DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus a hidrogênio vai circular na Ilha do Fundão em julho

sexta-feira, 25 de junho de 2010


O ônibus a hidrogênio desenvolvido pela Coppe está sendo preparado para começar a circular, em julho, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. A equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe está fazendo ajustes técnicos no veículo. Segundo a Coppe, o primeiro ônibus a hidrogênio com tecnologia 100% nacional é uma opção de transporte sustentável para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No segundo semestre deste ano, ele fará uma linha regular na Zona Sul, que será operada por empresa selecionada pela Fetranspor.
O ônibus foi o primeiro de uma série desenvolvida no laboratório da Coppe. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. De acordo com a Coppe, até 2011, os três veículos vão circulando nas ruas do Rio e serão comparados aos ônibus convencionais. O ônibus participou de um rali durante o 10º Challenge Bibendum, no Riocentro, em maio. Ele concorreu na categoria veículos urbanos e venceu quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade.
O ônibus tem autonomia para rodar até 300 quilômetros e é movido a energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Ele é silencioso e tem eficiência energética maior que os ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. Do seu cano de descarga, sai apenas vapor de água. O material é tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo. O tamanho e a aparência são iguais a um ônibus convencional.
O veículo tem um sistema de recuperação de energia cinética semelhante ao utilizado pelos carros de Fórmula-1. A diferença é que, na F-1, o sistema é voltado para ganho de velocidade, enquanto que nos ônibus da Coppe, busca-se o aumento da eficiência energética e a economia de combustível. O projeto tem financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960