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Salvador: Metrô começa a entrar nos trilhos

quinta-feira, 20 de maio de 2010



O secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, técnicos da prefeitura e do Consórcio Metrosal visitaram, na manhã de ontem, as obras do metrô de Salvador, previstas para serem concluídas em setembro.
“Vamos colocar os trens nos trilhos dentro de oito meses”, garantiu o secretário, ressaltando que, após a finalização da parte física das estações, serão iniciados os ajustes dos trens – por mais quatro meses – mas ainda não há previsão de quando o sistema começa a funcionar. A estimativa é que o transporte beneficie cerca de 30 mil pessoas. Na última sexta-feira, o prefeito João Henrique entregou ao presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Hebert Motta, e à diretoria do Consórcio Metrosal uma notificação do Tribunal de Contas da União autorizando a contratação das obras do Pátio Auxiliar de Manobra (PAM) e as chamadas obras de Solo Mole (solos que necessitam de reforço para suportar cargas especiais), orçadas em R$ 13 milhões.
No projeto inicial do metrô, o PAM estava previsto para ser construído após o percurso do sistema (12 quilômetros), na Estação Pirajá. Como o governo federal dividiu a obra em duas etapas, foi necessário fazer novo pedido para a construção da área após os primeiros seis quilômetros, ao final da Estação Norte, na Rótula do Abacaxi. Com a construção destas duas últimas obras desta primeira etapa, a prefeitura garante concluir os 2% restantes das obras civis do metrô, mas o secretário ainda não arrisca uma data para o início do funcionamento do metrô, já que resta uma série de etapas a serem cumpridas.
“Finalizados as obras até o final de setembro, começam as fases de revisão dos trens, montagem, testes operacionais e capacitação dos profissionais, há ainda estudos referentes à avaliação comercial e redimensionamento da frota de ônibus”, destaca Euvaldo Jorge.
Acompanhados pela imprensa, o secretário e os técnicos percorreram os 6 km do metrô, passando por todas as quatro estações – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).
“Está praticamente tudo pronto”, diz o diretor de planejamento da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), José Hamilton Bastos, destacando a necessidade de instalação de duas escadas rolantes e dois elevadores – para deficientes físicos – a cada estação. Para servir a população, foram instalados quatro banheiros em cada estação.
“Quem chegar a Estação de Brotas poderá, através das escadas rolantes, ter acesso à Avenida Bonocô e ao Viaduto das Pitangueiras, nos Gales, outra vantagem é que a Estação da Rótula está acoplada à estação de ônibus”, informou Bastos, demonstrando as facilidades do sistema.
Na chegada da Estação de Brotas, os visitantes foram surpreendidos por uma grande quantidade de lixo, descartado do alto de uma encosta e espalhado por entre os trilhos do metrô. “Estou entrando em contato com a Limpurb agora mesmo para resolver esta questão”, garantiu o secretário.

Fonte: Tribuna da Bahia
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São Paulo: Obra viária em meio a 6 milhões de veículos é paliativo


A cidade de São Paulo está em colapso, e sua capacidade de absorver a frota de automóveis já se esgotou há anos. Ainda assim, cerca de mil novos carros entram em circulação por dia na cidade, o que faz a frota crescer cerca de 15 vezes mais do que a população da cidade! Tal situação é resultado de uma urbanização historicamente voltada para a satisfação dos interesses econômicos da indústria automobilística, dos segmentos de maior renda que preferem o carro ao transporte público - e alimentada por uma cultura política que sempre valorizou as obras viárias como grande trunfo eleitoral. Some-se a isso o total descaso da nossa sociedade com as camadas mais pobres, e o resultado é que ainda hoje os maiores investimentos em transporte - como as novas vias da Marginal do Tietê ou o Rodoanel - são voltados para o carro, e não para o transporte público, embora o uso do automóvel represente apenas 30% das viagens diárias feitas na cidade! Paris, por exemplo, iniciou a construção do seu metrô no final do século 19 e, por isso, constituiu uma cultura urbana voltada para a mobilidade por transporte público, uma solução hoje muito mais adequada aos novos desafios de sustentabilidade ambiental. Aqui, embora tenhamos começado nosso metrô junto com a Cidade do México, no início dos anos 70, hoje temos quatro vezes menos linhas do que eles.

A região do Morumbi não tem do que reclamar, já que para conectá-la melhor ao centro foram construídos um túnel sob o Rio Pinheiros e uma moderníssima ponte estaiada, pelos quais, pasmem, não podem passar ônibus! Mesmo assim, não há milagre que minimize o impacto de 6 milhões de veículos na cidade. Por isso, qualquer lançamento imobiliário vai carregar significativamente o trânsito, e soluções de melhoria viária serão apenas paliativas. A questão não é somente repensar e regular o ritmo de lançamentos imobiliários, em uma cidade em que o mercado atua com grande liberalidade, mas realizar um replanejamento da opção de transporte que São Paulo fez, pensando, a longo prazo, em uma cidade realmente mais justa, e não só voltada para os usuários de automóveis.

Fonte: O Estado de S.Paulo
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São Paulo: Nova passarela traz conforto aos usuários da estação Calmon Viana


A Estação Calmon Viana, por onde circulam os trens das linhas 12-Safira [Brás - Calmon Viana] e 11-Coral [Luz - Estudantes] da CPTM, ganhou uma nova passarela metálica, em substituição à velha estrutura de degraus de madeira, que era o único acesso às plataformas de embarque e desembarque. A nova estrutura já está liberada para utilização, enquanto são realizados os trabalhos de instalação da cobertura e piso emborrachado. Ela conta com três torres que vão acomodar os elevadores e rampas de acesso para deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A substituição da antiga passarela faz parte das obras de reforma e modernização da Estação Calmon Viana, prevista para o segundo semestre desse ano. Além da nova passarela, a estação ganhará uma nova plataforma, a de número 4, além das 3 em operação, o que permitirá acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo, trazendo maior conforto aos usuários.

A novidade ajudará a diminuir o intervalo entre trens, melhorando o fluxo de embarque e desembarque.O projeto também inclui a construção de banheiros públicos [inclusive para pessoas com deficiência], rampas de acesso, novas salas operacionais, além da instalação de um gerador de energia.

As obras de modernização da Estação Calmon Viana fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 23 bilhões até 2011, que irá quadruplicar a extensão da rede com qualidade de metrô, dos 60 km, no início de 2007, para 240 km [sendo 162 km de linhas da CPTM].

Acessibilidade

No final de março, a CPTM entregou as obras de modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. Outras estações do sistema passarão por obras de pequeno, médio e grande porte, adaptação em acessibilidade, readequação e reconstrução. Até 2014, todas as estações da CPTM deverão estar totalmente acessíveis.

Fonte: CPTM
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Sindicato mobiliza paralisação dos coletivos em Taubaté


O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba pode ter paralisações nas empresas de transporte coletivo de Taubaté e em outras cidades do Vale. Os funcionários reivindicam melhorias de salários e benefícios.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores, José Carlos de Souza, no ano passado as empresas tiveram grandes lucros e têm condições de oferecer um salário mais digno para a categoria.

No primeiro encontro entre o sindicato da categoria e a Avetp (Associação das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do Paraíba, foi oferecido 7% de reajuste salarial, 5,49% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 2% de aumento real.

Na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, haverá uma nova reunião das entidades para debater o assunto.

Fonte: Guia Taubaté
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Em teste, BRT circula pela cidade de Cuiabá

Modelo Bi-Articulado de São Paulo

Cuiabá e Várzea Grande começaram ontem a testar o provável modelo de transporte coletivo que deverá agilizar o trânsito das cidades até a Copa de 2014, o Bus Rapid Transit (BRT).

Um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, circulou pelas ruas das cidades com técnicos das prefeituras, representantes da Agecopa e consultores que estão elaborando o novo projeto de mobilidade urbana para Cuiabá.

O modelo utilizado no teste, um veículo Volvo já com motivos pantaneiros, é um dos que provavelmente serão utilizados no sistema BRT caso seja implantando na Grande Cuiabá, como apontou o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Detoni.

A viagem de teste servirá para que os elaboradores do plano de mobilidade avaliem a viabilidade do sistema. “É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pela rota dos principais corredores planejados para a Grande Cuiabá – o primeiro passando pela avenida do CPA e da FEB até o aeroporto de Várzea Grande e o segundo saindo do Centro de Cuiabá até a região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa.

Entretanto, outras vias estiveram no roteiro, que incluiu o bairro Verdão, a avenida Agrícola Paes de Barros, a avenida Miguel Sutil, travessa Tufik Aff, avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Coronel Escolástico.

O BRT é um sistema de transporte coletivo baseado em grandes corredores urbanos. Seguindo o modelo aplicado pioneiramente em Curitiba (PR), tais corredores são construídos em pistas das principais avenidas das cidades e permitem somente a passagem dos ônibus – de grande capacidade e grande velocidade.

A pavimentação conta com reforço de cimento e as plataformas de embarque, onde os passageiros pagam pelos bilhetes, geralmente são construídas nos canteiros centrais. (Com assessoria)

Fonte: Diário de Cuiabá
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Grande Vitória: "Soluções para o transporte público coletivo têm que ser metropolitanas"


Nos últimos dez anos, o transporte individual cresceu 400% no Espírito Santo e essa evolução só demonstra o quanto é fundamental investir para tornar, mais eficiente, o sistema público de transporte coletivo. No caso específico de Vitória é fundamental, ainda, que esta melhoria seja planejada a partir de uma abordagem metropolitana.
A avaliação é do novo secretário municipal de Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, o engenheiro civil, Fábio Ney Damasceno, que tomou posse no cargo em solenidade realizada na última semana, no salão anexo ao gabinete do prefeito João Coser.
Damasceno ressaltou, também, que seu objetivo é dar continuidade à implementação de políticas voltadas para a melhoria da iluminação pública. "Devemos buscar novas tecnologias que garantam eficiência energética", afirmou o novo secretário.

Modernização
Engenheiro civil, com especialização nas áreas de Trânsito e Transporte, Fábio Damasceno lembrou que é preciso garantir da qualidade da operacionalização do sistema viário do município. "Não é admissível que uma via com três pistas tenha uma obstruída por estacionamento irregular. Temos que realizar uma gestão de qualidade ", disse.
Ele acrescentou que um exemplo de modernização na gestão do trânsito da cidade é a implantação dos "semáforos inteligentes", com o início do funcionamento do programação Operação Assistida em Tempo Real, que vai monitorar, a cada segundo, o tráfego e determinar o tempo de permanência dos sinais verdes.

Ao dar posse ao novo secretário, o prefeito João Coser afirmou que a escolha de Damasceno levou em conta a experiência profissional do engenheiro nas áreas de Trânsito e Transporte. Coser chamou a atenção para a importância da gestão democrática, envolvendo vereadores, representantes do movimento social e o do setor privado.
"Nós temos um dos melhores sistema de transporte coletivo do país e esse é um grande desafio, pois precisamos melhorar ainda mais", disse o prefeito.

Fonte: Diário de Vitória
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Blumenau: Obra nos corredores de ônibus é transferida para sexta-feira


As obras de implantação dos corredores de ônibus na rua Sete de Setembro, no Centro, que estavam previstas para iniciar nesta quinta-feira, dia 20, foram transferidas para amanhã, dia 21.

De acordo com o secretario de Obras, Alexandre Brollo, a decisão de mudar a data foi embasada na grande quantidade de veículos que circulava na via pela manhã. "Optamos por começar a obra na sexta-feira, até para não interferir no trânsito que já estava bastante tumultuado, com o fluxo de veículos acima da média na manhã de hoje".

Os trabalhos começam pelo trecho próximo ao terminal da Fonte e seguem em direção a rua Amadeu da Luz. Os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos, pois a pista será interditada conforme as obras forem prosseguindo. Além da reestruturação do pavimento, também será realizada a instalação de concreto nos pontos de parada e arrancada dos ônibus e a implantação de sinalização horizontal. A expectativa é concluir as obras até o final de agosto.

A implantação dos corredores será realizada de modo gradativo nas ruas Sete de Setembro, Avenida Beira-Rio, Avenida Martin Luther, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro. A obra será executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 4,6 milhões.

Corredores de ônibus:

Os corredores de ônibus são vias, exclusivas ou preferenciais, dedicadas à circulação de transportes públicos rodoviários para que haja maior fluidez no tráfego. Com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura planejou a implantação de nove corredores de ônibus na área central do município.

A mudança permitirá que os transportes coletivos tenham uma faixa própria na qual poderão circular com mais velocidade e chegar próximo ao horário esperado pelo usuário, tanto nos pontos de rua quanto nos terminais.

Fonte: JusBrasil
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Termina a greve de motoristas de ônibus em Guarulhos e Arujá, na Grande SP


Os motoristas e cobradores de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, concordaram em voltar ao trabalho na tarde desta quinta-feira. Em uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho, a categoria aceitou a proposta do desembargador e voltará a negociar o reajuste salarial com representantes das seis empresas de ônibus da região.
A paralisação, iniciada na manhã desta quarta-feira, afetou cerca de 1,3 milhão de pessoas. Segundo a categoria, o estado de greve permanece e, caso não haja acordo, uma nova paralisação deve acontecer em uma semana.
Uma reunião entre os trabalhadores e as empresas deve acontecer nesta sexta-feira pela manhã. Os motoristas e cobradores querem 14,1% de aumento salarial. Além disso, eles pedem o aumento do valor do vale-refeição e o fim da dupla jornada de motoristas, que em algumas linhas atuam também como cobradores.

Fonte: O Globo
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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