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BH: Transporte público pode ser solução para trânsito caótico

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Governo pretende investir em transporte público para aliviar as ruas e avenidas de Belo Horizonte. Dentre os projetos estão a construção de pistas exclusivas para ônibus e novas estações de embarque.
Fonte: Globominas
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Rio Branco: Estudantes cobram melhorias no transporte coletivo


Alunos das escolas públicas localizadas no Centro da Cidade realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 27, para cobrar melhorias no transporte coletivo de Rio Branco. Mais de 300 estudantes participaram do protesto que encerrou no Terminal Urbano, onde apenas uma plataforma ficou liberada para a passagem dos ônibus.
Com faixas e cartazes, eles caminharam pelas principais ruas do Centro, cobrando melhorias no transporte coletivo e se posicionando contra um possível aumento da passagem.
"Nós queremos apenas sensibilizar os empresários para melhorar a qualidade do transporte coletivo em nossa cidade. São muitos os problemas e a sociedade vem sofrendo muito com as péssimas condições dos ônibus, a demora nas paradas e a falta de veículos. Nossa luta é para melhorar o sistema", afirmou o estudante Daniel Alves, do movimento estudantil "Mudança".
Os estudantes não descartam a realização de novos protestos, caso nenhuma providência seja tomada pelos empresários para melhorar a qualidade do transporte coletivo. Eles prometem uma nova manifestação nesta sexta-feira, 28.
"Estamos nos mobilizando e a única coisa que queremos é uma resposta das empresas, pois quem depende do transporte coletivo sabe das dificuldades. Não vamos ficar calados diante dessa situação", garantiu o estudante Pedro Negreiros.

Fonte: A Gazeta.net
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Especialista tece críticas ao transporte público de Curitiba


Ao contrário do que vem sendo divulgado amplamente pela mídia nas últimas três décadas, a qualidade do transporte de massas em Curitiba não é incontestável. O doutor em Desenvolvimento Econômico Lafaiete Neves declarou, na tarde de ontem, que o sistema de transporte coletivo da capital paranaense não deve ser considerado como exemplo. A afirmação foi feita durante palestra no Centro Politécnico, promovida através do projeto “Corredor Cultural”, que pretende revitalizar prédios históricos da Universidade Federal do Paraná e do centro da capital.

Lafaiete, que também é professor de um programa de mestrado na FAE Centro Universitário, levantou a história da implantação do sistema de transporte coletivo e questionou o quanto essa mudança valorizou o solo urbano, prejudicando as famílias de baixa renda. “Além das pessoas que saíram por conta própria da área central, muitos foram retirados dos bairros próximos à rede de transportes em projetos de desfavelização. Não se analisa os problemas sociais que isso causou”, alerta o professor.

“Com um número crescente de pessoas em regiões distantes dos coletivos, houve pressão popular para que o sistema de transporte se expandisse até eles, criando a Rede Integrada de Transporte que temos até hoje”, conta.Mesmo com os elogios ao sistema de transporte paranaense, 30% da população ainda anda a pé. “Quanto mais cara fica a tarifa, menos pessoas utilizam os ônibus. Aumentou o crédito para aquisição de automóveis, baixou o preço do álcool, e se tornou mais viável a locomoção individual do que a coletiva”, ressalta o professor.

Fonte: Paraná online
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Tarifa de transporte coletivo em Atibaia é reajustada para R$ 2,50

A Prefeitura de Atibaia, a pedido da Viação Atibaia São Paulo, empresa concessionária de Transporte Coletivo no município, autorizou o reajuste da tarifa de transporte coletivo, cujo valor passará de R$ 2,25 para R$ 2,50. O novo valor passa a vigorar a partir de terça-feira, 1º de junho. O reajuste foi autorizado no dia 10 de maio, por meio de decreto municipal.
O reajuste da tarifa foi solicitado pela Viação Atibaia, que pediu à Prefeitura um aumento dos atuais R$ 2,25 para R$ 2,60. A justificativa da concessionária para o aumento da tarifa veio fundamentada por meio de planilha de custos de operação do sistema. A empresa encaminhou os balanços e balancetes da empresa, o que demonstrou o desequilíbrio econômico contratual.
Os documentos contábeis que acompanharam o pedido de reajuste da Viação Atibaia foram avaliados por uma comissão da Prefeitura, cuja análise apurou a necessidade do reajuste, porém, o aumento da tarifa não chegou aos R$2,60 pretendidos pela empresa. A comissão concluiu que a tarifa de R$ 2,50 restabelece suficientemente o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão. A solicitação de reajuste é anual e está prevista no contrato de concessão.

Fonte: Prefeitura de Atibaia

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DF: Estudantes fazem manifestação em frente aos postos da Fácil

quinta-feira, 27 de maio de 2010


Estudantes do Distrito Federal fazem manifestações em frente aos postos da Fácil - empresa responsável pela bilhetagem eletrônica - em diversos pontos da cidade. Eles estão indignados com a impossibilidade de recarregar seus cartões do Passe Livre mesmo que uma verba de R$ 6 milhões já tenha sido aprovada.No Setor Comercial Sul, por volta das 8h30, cerca de 100 manifestantes invadiram a via S-3, que liga a W3 Sul ao Eixo Sul, em frente ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Eles fizeram um cordão de isolamento, em toda a via, impedindo a passagem dos veículos.Depois de negociar com os estudantes, a Polícia Militar conseguiu liberar, por volta das 9h10, um retorno da via S-3. Assim os motoristas podem procurar um caminho alternativo para chegar à W3 Sul. Na tentativa de seguir a viagem, alguns condutores passaram por cima dos canteiros, das calçadas, provocando uma confusão no trânsito.Por volta das 9h20, os motoristas, revoltados, tentaram passar por cima dos manifestantes. Então, a PM fechou as duas pistas, tanto a que liga a W3 Sul ao Eixo Sul, quanto no sentido inverso. Essas vias ficam entre o HBDF e o Setor Comercial Sul (SCS). Os caminhos alternativos para os motoristas são a via S-2 e a rua das farmácias, no SCS. Segundo a PM, a previsão é de que as vias fiquem fechadas até pelo menos às 11h30.

Em frente ao posto da Fácil de Taguatinga, há mais de 60 estudantes também protestando pela falta de recarga. Algumas pessoas chegaram aos locais às 5h30 para tentar abastecer seus cartões. No entanto, funcionários da Fácil informam que hoje não haverá recarga.

Entenda

Os alunos estão sem recarga desde o dia 19 de maio, quando acabou o repasse emergencial de R$ 636 mil feito pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRans). Na semana passada, o governo enviou à Câmara Legislativa um Projeto de Lei para que R$ 6 milhões do orçamento da Secretaria de Obras sejam remanejados para atender à demanda do Passe Livre. O repasse foi aprovado pelos parlamentares na terça-feira (25/5) e deveria ter sido depositado na conta da Fácil até ontem, para que os cartões já pudessem ser recarregados hoje. No entanto, segundo o GDF, a Câmara não terminou a redação final do Projeto de Lei e, sem a versão definitiva, o governador não pode sancionar a lei e permitir o depósito.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, mesmo que o dinheiro entre na conta na tarde de hoje, a recarga só poderá ser feita a partir de sexta-feira (28/5). A Fácil afirma, ainda, que o repasse de R$ 6 milhões deve acabar muito rápido e não há previsão para nova remessa. Ao todo, 32.600 alunos estão sem crédito e, para que todos eles consigam recarregar, é necessária uma verba de R$ 3,2 milhões. Assim que a verba entrar na conta, a Fácil ampliará os horários e os dias de atendimento. Caso o dinheiro seja depositado hoje, os postos funcionarão no sábado (29/5). Se a liberação ocorrer apenas amanhã, o atendimento será na próxima segunda-feira (31/5).

Fonte: Correio Brasiliense

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A dura rotina dos usuários de transporte coletivo na capital potiguar


Superlotação, longa espera, desconforto, atrasos, ônibus velhos... São essas algumas das reclamações feitas por quem, diariamente, precisa utilizar o sistema de transporte urbano de Natal. Sem contar no valor pago para usufruir de um serviço, que na maioria das vezes, deixa muito a desejar. Independentemente do tipo de transporte, pode ser ônibus, alternativo, ou até o trem, a verdade é que a população da Grande Natal está totalmente insatisfeita com a qualidade do transporte público oferecido na cidade. A superlotação é uma das principais queixas. Para tentar conseguir um lugar sentado, muita gente chega a andar cerca de 30 minutos até o terminal dos ônibus (ponto de partida).

O auxiliar de pedreiro, Adonias da Costa, é morador da Zona Norte de Natal. De segunda a sábado, ele deixa a residência no conjunto Novo Horizonte e caminha 15 minutos até chegar ao terminal de ônibus do conjunto Pajuçara. “Eu vou para o terminal na esperança de pegar um lugarzinho sentado. Tem dias que eu consigo, mas às vezes o ônibus já sai cheio desde a primeira parada”, lamentou Adonias.

A maioria dos usuários que estavam no terminal de ônibus do Conjunto Pajuçara, na última quinta-feira, afirmou que essa situação é mais comum do que se imagina. Uma equipe da TRIBUNA DO NORTE embarcou junto com os passageiros e comprovou de perto a deficiência do sistema de transporte da cidade. Em cada uma das paradas percorridas, problemas e reclamações se acumularam e cresceram.

Primeira Parada: Terminal de ônibus do Conjunto Pajuçara - Hora: 5h20 da manhã

O movimento no terminal de ônibus já era intenso, dezenas de passageiros a espera do ônibus. A essa hora da manhã a situação ainda estava organizada. Quem chegava ia direto para fila, tentar garantir um lugar sentando. Afinal, a viagem, para alguns, chega a durar até uma hora, dependendo de como esteja o trânsito na Zona Norte.

A estudante Joyce Souza (12) já estava na fila, apesar de só ter aulas às 7h30 da manhã. Para não perder o primeiro horário, ela tem que sair de casa ainda de madrugada. “Eu moro no conjunto Vila Verde e venho para o Pajuçara porque, às vezes, consigo pegar o ônibus mais vago. E tenho que sair bem cedo também devido ao engarrafamento que tem lá na ponte de Igapó, se deixar para ir mais tarde para a escola com certeza eu chego atrasada”, explicou a estudante.

Situação semelhante é a do auxiliar de serviços gerais, Kleber Nascimento. O horário de trabalho dele é a partir da 7h, mas às 5h30 ele já está saindo de casa. “Se eu não sair essa hora, não chego a tempo no serviço. É muito difícil para quem precisa pegar ônibus. Os carros são velhos, sujos e o valor da passagem é muito alto. Se for comparar não vale a pena pagar esse tanto de dinheiro para usar um serviço tão ruim”.

Bem próximo ao terminal tem um ponto de parada para os transportes alternativos, que nos últimos anos tem “roubado” boa parte dos usuários de ônibus. A vantagem desse sistema está no fato de chegarem até os lugares que os ônibus não atendem. “Eu desisti de pegar ônibus porque não passa perto do meu trabalho, que é na Prudente de Morais. Pelo menos dos carros que circulam na Zona Norte, nenhum passa por ali. Já as ‘bestas’ (alternativos) param bem próximo ao meu local de trabalho e cobram o mesmo preço dos coletivos”, disse a atendente Vilda da Silva.

Mas para o auxiliar de encanador, Jeandro Fortunato, os transportes opcionais também deixam muito a desejar. As principais reclamações são a mudanças do itinerário, o excesso de velocidade e, principalmente, a falta de um horário certo para as saídas dos veículos. “Eu estou aqui desde as 5h30 da manhã, mas a besta só vai sair de seis horas. Pode uma coisa dessas? Todo dia eles saem em um horário diferente”, falou Jeandro.

Um outro problema é a questão dos pontos de paradas. Tanto para as paradas dos alternativos, como as dos ônibus, não oferecem muita proteção aos passageiros. No Pajuçara, por exemplo, o terminal de ônibus não oferece nenhum conforto aos passageiros, que esperam o transporte debaixo de sol ou de chuva. Por volta das 5h45, a equipe da TN pegou o ônibus, que faz a linha Pajuçara-Mirassol (linha 60). O veículo deixou o terminal com todos os bancos ocupados e algumas pessoas em pé. Alguns quilômetros mais à frente, após a terceira parada, o ônibus já estava praticamente lotado. “Vejo essa cena se repetir todos os dias”, reclamou o supervisor, Zenaido dos Anjos.

Passageiros ficam sem opção

Segunda Parada: Estação de trem do Conjunto Panoram - Hora: 6h10Para fugir do longo congestionamento que se forma todas as manhãs, e, principalmente economizar no valor da passagem, muitos moradores da Zona Norte estão optando pelo transporte ferroviário. O trem acaba sendo uma solução rápida e barata. Ao invés de gastar 1h30 no trajeto Zona Norte-Ribeira, o usuário do serviço ferroviário acaba fazendo o mesmo percurso em 30 minutos. Além disso, economiza R$2,50 por dia, já que a passagem do trem custa apenas R$0,50.

O zelador, Roberto Bezerra é um dos adeptos ao trem. Ele caminha cerca de dez minutos de casa até a estação do Panorama. “Eu prefiro pegar o trem que não atrasa, não tem problema com engarrafamento e a passagem é só R$0,50. É muito mais vantagem, sem se compara”.

Assim como acontece com os ônibus, o estado de conservação dos trens não está muito bom devido ao tempo de uso do equipamento (cerca de 50 anos). Além disso, são poucos os lugares disponibilizados para sentar. Cada vagão possui cerca de oito bancos, com capacidade para oito pessoas cada. Ou seja, apenas 64 pessoas de um universo de centenas de pessoas vão sentadas.

Um outro problema é segurança dos passageiros. Segundo alguns usuários, existem dias, que de tanta gente, o trem segue viagem com a porta aberta.Para o pedreiro, Antônio Barbosa, a viagem de trem não é muito confortável, mas a economia (de tempo e dinheiro) compensa. “Os ônibus estão ruins e o trânsito nem se fala. É muito melhor, na minha opinião, pegar o trem, apesar do aperto, porque a gente gasta bem menos. E se fosse de ônibus também era desconfortável, porque eles só andam cheios também”.

O trem, que saiu do município de Ceará-Mirim chegou à estação da Ribeira por volta das 6h40. Foram gastos cerca 30 minutos. Se o mesmo trajeto tivesse feito de ônibus, seria gasto cerca de uma hora.
Terceira Parada: Passarela Neópolis - Hora: 8h30Quem disse que os moradores da Zona Sul não têm problemas com o sistema de transporte público de Natal? Basta dar uma volta pelos bairros de Capim Macio, Cidade Satélite, Neópolis para constatar que a situação é semelhante à Zona Norte. Atrasos, ônibus antigos e cheios, má educação de alguns motoristas e cobradores.

O universitário Felipe dos Santos que o diga. Ele mora no bairro de Neópolis e a universidade que ele estuda fica na avenida Engenheiro Roberto Freire, Ponta Negra. Um percurso que não é tão distante, quando vai de carro, gasta em média 20 minutos, mas quando vai de ônibus... “Tenho que apelar para sorte. Existe um espaço de tempo muito grande em um ônibus e outro. Já cheguei a esperar mais de 45 para pegar um ônibus.”A reportagem da TRIBUNA DO Norte chegou por volta das 8h30 na parada de ônibus que fica embaixo da passarela de Neópolis. O ponto ainda estava cheio de passageiros.

De acordo com uma legislação municipal, alternativos e ônibus não podem utilizar o mesmo ponto de ônibus, mas na realidade não é bem assim que a coisa funciona.Muitos alternativos não respeitam as paradas de ônibus e param nesses locais para tentar embarcar mais passageiros e acabam ocupando o lugar destinado apenas aos ônibus. Nessa confusão os usuários são prejudicados porque sem ter onde parar, os ônibus passam direto do ponto.

Uma outra reclamação é com relação ao estado de conservação dos veículos e o preço da passagem de ônibus. “A maioria da frota é sucateada. São ônibus antigos, que fazem um barulho enorme e quebram com muita freqüência. A passagem então, o valor que nós pagamos não compensa porque Natal é uma cidade pequena. Outras cidades maiores que possuem a tarifa um pouco mais alta, mas em compensação um mesmo transporte chega a vários pontos da cidade, coisa que não acontece aqui”, explicou Felipe.

Para a empregada doméstica Francisca Canindé Gomes, o sistema de transporte público só favorece aos donos das empresas e não a população como deveria ser. “Eu moro no Conjunto Bela Vista, no Planalto, e lá eu só posso pegar um ônibus, que é o 33. Eu já esperei mais de 40 minutos por ele. E a passagem de ônibus é muito cara, mas o pobre não tem direito nem de reclamar, depende do ônibus, então tem que pagar. Não dá para andar a pé, né?”
Quarta Parada: Campus Universitário - Hora: 9h15

Na UFRN a situação é tão ou mais complicada do que nos outros pontos da cidade. A instituição recebe alunos de todos os locais do Estado, que sentem muitas dificuldades para conseguir chegar e sair do Campus, já que poucas linhas fazem esse percurso.

Dependendo do local que desejar ir, os estudantes tem que pegar dois ônibus: o Circular até a avenida Salgado Filho e outro até o destino final. O problema é que, em determinados horários, o Circular chega a demorar cerca de 20 minutos ou mais e ainda vem lotado.“Chamamos esse sistema de transporte público, mas ele não tem nada de público. Nós pagamos, e caro, para ter direito a ele. Deveríamos, no mínimo, ter um transporte de qualidade”, reclamou a universitária Débora Melo, que já chegou a esperar uma hora pelos ônibus da linha 47 e 48 (Nova Descoberta).Já o, também universitário, Fernando Araújo, define como “razoável” o valor da tarifa e a qualidade do sistema de transporte da cidade. “Deveriam ser colocados mais ônibus para rodar em Natal. Eu, por exemplo, estou a 18 minutos esperando o 31 e até agora nada. Mas acho que o valor da tarifa razoável. Poderia ser mais baixo, mas também não está tão caro assim”.

TAC quer recompensar usuário

Recentemente a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) negociou com os empresários do setor, o reajuste da tarifa de ônibus. Para justificar o aumento das passagens, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. O acordo é uma espécie de recompensa para o usuário que passou a pagar, desde o dia sete de setembro, uma tarifa de R$1,75.

De acordo com o TAC, as empresas concessionárias de ônibus terão que cumprir uma série de recomendações: renovar a frota em cerca de 372 veículos nos próximos 36 meses,; ampliar o serviço noturno com dez linhas a serem definidas pela STTU e que sairão entre meia-noite e cinco horas da manhã, de hora em hora; implantação do serviço porta à porta com a aquisição de 20 veículos tipo microônibus sem cobrança da tarifa para os portadores de deficiência física com alto grau de deficiência na mobilidade.

O acordo definiu ainda a reativação de alimentadores do Residencial Redinha; implementação de Circular Integrado ao Terminal de Soledade, beneficiando as comunidades de Nova República, Jardim Brasil, Brasil Novo, Parque das Dunas e os loteamentos Novo Horizonte, Jardim Floresta, Dom Pedro e Santa Cecília, entre outras recomendações.

De acordo com a secretária adjunta, Lúcia Rejane de Almeida, a STTU já iniciou os estudos para por em prática as determinações. “Os projetos para ampliar o horário noturno dos transportes, bem como a questão dos circulares e o transporte porta à porta já estão sendo feitos. Acredito que vamos cumprir todas as recomendações dentro dos prazos estabelecidos”.

O não cumprimento do ajuste de conduta implicará em interferência do Ministério Público e multas por descumprimento do acordo. As multas variam de acordo com cada recomendação. No caso do transporte porta à porta, por exemplo, se não for cumprido a partir do 13° mês (contando a partir de setembro) a empresa vai pagar uma multa de R$ 400,00 por dia e por veículo que deveria está em operação.Questionado sobre a qualidade da frota que está rodando na cidade, o chefe do departamento de estudos de projetos da STTU, Flávio Nóbrega, reconheceu que boa parte dos ônibus é antiga e já estava precisando ser renovada.

“A frota de ônibus de Natal tem uma idade média de sete anos. A renovação desses ônibus chegou na hora certa. Com essa medida, a frota ficará com uma média de quatro anos e meio. Fato que além de aumentar o conforto da população, vai diminuir o tempo das viagens, porque carro novo roda melhor que velho”.

De acordo com dados da STTU, Natal possui hoje uma frota total de 703 ônibus, sendo a frota efetiva (que circula diariamente) de 611 veículos. Sete empresas (Cidade das Dunas, Riograndense, Reunidas, Via Sul, Santa Maria, Guanabara e Conceição) possuem concessão para fazer esse tipo de transporte.Já a frota de opcionais é composta por 177 carros. O sistema transporta mensalmente um total de 11 milhões de passageiros. Por dia, são, aproximadamente, 430 mil usuários transportados nos ônibus e alternativos. Para fiscalizar toda a frota, a secretaria disponibiliza cerca de 104 fiscais de trânsito, que trabalham em todas as regiões do município, independente do tipo de autuações.

Os transportes alternativos são os que mais acumulam infrações. Até o dia oito de agosto deste anos, o Sindicato do Permissionários de Transporte opcional registrou um total de R$ 696.726,97. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) o sistema de ônibus recebe uma média de 100 multas por mês.

Com relação aos pontos de passageiro, a STTU informou que de 2006 a 2007 foram instalados 120 novos abrigos, mas 100 foram recuperados e ainda tem uma licitação em andamento para que sejam instalados mais 92 abrigos. “Sabemos que a quantidade não é suficiente, mas estamos trabalhando para melhorar ao máximo. Existe também um problema sério: muita gente não conserva os abrigos, praticamente todos os dias temos que consertá-los”, reclamou Flávio Nóbrega.

Para o diretor de Comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, o Termo de Ajustamento de Conduta vai trazer muitos benefícios tanto para aqueles que utilizam, como para quem oferece e fiscaliza o sistema de transporte urbano. “A tendência é que o sistema de transporte fique realmente organizado. Esse foi apenas o primeiro passo. Esperamos que essa mudança de postura do órgão gestor (STTU) permaneça firme, porque só assim vamos conseguir um transporte de qualidade.”

Opcionais criticam diferenciação

“As pessoas vêem o sistema de transporte alternativo como uma espécie de ‘quebra galho’ que socorre a população, principalmente aqueles que moram nos bairros mais carentes de Natal”, desabafou o presidente do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional do RN (Sintoparn), José Pedro dos Santos Neto (Pedrinho).

Segundo Pedrinho, a STTU não dá a devida atenção aos alternativos, que não foram beneficiados com o corredor da Bernardo Vieira. “Nós deveríamos ter mais vantagens já que somos o único sistema de transporte licitado, mas parece que funciona diferente. Uma prova é que não fomos beneficiados com o corredor da Bernardo Vieira, que a STTU faz questão de dizer que é exclusivo para os ônibus e nem temos o direito de circular com passageiros em pé”.

Com relação a permissão para circular com passageiros em pé, o Sintoparn desistiu de esperar pela Câmara dos Vereadores e está realizando uma campanha para o recolhimento de 15 mil assinaturas. “Pretendemos apresentar um projeto de iniciativa popular par vê se com o apoio da população conseguimos esse direito, que os ônibus já possuem”, disse Pedrinho.

Uma das principais reclamações contra os alternativos é a falta de segurança desse sistema. Por ser menor que o ônibus, os passageiros dos opcionais estão mais sujeitos a assaltos. E para acabar com esse problema, o Sintoparn está tentando implantar um sistema de GPS, que vai monitorar toda a rota do veículo. Mas a implantação do GPS esbarrou na burocracia do órgão gestor, que só vai liberar o sistema quando os ônibus também providenciarem.

“Nós estamos apenas esperando a liberação da STTU, já providenciamos tudo que foi solicitado. Mas temos que esperar que os ônibus se adequem também, mas pelo que eu sei não tem nem previsão. As pessoas falam do transporta alternativo, mas nós queremos fazer tudo direitinho, já o Seturn não quer porque com o GPS, a STTU teria o controle de tudo”, alfinetou Pedrinho.Para o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, o sistema de ônibus é diferente. “É tudo em proporções maiores, temos mais veículos, mais gastos. Não é de uma hora para outra que conseguimos resolver tudo”. Ele disse ainda desde que os alternativos começaram a rodar na cidade, os ônibus perderam 20% dos seus passageiros. “E desde 200 o sistema não tem acréscimo na demanda, só nos gastos”.

Um exemplo é a meia passagem e a gratuidade dos idosos, deficientes e portadores de doenças crônicas. Segundo ele, de cada 100 pessoas, 20 não pagam a tarifa e 40 pagam meia passagem. “Ou seja, as outras 40 pessoas é quem acabam pagando, por isso o aumento da tarifa e não porque queremos ganhar mais dos usuários”, disse Augusto.

Questionado sobre a qualidade do sistema de ônibus da cidade, Augusto Maranhão respondeu: “O nosso sistema é de boa qualidade. Tem alguns defeitos, mas a frota é suficiente para transportar toda a população. O que precisamos é de mais velocidade do trânsito”.

Passagem de trem atrai passageiros

Uma opção que está começando a ser utilizada por grande parte dos moradores da Zona Norte, Ceará-Mirim e Extremoz é o trem. Além de ser mais barato, a passagem custa R$0,50, o tempo de duração da viagem é bem menor do que se fosse feita de ônibus.

O ambulante, Jenivaldo Costa, é uma das pessoas que preferem utilizar o trem. “A gente sabe que o trem é velho e não oferece nenhum conforto, mas seu eu for de ônibus também vou em pé. Mas pelo menos eu pago mais barato.Além da tarifa outra coisa atrai o ambulante. “Aqui no trem é todo mundo mais unido. Todo mundo se conhece. Teve até um dia que eu cantei para os passageiros. E também é mais seguro que ônibus porque nenhum malandrinho se atreve a fazer alguma maldade com ninguém aqui dentro, eles não são nem doidos”.

De acordo com dados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), cerca de 12 mil passageiros são transportados diariamente, nas 27 viagens feitas pelas três composições (vagões e locomotiva). O trem está sendo tão utilizado que a companhia está com o projeto de ampliação, para atender cerca de 60 mil pessoas.

“O Projeto de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) está em fase de negociação. A governadora Wilma quer muito executá-lo, mas só poderá fazê-lo se contar com recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já que o projeto inicial está orçado em R$ 130 milhões”, explicou o gerente administrativo da CBTU, Flávio Cordeiro.

Além disso existe um outro projeto, em fase de estudo, que prevê a ampliação para Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Nísia Floresta. Segundo Flávio, ainda não existe um valor para o projeto, mas os primeiros estudos estimam um custo de R$ 400 milhões, já que teriam que ser construídas novas ferrovias.

Ainda tem aqueles que preferem economizar mais ainda e acabam fazendo uso de outro meio de locomoção: a bicicleta.“Para quem mora na Zona Norte a bicicleta é melhor. A gente não gasta nada e ainda chega mais rápido do que quem vai de carro ou de ônibus. O meu patrão sai de casa de 6h30, de carro, e eu de 7h30, de bicicleta. Adivinha quem chega primeiro? Eu é claro.”, disse o ASG Deílson Lemos.

Fonte: Tribuna do Norte
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Los Angeles/EUA


Los Angeles tem a maior agência de transporte público e segundo lugar no país que opera mais de 1.500 ônibus. Tem também um sistema de metrô que pode levá-lo a partir de Downtown Los Angeles para Hollywood em cerca de 12 minutos! LA opera os ônibus públicos e trens dentro de Los Angeles.

LA tem uma das maiores redes de transportes públicos dos estados unidos, incluindo o metrô, o transporte ferroviário de luz, ônibus e ônibus para quase todos os cantos da região metropolitana de Los Angeles.
• Rota A: oeste de Tóquio: Little City
• Rota B: Chinatown da área financeira
• Rota C: Distrito Financeiro de South Park
• Rota D: Union Station de South Park
• Rota E: West City para Fashion District
• Rota F: Distrito Financeiro Parque de Exposições / USC

Sistema de Metrô

Seis sistema rápido, fácil de usar e ambientalmente amigável codificados por cores de metrô, o transporte ferroviário de luz e linhas de trânsito rápido de ônibus oferecem aos visitantes uma forma acessível de obter de um destino para o próximo.

· O Metro Linha Azul (light rail) funciona para o norte e sul, entre Long Beach e Los Angeles.
· O Metro Linha Verde (light rail) funciona para o leste e oeste entre Norwalk e Redondo Beach.
· A linha vermelha do metro (metro) encontra a Linha Azul em LA e fornece serviços através de Downtown, a área de Mid-Wilshire, Hollywood e San Fernando Valley, onde se encontra a Metro Linha Laranja (ônibus de trânsito rápido), que vai de North Hollywood a Warner Center, em Woodland Hills.
· O Metro Purple Line (metrô) é executado entre a Union Station, Wilshire Boulevard e Western Avenue.
· O Metro Gold Line (light rail) se conecta com a Linha Vermelha, na Union Station e corre para Pasadena.

Três tipos de serviço de ônibus estão disponíveis em toda a área da Grande Los Angeles. Com 200 linhas diferentes, ônibus de viagem por toda a cidade para todos os destinos principais, incluindo parques estaduais, atracções e áreas comerciais.

· Local Metro (laranja pintada) faz paradas freqüentes ao longo das ruas principais da cidade.
· Metro Rápida (pintada de vermelho) oferece menos paragens e tempos de viagem acelerada em importantes ruas da cidade, com o uso de transponders especiais que fazem com que sinais de trânsito a favor do ônibus.
· Metro Express (pintada de azul), oferece reduzidas parar de serviço ao longo da cidade freeway os sistemas.

A cidade de Los Angeles Transporte (LADOT) opera atualmente a segunda maior frota de Los Angeles County. LADOT frota de trânsito atende aproximadamente 30 milhões de embarques de passageiros por ano.
DASH Downtown


Seis linhas de ônibus rápido através Downtown partem a cada cinco a 10 minutos 06h30 - seis horas durante a semana ea cada 15 minutos dez horas - cinco horas aos sábados e domingos.
· Route A – Little Tokyo to City West A rota Tóquio - Little City West
· Route B – Chinatown to Financial District Rota B - Chinatown da área financeira
· Route C – Financial District to South Park Rota C - Distrito Financeiro de South Park
· Route D – Union Station to South Park Route D - Union Station de South Park
· Route E – City West to Fashion District E Route - West City para Fashion District
· Route F – Financial District to Exposition Park/USC Rota F - Financial District ao Parque de Exposições / USC

As designações de blocos são divididos por Main Street (leste e oeste) ao sul do centro de Los Angeles e da Rua 1. Ao norte do centro, leste e oeste da rua denominações variam de rua em rua, devido ao seu terreno montanhoso.

Massa de trânsito
O principal regional de transportes públicos é a agência de Los Angeles County Metropolitan Transportation Authority (LACMTA), vulgarmente designado por metrô ou MTA. A agência, que opera ônibus e serviços de metrô tem as médias de 1.600.000 viagens de trânsito por dia da semana, tornando-se a terceira maior agência de trânsito nos Estados Unidos. Outras agências de transporte municipal, em Los Angeles County ( LADOT , Long Beach Trânsito , Montebello Bus Lines , Norwalk Trânsito , Redondo Beach, Santa Monica 's Big Blue Bus , Santa Clarita Transit , Transit Torrance e Foothill Trânsito ) tem um adicional de 405 mil embarques dia útil média .
Em fevereiro de 2008, introduziu uma tarifa LACMTA sistema universal novo chamado "TAP" .
A TAP cartão inteligente permite maior agilidade dos passageiros aos ônibus.
leitores TAP já foram instalados nos ônibus e estações de trem ao lado de máquinas de venda automática de bilhetes.


Ônibus

Os ônibus têm um número estimado de 1.300.000 embarques em dias da semana. Incluindo outras operadoras de ônibus municipal, Los Angeles tem médias 1.700.000 embarques de ônibus por semana, que representam aproximadamente 5,9% dos 29 milhões de viagens diárias originários de Los Angeles County.
LACMTA tem dois ônibus de trânsito rápido de linhas: a Linha Laranja e Silver Line . A Linha Laranja é executado a partir Warner Center / Woodland Hills para o Hollywood North Red Line estação, começou a operar em 29 de outubro de 2005. Para 13 das 14 milhas (23 km) trecho (21 km de sua extensão de 22,5 km), os pés (18 m), 60 ônibus articulados, construídos pela North American Bus Industries e apelidado de Metro Forros, operam em somente corredores de ônibus que seguem uma antiga ferrovia direito de passagem .

A linha prata nova viaja 26 milhas entre El Monte da Estação, em El Monte e Artesia Transit Center perto de Carson .
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Salvador: Ônibus rodaram normalmente na cidade nesta quarta


Os ônibus rodaram normalmente na cidade nesta quarta-feira, 26, depois que o indicativo de greve foi suspenso na terça, 25. A categoria havia divulgado que paralisaria as atividades nesta quarta, se a negociação com os patrões não contemplasse as reivindicações dos trabalhadores.

Rodoviários e empresários entraram em acordo após um dia de negociação e acertaram o reajuste de 6% no salário, além de aumento de 10,7% no tíquete-alimentação, 15% de participação nos lucros e dois domingos de folga no mês. A categoria pedia 15% de reajuste e o patronato oferecia 2,8%. A primeira negociação desta terça aconteceu pela manhã na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), quando não houve avanço, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, Manoel Machado.

Na segunda etapa de conversações, que aconteceu à tarde na Procuradoria do Trabalho, eles fecharam o acordo.Machado diz que não será feita nenhuma manifestação ou paralisação da categoria e se comprometeu a manter a circulação normal dos ônibus.

Fonte: A Tarde
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