de ônibus que trafegam nas imediações.

Linhas e itinerários:
342A/10 Est. José Bonifácio - Term. Penha
3409/10 Inácio Monteiro - Term. Pq. D. Pedro II
3124/10 COHAB II - Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Sabbado D'Angelo, Rua Lagoa da Barra, Rua Imburana, Rua Alayde de Souza Costa, Rua Sabbado D'Angelo, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Sabbado D'Angelo, Rua Botuporã, Avenida Jacu-Pessêgo/Nova Trabalhadores, Travessa Teresa Diamante Sisto, Rua Sabbado D'Angelo, seguindo normal.

3712/10 Jd. São João - Metrô Itaquera
3712/41 Jd. São Pedro - Metrô Itaquera
Ida: normal até a Rua Sabbado D'Angelo, Rua Lagoa da Barra, Rua Imburana, Rua Alayde de Souza Costa, Rua Sabbado D'Angelo, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Sabbado D'Angelo, Rua Botuporã, Avenida Jacu-Pessêgo/Nova Trabalhadores, Travessa Teresa Diamante Sisto, Rua Sabbado D'Angelo, seguindo normal.

393C/10 Term. Amaral Gurgel - COHAB II (circular noturna)
Sentido Único: normal até a Rua São Francisco do Piauí, Rua Sabbado D'Angelo, Rua Botuporã, Avenida Jacu-Pessêgo/Nova Trabalhadores, Travessa Teresa Diamante Sisto, Rua Sabbado D'Angelo, seguindo normal até a Rua Virginia Ferni, Avenida Nagib Farah Maluf, Rua Jd. Tamoio, Rua Sabbado D'Angelo, Rua Lagoa da Barra, Rua Imburana, Rua Alayde de Souza Costa, Rua Sabbado D'Angelo, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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Grande Recife inicia reforma no Terminal Integrado de Jaboatão


Em virtude da reforma do Terminal Integrado de Jaboatão, que inicia na próxima segunda-feira (28/06), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá modificar provisoriamente, a partir deste sábado (28/06), a operação das 12 linhas que atendem os usuários nas plataformas de embarque e desembarque do TI.

A obra, que será concluída em 30 dias, está inclusa no pacote de melhorias iniciado pelo Grande Recife no último mês de abril - que também engloba mais nove terminais (urbanos e integrados) da Região Metropolitana do Recife.

No sábado o terminal sofrerá uma interdição na pista de rolamento, da área externa de estocagem e das plataformas próximas ao embarque do metrô. Com as alterações, cinco linhas sairão das suas áreas de embarque e passarão a compartilhar os pontos de embarque e desembarque com as outras sete linhas que operam no terminal.

Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes, afixados nas linhas envolvidas, além do apoio de divulgadores, que farão a distribuição de panfletos. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

Confira as modificações:
A linha 201-Moreno/Jaboatão que irá ocupar a baia que atualmente é da linha 261-Vila Piedade/Jaboatão.
A Linha 208-Nossa Senhora da Conceição/Jaboatão irá ocupar a baia que é hoje ocupada pela linha 274-Lote 56/Jaboatão.
Já as linhas 261-Vila Piedade/Jaboatão e 274-Loteamento 56/Jaboatão irão ocupar a segunda baia no sentindo de entrada do Terminal, onde atualmente é realizado o desembarque.
A linha 252-Vila Rica/Jaboatão irá ocupar a bandeira da linha 251-Santo Aleixo/Jaboatão (Rios).
A linha 272-Colônia/Jaboatão irá ocupar a bandeira da linha 220-Jaboatão/TI Cavaleiro.
Já as linhas que sairão de seus locais atuais e irão compartilhar bandeira com outras linhas, serão:
A linha 251-Santo Aleixo/Jaboatão (Rios) sairá de sua bandeira e passará a compartilhar a atual bandeira da linha 250-Santo Aleixo/Jaboatão (Luz).
A linha 220-Jaboatão/TI Cavaleiro sairá de sua bandeira e passará a compartilhar a atual bandeira da linha 219-Jaboatão/TIP (Sancho).

Fonte: CGRT
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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