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quarta-feira, 5 de maio de 2010Postado por Meu Transporte às 17:47 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Fortaleza: Fiscalização da SMTT apreende dois ônibus

De acordo com o Superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, os dois veículos encontram-se no pátio da SMTT, autuados e apreendidos passarão por uma rigorosa vistoria. "Os veículos só serão liberados mediante pagamento de todas as multas pendentes de transporte e de trânsito. A fiscalização constatou o total de 17 infrações nos dois ônibus apreendidos, podendo acarretar multa superior 2000 reais por veículo, caso outras irregularidades sejam identificadas", informa o Superintendente.
Segundo o Diretor de Trânsito da SMTT, Major Paiva, os ônibus quebraram em importantes corredores de tráfego. "A nossa equipe fez a autuação de trânsito, considerada gravíssima. Um veículo ao quebrar deve ser imediatamente retirado da via e levado para a garagem da empresa a qual pertence. O que eles fizeram foi tentar efetuar o conserto em via pública, o que causou o caos no trânsito das localidades. Continuaremos atentos para garantir o respeito ao cidadão", explica o Diretor de Trânsito da SMTT, Major Paiva.
Postado por Meu Transporte às 17:44 0 comentários
Marcadores: Ceára
Alunos trocam veículo particular por transporte coletivo e abrem discussão sobre mobilidade urbana

A turma foi dividida em equipes que serão responsáveis por fotografar, filmar, cronometrar o tempo do percurso e o tempo de espera do ônibus. Em paralelo será aplicado um questionário buscando traçar um perfil sócio-econômico dos usuários, o tempo de espera e trajeto (bairro/centro; centro/bairro), a qualidade dos serviços, entre outros. Em outra ocasião, também será feita uma visita a STTP para coletar informações sobre o transporte público tais como: número de usuários, rotas, número de veículos, tempo de trajeto e o cálculo tarifário.
De acordo com a professora da disciplina, Laudicéia Araújo, é nítido que a mobilidade urbana, no que diz respeito ao trânsito tem se tornado um grave problema tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades de porte médio. Segundo ela, vários estudos apontam que o transporte público seria uma das alternativas viáveis para solucionar estes problemas, mas para isso é necessário primeiro uma conscientização das pessoas para utilizarem o transporte coletivo e uma melhoria na qualidade desses serviços.
“ A ida de ônibus para a faculdade é apenas uma etapa do trabalho, já que depois será feito um seminário aberto para a comunidade acadêmica e a sociedade para apresentar os resultados do trabalho, convidando os representantes dos órgãos públicos (STTP, SEPLAM) para debaterem junto com os alunos as conclusões do trabalho realizado,” concluiu.
Aulas de campo como essa fazem parte da política pedagógica da Facisa, que incentivo os alunos a vivenciarem na prática os temas que são discutidos em sala de aula, fazendo com que eles se defrontem com a realidade que irão enfrentar enquanto profissionais.
Postado por Meu Transporte às 17:28 0 comentários
Marcadores: Paraíba
São Paulo: Marginal Tietê terá faixa para ônibus

As placas informando a inclusão da faixa destinada ao transporte coletivo já estão instaladas em alguns trechos da marginal, mas os motoristas ouvidos pela reportagem parecem desconhecer o real significado delas.
De acordo com a SPTrans, os motoristas de veículos particulares podem utilizar a faixa preferencial, mas o que se espera com a demarcação é que os condutores tenham bom senso e só utilizem a faixa da direita da pista local para fazer a conversão ou onde houver interseção com outra via, deixando o espaço para os ônibus.
“Nem vi a placa indicando a faixa preferencial. E olha que passo aqui de duas vezes por dia”, disse a representante comercial Elisete Serrano, de 56 anos.
- NÚMEROS - Por dia, transitam pela Marginal do Tietê ao menos 54 linhas de ônibus municipais e 83 linhas intermunicipais, transportando 370 mil passageiros. A via também recebe uma grande quantidade de fretados diariamente. Nos trechos mais carregados da marginal, entre a Via Dutra e Ponte das Bandeiras, estima-se que transitem 250 ônibus por hora.
A vendedora Marcela Taira, de 26 anos, repetiu o discurso dos outros motoristas e disse que não percebeu a existência das novas sinalizações. “Nunca reparei”, afirmou ela, que também dirige mais de uma vez por dia na via.
Apesar de reconhecer que a população tende a desrespeitar inicialmente a faixa preferencial, o representante comercial Carlos Cunha, de 47 anos, avalia que a medida beneficiará o trânsito. “Todos temos que contribuir para um trânsito melhor. O grande problema é fazer a população respeitar a nova medida”, disse.
Quando anunciou a intenção de criar a faixa preferencial, em março de 2009, a Secretaria Municipal de Transportes justificou a medida como forma de tornar a viagem de ônibus mais rápida.
EDUCAÇÃO - Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta Filho, a educação no trânsito é uma tarefa considerada difícil. Malta, que também é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), avalia que as pessoas só costumam seguir determinações se forem multadas. “A educação vinda pelo bolso é muito mais fácil.”
A nova pista central da marginal ajudou a reduzir em 44% o índice de lentidão na via, segundo medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com a diminuição nos congestionamentos, a CET estima que 30 mil carros voltaram a usar a via.
- QUEM TRAFEGAR PELO ESPAÇO NÃO SERÁ MULTADO - A faixa preferencial é destinada aos ônibus, mas quem trafegar por essa pista não será autuado. Já as faixas exclusivas, os corredores de ônibus espalhados pela cidade, são exclusivas dos ônibus ou táxis, que têm permissão para usá-los só com passageiro. Os corredores podem ser instalados na mão contrária à da via, o que não ocorre com as preferenciais.
Postado por Meu Transporte às 13:31 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Ônibus não faz integração e usuário paga mais

EMTU prevê devolução de dinheiro
Eles reclamam que, nas nove linhas que operam entre a capital e o município, o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) não faz a integração entre o ônibus local de São Paulo e o intermunicipal. Com isso, em vez de pagar a primeira passagem inteira (R$ 2,65) e, na segunda, somente a diferença de preço (R$ 0,30 quando a passagem custa R$ 2,95), voltam a pagar o valor completo.
"Eu perdi R$ 40 e só percebi quando o BOM não passou mais", disse a operadora de telemarketing Maria dos Santos, 60 anos, de Guarulhos.
Um fiscal da empresa Vila Galvão, que não quis se identificar, afirmou que isso ocorre porque a catraca tem um sistema que indica "ida" ou "volta" do coletivo. Para ter direito à integração, e a pagar menos, o passageiro deve passar o BOM em duas catracas com a mesma indicação.
Postado por Meu Transporte às 13:25 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Manaus: Acordo feito no MPT suspende a greve

Postado por Meu Transporte às 07:41 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Etufor: saída é priorizar os corredores

Postado por Meu Transporte às 07:37 0 comentários
Marcadores: Ceára
São Paulo: Abertas inscrições para 51 vagas de aluno aprendiz da CPTM

Postado por Meu Transporte às 01:37 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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