Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

"São Paulo tem espaço para mais e melhores corredores de ônibus"

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O repórter Eduardo Reina do Estadão, entrevista Marcos Bicalho, diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos (NTU)
Fonte: Estadão
READ MORE - "São Paulo tem espaço para mais e melhores corredores de ônibus"

São Paulo: Obra de 23 anos na construção de corredor de ônibus pode virar ação de dano moral


O promotor do Patrimônio Público e Social da capital, Saad Mazloum, vai entrar com uma ação na Justiça para cobrar do Estado uma indenização pelo atraso na conclusão da extensão do corredor de trólebus entre São Mateus, na zona leste, e o Brooklin, na zona sul, em obras há 23 anos. O trecho vai ligar o trajeto já existente, entre a zona leste e Diadema, passando por Santo André e São Bernardo do Campo, à zona sul da capital.
Mazloum afirma que pretende pedir uma indenização por danos morais, por causa do atraso das obras. "Se o governo do Estado não entregar o trecho até o dia 31 de julho, como o prometido, entrarei com uma ação por danos morais coletivos", afirma. "Um novo atraso não será admitido. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) me garantiu que está dentro do cronograma e vai terminar tudo no final de julho", explica o promotor. O corredor, que deveria utilizar trólebus, terá apenas ônibus a diesel. A Promotoria realizou quatro diligências para acompanhar o andamento das obras. A última foi no dia 28 de maio. "Acompanhamos tudo de perto para ver se será possível terminar essas obras", diz.
Inquérito. Já está em andamento inquérito civil para apurar responsabilidades sobre o atraso. Retomado em 2009, o contrato para a extensão de 12 quilômetros do corredor, entre Diadema e o Brooklin, na capital, é de R$ 22,9 milhões e foi assinado em 26 de novembro. Segundo informou a diretoria da EMTU ao Ministério Público, o corredor de ônibus estará pronto para uso em 31 de julho.
Serão 12 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus que deverão beneficiar cerca de 15 mil pessoas por dia, uma alternativa de integração entre a região do ABC e as zonas sul e sudoeste da capital. Em São Paulo, o corredor vai passar pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr.. O objetivo é integrar o corredor em seu final com a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A maior parte do corredor já está totalmente pronto, com asfalto, sinalização horizontal e com alguns pontos de ônibus já colocados. O trecho mais atrasado está localizado na Avenida Roque Petroni Jr., quase no cruzamento com a Chucri Zaidan e próximo do Shopping Morumbi. Nesse local, ainda há máquinas escavando e muito barro. Da futura parada Morumbi, por enquanto só existe a placa.
Moradores. Como grande parte do asfalto está pronto e inclusive há faixas pintadas no solo, muitos moradores da zona sul acreditam que dessa vez a obra será realmente inaugurada. "Parece que agora vai", diz a farmacêutica Eliane Aparecida Castellan, de 45 anos, que mora na altura do número 2.000 da Vicente Rao. Ela conta que mora no local desde 1981 e que poucos anos depois começou a ouvir comentários sobre o corredor. "Mas já vi tantas vezes eles quebrarem e refazerem essa obra que cheguei a acreditar que não sairia", afirma.

Fonte: Estadão
READ MORE - São Paulo: Obra de 23 anos na construção de corredor de ônibus pode virar ação de dano moral

"Transporte público deve ser prioridade no Rio de Janeiro"


O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu hoje, dia 23 de junho, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTur), Martinho Ferreira de Moura, e o ex-presidente do Conselho Estadual de Trânsito e subsecretário estadual de Transportes Arthur César de Menezes Soares.

Em debate, a questão da mobilidade e acessibilidade necessárias para a realização dos megaeventos programados para acontecer no País nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O tema foi parte do painel "Estamos preparados para receber megaeventos?", um dos ciclos de palestras que integram o macrotema Infraestrutura Turística e Megaeventos, que se propõe a discutir a preparação da cidade para receber o fluxo turístico, que será incrementado nos próximos anos."Os grandes eventos internacionais esportivos atraem um turista diferente daquele que viaja para conhecer as cidades. São pessoas que se interessam especifica e primeiramente pelos eventos em si, e que se utilizam basicamente dos transportes públicos. As linhas regulares estão preparadas para transportar mais pessoas. O nosso ponto crítico está na capacitação da mão de obra", afirmou Martinho de Moura, acrescentando que o Ministério do Turismo pretende fazer parcerias para oferecer cursos e treinamentos para os motoristas.

Arthur César de Menezes Soares citou dados sobre os congestionamentos no trânsito carioca nos horários de maior movimentação. Em 2003, os engarrafamentos no Rio de Janeiro totalizavam 55 quilômetros. Em 2013, espera-se que cheguem a 133 quilômetros. "É preciso priorizar a utilização do transporte coletivo, em detrimento do individual", defendeu.

Soares falou também sobre a necessidade de se fazer uma ligação mais eficiente entre as quatro áreas do Rio de Janeiro que sediarão jogos durante os jogos olímpicos: Copacabana, Barra da Tijuca, Deodoro e Maracanã. Ele defendeu os chamados BRTs - ou Bus Rapid Transit, um sistema de transporte público que se utiliza de ônibus especiais, circulando em vias bloqueadas para outros tipos de veículos, para prover um serviço mais rápido e eficiente que as linhas tradicionais.

O sistema já é utilizado em vários países da América, Europa e Ásia, em cidades como Nova York, Paris e Beijing, entre outras. "O BRT é a alternativa com o melhor custoXbenefício, se considerarmos o tempo daqui até a Copa e o investimento necessário para a sua construção. Com um mesmo valor X constroem-se 7km de metrô, 14km de trem e 426km de BRT", explicou.

Fonte: Panrotas
READ MORE - "Transporte público deve ser prioridade no Rio de Janeiro"

Ônibus voltam a circular em Brasília depois de três dias de greve


A greve no transporte público do Distrito Federal (DF) terminou nesta quinta-feira (24). Reunidos em assembleia pela manhã, os rodoviários aceitaram o reajuste salarial de 9% proposto pelo governo local e pelos empresários do setor. Com isso, os ônibus voltaram a circular normalmente em Brasília e nas cidades-satélite depois de três dias de paralisação. Apesar do reajuste, as tarifas não serão alteradas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, a negociação foi muito complicada, mas terminou favorável à categoria. “Foi uma vitória porque na briga entre governo e empresários éramos o lado mais fraco, mas mesmo assim conseguimos um bom reajuste, além de manter o acordo coletivo”, afirmou após a assembleia.

Durante a negociação, que só foi fechada de madrugada, ficou decidido que o governo vai fazer uma auditoria nas planilhas de custos das empresas de ônibus para verificar se há necessidade de reajuste de tarifa. O resultado deve sair em um mês.Apesar do último aumento ter ocorrido em 2006, Brasília ainda tem a passagem mais cara do País, seguida de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).

Com o fim da greve, os veículos piratas devem parar de rodar. Durante os três dias, o transporte ilegal foi uma das poucas alternativas que a população do DF teve para se locomover. “Se não fosse essa van pirata, eu não tinha conseguido voltar para casa”, disse o professor de informática, Alan Batista. “Teve gente que cobrou até R$ 20 em uma linha que custaria R$ 3 normalmente”, disse o cobrador de uma dessas vans, Rodrigo Molina.

A falta de ônibus provocou reflexos, principalmente, no comércio. O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal estima que cerca de 30% dos funcionários não conseguiram chegar ao trabalho nos três dias de greve. De acordo com a Secretaria de Transportes do DF, um milhão de pessoas usam os ônibus da capital do País.

Fonte: Abril.com
READ MORE - Ônibus voltam a circular em Brasília depois de três dias de greve

Uberaba: Usuário já pode consultar horário do ônibus em tempo real na Internet


Já está disponível na Internet o sistema de monitoramento do transporte coletivo urbano que permite ao usuário se informar em tempo real a localização e horário do ônibus que pretende utilizar. O link pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na página do transporte coletivo, www.uberaba.mg.gov.br/transportecoletivo.
De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Donizette Nunes, que também é idealizador do programa de monitoramento do transporte público, o sistema facilitará a vida do usuário, possibilitando o acesso a informações precisas, desde o posicionamento até o horário que o ônibus passará.
O sistema pela Internet faz parte do programa de monitoramento do transporte público, que inclui a instalação de painéis eletrônicos, indicando o tempo de espera do ônibus desejado.
Um painel já está instalado em frente ao Centro Administrativo Municipal e mais 26 serão instalados em pontos estratégicos da cidade, como Subterminal rodoviário São Benedito (2), Praça Rui Barbosa (2), Avenida Leopoldino de Oliveira (13), Avenida Fidélis Reis (4), Avenida Nenê Sabino em frente à Uniube (1), Avenida Tutunas em frente à Fazu (1), Rua Manuel de Melo Resende em frente à Facthus (1), Avenida Dom Luis Maria de Santana em frente à Prefeitura (2) e na Praça Frei Eugênio (1).

Fonte: Prefeitura de Uberaba
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Uberaba: Usuário já pode consultar horário do ônibus em tempo real na Internet

Siga pede reajuste da tarifa do transporte coletivo em Blumenau


O Consórcio Siga protocolou no fim da tarde desta quarta-feira um pedido para reajustar a tarifa do transporte coletivo de Blumenau. O pedido foi feito à prefeitura e ao Seterb. De acordo com o Consórcio Siga, o valor requerido é de R$ 2,65. O reajuste, se ocorrer, cobrirá o custo atual do sistema e mais o prejuízo contabilizado em R$ 3,1 milhões. O Siga alega estar trabalhando no vermelho desde a suspensão do aumento.

Em fevereiro a prefeitura fez o reajuste da tarifa de R$ 2,30 para R$ 2,55 e implantou a tarifa embarcada de R$ 2,95. Na mesma semana o juiz da Vara da Fazenda Pública de Blumenau, Osmar Tomazoni, expediu uma liminar suspendendo os efeitos do decreto que determinou o aumento. Apesar dos inúmeros recursos da prefeitura, Seterb e Siga na tentativa de derrubar a liminar no Tribunal de Justiça, a decisão do juiz segue em vigor.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
READ MORE - Siga pede reajuste da tarifa do transporte coletivo em Blumenau

Solidariedade: Ônibus serão pontos itinerantes de donativos em Maceió


As empresas de transportes coletivos de Maceió e a Transpal também manifestaram apoio às vítimas da enchente e vão realizar, no próximo dia 30, o dia do transporte solidário, transformando os próprios ônibus em posto itinerante de coleta.
A idéia, segundo explicou o presidente da Transpal, Sérgio Rodrigues da Rocha, é viabilizar comodidade no processo de arrecadação de donativos.
“Qualquer pessoa pode contribuir, mas infelizmente muitos são os que adiam essa atitude por que acham inconveniente se deslocarem até um ponto de coleta. Ciente disso, os empresários do transporte decidiram fazer um dia de ação solidária usando os veículos como instrumentos facilitadores das doações”, frisou Sérgio, acrescentando que no dia 1º de julho todo o volume arrecadado será entregue às comunidades atingidas, sob coordenação da Defesa Civil.
O presidente da Transpal estima que será a maior estrutura de arrecadação já vista, uma vez que houve adesão unânime (Piedade, Veleiro, São Franscisco, Real Alagoas, Massayó e Cidade Sorriso) à campanha. “Com todas as linhas envolvidas, significa que o posto de coleta passará por todos os bairros. Os usuários de ônibus podem deixar os donativos (alimentos, água e roupas) nos terminais ou no interior dos coletivos, onde serão reservadas duas cadeiras próximas ao cobrador para a caixa de doações”.
Por motivo de segurança, e também para dar a devida transparência ao trabalho, haverá escolta policial no transporte que vai levar os donativos até as principais comunidades desabrigadas, em Rio Largo, Branquinha e União dos Palmares.
Os itens doados pela população serão juntados às doações feitas internamente pelos funcionários das empresas de transportes, e da própria Transpal, bem como com as doações feitas pelos empresários, para seguirem ao destino final. “Apelamos aos alagoanos, de modo geral, que colaborem, entendendo que é um dever moral contribuir para minimizar o sofrimento dos que se encontram em situação de calamidade”, concluiu Sérgio.

Fonte: Alagoas 24 Horas
READ MORE - Solidariedade: Ônibus serão pontos itinerantes de donativos em Maceió

Fim da greve de ônibus em Brasília


Os rodoviários decidiram, em assembleia na manhã desta quinta-feira (24/6), terminar com a greve de ônibus. A categoria aceitou, por unanimidade, a proposta do governo de reajuste salarial de 9%.
Depois de quatro dias de paralisação e muito transtornos à população, que deixou as paradas lotadas hoje, os rodoviários acataram a proposta apresentada ontem (23/06) que concede reajuste de 9% em cima do salário e dos benefícios, como cesta básica e tíquete alimentação.

O acordo coletivo também está mantido e, com isso, os grevistas serão abonados dos dias de paralisação.

READ MORE - Fim da greve de ônibus em Brasília

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960