Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

"Transporte público deve ser prioridade no Rio de Janeiro"

quinta-feira, 24 de junho de 2010


O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu hoje, dia 23 de junho, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTur), Martinho Ferreira de Moura, e o ex-presidente do Conselho Estadual de Trânsito e subsecretário estadual de Transportes Arthur César de Menezes Soares.

Em debate, a questão da mobilidade e acessibilidade necessárias para a realização dos megaeventos programados para acontecer no País nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O tema foi parte do painel "Estamos preparados para receber megaeventos?", um dos ciclos de palestras que integram o macrotema Infraestrutura Turística e Megaeventos, que se propõe a discutir a preparação da cidade para receber o fluxo turístico, que será incrementado nos próximos anos."Os grandes eventos internacionais esportivos atraem um turista diferente daquele que viaja para conhecer as cidades. São pessoas que se interessam especifica e primeiramente pelos eventos em si, e que se utilizam basicamente dos transportes públicos. As linhas regulares estão preparadas para transportar mais pessoas. O nosso ponto crítico está na capacitação da mão de obra", afirmou Martinho de Moura, acrescentando que o Ministério do Turismo pretende fazer parcerias para oferecer cursos e treinamentos para os motoristas.

Arthur César de Menezes Soares citou dados sobre os congestionamentos no trânsito carioca nos horários de maior movimentação. Em 2003, os engarrafamentos no Rio de Janeiro totalizavam 55 quilômetros. Em 2013, espera-se que cheguem a 133 quilômetros. "É preciso priorizar a utilização do transporte coletivo, em detrimento do individual", defendeu.

Soares falou também sobre a necessidade de se fazer uma ligação mais eficiente entre as quatro áreas do Rio de Janeiro que sediarão jogos durante os jogos olímpicos: Copacabana, Barra da Tijuca, Deodoro e Maracanã. Ele defendeu os chamados BRTs - ou Bus Rapid Transit, um sistema de transporte público que se utiliza de ônibus especiais, circulando em vias bloqueadas para outros tipos de veículos, para prover um serviço mais rápido e eficiente que as linhas tradicionais.

O sistema já é utilizado em vários países da América, Europa e Ásia, em cidades como Nova York, Paris e Beijing, entre outras. "O BRT é a alternativa com o melhor custoXbenefício, se considerarmos o tempo daqui até a Copa e o investimento necessário para a sua construção. Com um mesmo valor X constroem-se 7km de metrô, 14km de trem e 426km de BRT", explicou.

Fonte: Panrotas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960