O promotor do Patrimônio Público e Social da capital, Saad Mazloum, vai entrar com uma ação na Justiça para cobrar do Estado uma indenização pelo atraso na conclusão da extensão do corredor de trólebus entre São Mateus, na zona leste, e o Brooklin, na zona sul, em obras há 23 anos. O trecho vai ligar o trajeto já existente, entre a zona leste e Diadema, passando por Santo André e São Bernardo do Campo, à zona sul da capital.
Mazloum afirma que pretende pedir uma indenização por danos morais, por causa do atraso das obras. "Se o governo do Estado não entregar o trecho até o dia 31 de julho, como o prometido, entrarei com uma ação por danos morais coletivos", afirma. "Um novo atraso não será admitido. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) me garantiu que está dentro do cronograma e vai terminar tudo no final de julho", explica o promotor. O corredor, que deveria utilizar trólebus, terá apenas ônibus a diesel. A Promotoria realizou quatro diligências para acompanhar o andamento das obras. A última foi no dia 28 de maio. "Acompanhamos tudo de perto para ver se será possível terminar essas obras", diz.
Inquérito. Já está em andamento inquérito civil para apurar responsabilidades sobre o atraso. Retomado em 2009, o contrato para a extensão de 12 quilômetros do corredor, entre Diadema e o Brooklin, na capital, é de R$ 22,9 milhões e foi assinado em 26 de novembro. Segundo informou a diretoria da EMTU ao Ministério Público, o corredor de ônibus estará pronto para uso em 31 de julho.
Serão 12 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus que deverão beneficiar cerca de 15 mil pessoas por dia, uma alternativa de integração entre a região do ABC e as zonas sul e sudoeste da capital. Em São Paulo, o corredor vai passar pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr.. O objetivo é integrar o corredor em seu final com a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A maior parte do corredor já está totalmente pronto, com asfalto, sinalização horizontal e com alguns pontos de ônibus já colocados. O trecho mais atrasado está localizado na Avenida Roque Petroni Jr., quase no cruzamento com a Chucri Zaidan e próximo do Shopping Morumbi. Nesse local, ainda há máquinas escavando e muito barro. Da futura parada Morumbi, por enquanto só existe a placa.
Moradores. Como grande parte do asfalto está pronto e inclusive há faixas pintadas no solo, muitos moradores da zona sul acreditam que dessa vez a obra será realmente inaugurada. "Parece que agora vai", diz a farmacêutica Eliane Aparecida Castellan, de 45 anos, que mora na altura do número 2.000 da Vicente Rao. Ela conta que mora no local desde 1981 e que poucos anos depois começou a ouvir comentários sobre o corredor. "Mas já vi tantas vezes eles quebrarem e refazerem essa obra que cheguei a acreditar que não sairia", afirma.
Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
A nova linha da EMTU entre as cidades de Juquitiba e Taboão da Serra , na região sudoeste da Grande SP, teve mais uma etapa de sua criação c...
-
Usuários do ligeirinho Fazenda Rio Grande, que liga o município vizinho ao Centro de Curitiba, agora têm mais um ponto de parada na Linha V...
-
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ...
-
Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail apresenta um modelo Prosper em tamanho real, com...
-
Vanguarda em mobilidade, Curitiba está fazendo uma nova revolução no transporte coletivo com o Programa de Mobilidade Sustentável. Um dos de...
-
Com a chegada do verão, o GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam...
-
O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar...
-
Os usuários que forem de ônibus a um dos cartões postais mais procurados do Brasil passarão a ser transportados pela São Judas Tadeu que já ...
-
O Move Metropolitano deve ganhar dois novos corredores de faixa exclusiva em Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Grande BH. O projeto para ...
Horário dos ônibus para Porto de Galinhas
-
Em Porto Alegre, Ônibus elétrico articulado inicia período de testes na linha T7
-
Metrô do Recife deve ser privatizado até 2026
-
Prefeitura do Rio antecipa e apresenta o novo modelo de licitação do sistema de ônibus da cidade
-
Salvador é uma das pioneiras em operação de ônibus elétrico articulado de 18 metros no Brasil
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
São Paulo: Obra de 23 anos na construção de corredor de ônibus pode virar ação de dano moral
quinta-feira, 24 de junho de 2010Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 18:15
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Busca por Estados
Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte
BRT Aricanduva
Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba
Seguidores
Postagens mais visitadas
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
A nova linha da EMTU entre as cidades de Juquitiba e Taboão da Serra , na região sudoeste da Grande SP, teve mais uma etapa de sua criação c...
-
Usuários do ligeirinho Fazenda Rio Grande, que liga o município vizinho ao Centro de Curitiba, agora têm mais um ponto de parada na Linha V...
-
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ...
-
Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail apresenta um modelo Prosper em tamanho real, com...
0 comentários:
Postar um comentário