O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu hoje, dia 23 de junho, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTur), Martinho Ferreira de Moura, e o ex-presidente do Conselho Estadual de Trânsito e subsecretário estadual de Transportes Arthur César de Menezes Soares.
Em debate, a questão da mobilidade e acessibilidade necessárias para a realização dos megaeventos programados para acontecer no País nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O tema foi parte do painel "Estamos preparados para receber megaeventos?", um dos ciclos de palestras que integram o macrotema Infraestrutura Turística e Megaeventos, que se propõe a discutir a preparação da cidade para receber o fluxo turístico, que será incrementado nos próximos anos."Os grandes eventos internacionais esportivos atraem um turista diferente daquele que viaja para conhecer as cidades. São pessoas que se interessam especifica e primeiramente pelos eventos em si, e que se utilizam basicamente dos transportes públicos. As linhas regulares estão preparadas para transportar mais pessoas. O nosso ponto crítico está na capacitação da mão de obra", afirmou Martinho de Moura, acrescentando que o Ministério do Turismo pretende fazer parcerias para oferecer cursos e treinamentos para os motoristas.
Arthur César de Menezes Soares citou dados sobre os congestionamentos no trânsito carioca nos horários de maior movimentação. Em 2003, os engarrafamentos no Rio de Janeiro totalizavam 55 quilômetros. Em 2013, espera-se que cheguem a 133 quilômetros. "É preciso priorizar a utilização do transporte coletivo, em detrimento do individual", defendeu.
Soares falou também sobre a necessidade de se fazer uma ligação mais eficiente entre as quatro áreas do Rio de Janeiro que sediarão jogos durante os jogos olímpicos: Copacabana, Barra da Tijuca, Deodoro e Maracanã. Ele defendeu os chamados BRTs - ou Bus Rapid Transit, um sistema de transporte público que se utiliza de ônibus especiais, circulando em vias bloqueadas para outros tipos de veículos, para prover um serviço mais rápido e eficiente que as linhas tradicionais.
O sistema já é utilizado em vários países da América, Europa e Ásia, em cidades como Nova York, Paris e Beijing, entre outras. "O BRT é a alternativa com o melhor custoXbenefício, se considerarmos o tempo daqui até a Copa e o investimento necessário para a sua construção. Com um mesmo valor X constroem-se 7km de metrô, 14km de trem e 426km de BRT", explicou.
Fonte: Panrotas
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