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Guarulhos: Rodoviários ameaçam entrar em greve geral por tempo indeterminado

quinta-feira, 13 de maio de 2010


A categoria está em Campanha Salarial e reivindica reajuste de 14,10%, mas as empresas só oferecem a reposição da inflação. O aviso de greve foi protocolado na noite de terça, 11.Cerca de 12 mil motoristas e cobradores do transporte coletivo privado da cidade de Guarulhos ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sexta, dia 14.

A decisão foi aprovada em assembleia, realizada na noite de terça, 11, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, em razão da lentidão das empresas de transportes que não avançaram nas reivindicações da Campanha Salarial dos trabalhadores, cuja data-base é 1º de maio.

A categoria está em estado de greve e protocolou aviso de paralisação para as seis empresas da região – que são responsáveis pelo transporte de 1,3 milhão de passageiros diariamente. O documento informa que após o prazo de 72 horas (três dias úteis), contados a partir da entrega do comunicado, ou seja, sexta, dia 14, os rodoviários poderão suspender o trabalho por tempo indeterminado.

Reivindicações

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 14,10% (referente à reposição da inflação calculada pelo INPC-IBGE do período da data-base 1º de maio, 4,56%, e mais 9,12% de aumento real); vale-refeição de R$ 12; a implantação de um piso salarial único; o fim da dupla função (motorista que atua também como cobrador) e do “motorista leve” (que passou de cobrador para motorista, mas ganha salário inferior à função), bem como a jornada 40 horas semanais.

As empresas de transportes, no entanto, só ofereceram a reposição da inflação calculada em 4,56%. Segundo o assessor da Diretoria do Sindicato, Wagner Menezes (o Marrom), se as empresas não avançarem nas reivindicações, os rodoviários vão cruzar os braços por tempo indeterminado.

Fonte: CNTT-CUT
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Salvador: Poluição sonora supera limites impostos por lei e metrô irá piorar a situação


Não bastassem o atraso de dez anos para finalização de apenas 6,5 km de extensão e as denúncias de superfaturamento, as obras do metrô de Salvador não preveem estrutura de isolamento sonoro, o que pode agravar, caso a falha persista, os já elevados níveis de poluição sonora da região da Avenida Bonocô.
O diagnóstico é da arquiteta Débora Barreto, mestre em engenharia ambiental Urbana. Ela fez projeção acústica da área a partir da implementação do metrô. Os estudos apontam para acréscimo de seis decibéis (dB) nos ruídos da avenida, em trechos a menos de 30 metros do equipamento, com os trens rodando. A estudiosa defendeu dissertação de mestrado sobre o tema em 2007.
A projeção foi realizada a partir de medições do metrô de Brasília, cuja emissão de ruído a quatro metros de distância do trem chega a 97 dB. “É a mesma tipologia de implantação da via do metrô de Salvador, portanto, ruídos semelhantes”, explica Débora.
Como referência, Débora usou medição de 2006 do estatístico José de Jesus Araújo, hoje fiscal sonoro da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). À época, o volume sonoro na Av. Bonocô tinha média de 79 dB.
Hoje, inclusive, tende a ser maior. Mesmo assim, 79 dB já é um nível muito acima dos permitidos pela NBR 10.151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 45 dB para ambientes internos e 60 dB para externos. Também extrapolam os limites estabelecidos por lei municipal, uma média de 65 dB.
Níveis sonoros acima de 70 dB aumentam, por exemplo, os riscos de enfarte, provocam alterações do sistema auditivo e perda de 70% dos estágios profundos do sono, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um aumento de seis decibéis, com o metrô, elevaria os níveis de poluição sonora na região para além dos 80 dB. “Acima de 80 dB, com seis horas de exposição direta, a pessoa pode sofrer de problemas auditivos”, pondera o otorrino Paulo Dórea.

Fonte: A Tarde online

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Feira de Santana: Passageiros reivindicam cumprimento de horário dos ônibus


Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana reclamam do atraso em algumas linhas do sistema. Segundo muitos passageiros, os usuários do serviço passam muito tempo no ponto a espera de um ônibus, outros dizem que nunca sabem os horários em que os carros passam.
A passageira Jaci Carla Melo afirma que várias vezes perdeu compromissos por conta desses atrasos. “Já cheguei a ficar uma hora e vinte minutos esperando o ônibus que faz linha para o bairro Nova Esperança e Feira IX. Os ônibus atrasam e, quando passam, estão sempre cheios. Já cheguei atrasada no trabalho e perdi compromissos por causa disso”, relata.

“Já são 17 horas e estou desde 16h25h esperando o ônibus do Aviário. Uma vez passei uma hora no ponto esperando por ele e quando vem está muito cheio. Temos que esperar muito pelo ônibus do Aviário. Já cheguei atrasada várias vezes no trabalho por causa do atraso do carro”, diz Joseleide Figueredo, enfatizando que a empresa responsável pela linha não tem a preocupação de deixar a população informada sobre os horários dos ônibus.

Justificativa

O gerente da empresa de ônibus 18 de Setembro, Rock Gomes, afirma que os atrasos não são significativos e que fatores externos podem colaborar para que eles aconteçam. Ele também alega que a população pode ficar atenta aos horários disponibilizados nos carros e que assim passará menos tempo à espera do transporte. Porém, nossa equipe identificou que o ônibus da empresa 18 de Setembro, placa JRN 8273, que faz a linha Feira X /Terminal Central, não apresenta o mapa de horário no vidro localizado atrás do banco do motorista.

“Às vezes o ônibus pode atrasar por conta das condições do solo, em tempo de chuva isso acontece muito. É claro que devemos levar em consideração a melhoria da pavimentação urbana realizada pela Prefeitura, mas as chuvas podem destruir o solo. Quando o piso fica danificado é mais fácil que um pneu fure ou um carro quebre e até para que outro carro chegue ao local para substituir o quebrado requer um certo tempo”, explica o gerente da empresa.

Fonte: Folha do Estado

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Cresce o serviço de van e mototáxis nas cidades


Vans e mototáxis são os meios de transporte cada vez mais usados nas cidades. É o que aponta a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o levantamento, em 2008, 59,9% dos municípios tinham serviço de transporte de van e 52,7%, de mototáxis. Em 2009, esse índice aumentou para 66,7% e 53,9%, respectivamente. Mesmo entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, o percentual é maior comparando os dois anos – houve um aumento de 3,9 pontos percentuais no serviço de mototáxi e passou de 73% para 80% o transporte por vans nesses municípios.
Percebe-se, porém, uma maior presença no serviço de mototáxi nas cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, onde o percentual chega a 71,8%.
Para Gilberto Almeida dos Santos, presidente da Federação Brasileira dos Motociclistas e Ciclistas Profissionais (Febramoto), o aumento do número de mototaxistas no País vem para suprir problemas de governos e prefeituras. . "A categoria nasceu pela deficiência do transporte de qualidade. Muitas cidades pequenas só têm essa opção de locomoção. E ainda é um transporte mais barato. Sou nordestino e sei que em muitas cidade de lá, as motos estão substituindo o transporte animal".
A profissão de mototaxista foi sancionada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela lei federal, os municípios têm autonomia para regulamentar a profissão de mototaxista. O assunto ainda é polêmico entre os gestores - principalmente nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, prevalece uma lei de 1998 que proíbe o uso de motos para o transporte remunerado de passageiros. No Rio de Janeiro, onde o serviço também é proibido, estima-se que quase 2 mil mototaxistas trabalhem de forma ilegal.
O presidente da Febramoto concorda com a proibição da regulamentação da profissão de mototaxistas em grandes centros urbanos. "Nas cidades pequenas tudo bem. Mas nas cidades grande é muito perigoso. Em São Paulo temos 800 mil motos trafegando. Seriam 1,6 milhão de pessoas em uma condição que hoje é de risco", afirmou Santos.

Fonte: Ultimo Segundo
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Metrô está presente em 15 cidades com mais de 50 mil habitantes


Um estudo divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que apenas 15 cidades brasileiras, todas com mais de 50 mil habitantes, contam com transporte por metrô, do total de 5.565 municípios do país. A pesquisa aponta ainda que, entre 2008 e 2009, houve crescimento no número de cidades com transporte por ônibus intermunicipal, e que só em 29,2% dos municípios brasileiros os critérios de acessibilidade em ônibus são considerados.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) considera dados de 2009. Os números foram obtidos por meio de questionários respondidos pelas prefeituras.

Segundo o IBGE, considerando os tipos de transporte existentes nos municípios, com exceção do transporte coletivo por ônibus, entre 2008 e 2009 cresceu o número de municípios com transporte por barco (de 10,5% para 11,3%), mototáxi (de 52,7% para 53,9%), trem (de 1,5% para 3%) e van (de 59,9% para 66,7%). Houve um decréscimo apenas nos municípios com transporte coletivo por táxi, passando de 81,5%, em 2008, para 80,8%, em 2009. O percentual de municípios com transporte por metrô se manteve o mesmo: 0,3%.

Do total de municípios brasileiros, o transporte por barco tem grande relevância na Região Norte, de acordo com a pesquisa, por se tratar de uma região onde o transporte fluvial se faz muito presente.

No caso do metrô, o serviço está presente apenas nos municípios com mais de 50 mil habitantes, por se tratar de um transporte de massa, que precisa de um volume de investimento grande e com retornos financeiros de longo prazo.

Ainda de acordo com o IBGE, no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal o metrô é subterrâneo em grande parte de seu percurso. Nos demais municípios, apenas de superfície.
Fonte: G1, em São Paulo
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Maceió: SMTT informa mudanças de horário de ônibus


A SMTT informa aos cidadãos maceioenses que a linha 072 – Gama Lins/Centro -via Colina/João Sampaio/Sanatório será substituída aos sábados, domingos e feriados pela linha 813- Int. Gama Lins/Colina dos Eucaliptos/Ceasa.

  • Horários:
    Sábados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
    Domingos e feriados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
Fonte: O Jornal
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Aumento nas tarifas de ônibus de Bauru, valerá a partir de 12 de junho


O aumento médio de 5% na tarifa de ônibus em Bauru valerá a partir do dia 12 de junho. Nesta quinta, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) publica decreto no diário oficial da cidade autorizando o reajuste para as três empresas que exploram o sistema.
O maior acréscimo será para o pagamento de tarifa escolar integrada, que dá direito a usar dois ônibus. A tarifa passará de R$ 1,84 para R$ 1,95 (5,98%) mais cara. A passagem escolar sem integração era R$ 1,50 e vai para R$ 1,58.
A tarifa básica no cartão vai de R$ 2 para R$ 2,10. Em dinheiro, no ônibus, a passagem única vai de R$ 2,15 para R$ 2,25. A tarifa integrada normal valerá a partir do dia 12 de junho R$ 2,60, contra R$ 2,46 cobrados atualmente.
No mesmo decreto do aumento – que é anual –, o prefeito concede alguns benefícios para os usuários do sistema de ônibus. A grande novidade é a concessão do desconto de 25% no passe escolar para estudantes de até 25 anos. Atualmente, tal benefício só vale para menores de 18 anos.
Outro benefício é bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários com mais procura aos usuários com cartões cadastrados. Tal desconto só será possível para usuários do cartão fornecido pelas empresas. Esse bônus será permitido de segunda a sábado, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30.
O benefício não contempla domingos e feriados e o passe escolar.

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BH: Futebol, Inimigo Nº 01 do Transporte Público - Vândalos depredam 34 ônibus após jogo no Mineirão

A derrota do Cruzeiro para o São Paulo na primeira partida das quartas de final da Libertadores, nessa quarta-feira no Mineirão, terminou com 34 ônibus depredados, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH).
Deste total, sete são da frota destinada pela BHTrans para transporte especial de torcedores. O prejuízo médio por veículo é de R$ 700. A maioria dos ataques ocorreu no Anel Rodoviário, nas avenidas Pedro II, Antônio Carlos e rua José Clemente, no bairro Floramar.
As linhas mais atingidas foram 8350 (Estação Barreiro/Estação São Gabriel), 330 (Estação Barreiro/Independência), 2004 (Bandeirantes/Pilar), 3503 (Santa Terezinha/São Gabriel), 2214 (Floramar), 8501 (Maria Gorett/Engenho Nogueira), 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro), 4405 (Coqueiros) e 601 (Nova York/Juliana).

Fonte: Uai Minas

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