Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Etufor: saída é priorizar os corredores

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recorre a uma história de família para explicar o problema do transporte em Fortaleza. ``Meu avô morava às margens do Rio Acaraú. Ele nunca saiu de lá. Meu pai veio pra cá e começou a trabalhar na rua 25 de março, no Centro. Ia caminhando para o trabalho. Hoje as pessoas moram distante do trabalho, os filhos estudam longe, há toda uma necessidade de mobilidade." Segundo Gondim, a explicação para o caos no sistema de transporte é simples: "As vias da cidade não estão preparadas para o crescimento de veículos.

O metrô de Fortaleza deveria estar operando desde 2005. Houve um atraso desde a década de 1990. Estamos pagando esse preço hoje". Por fim, como desafio, vem a questão da disciplina na organização da rede de transportes. "Nós temos que tirar os veículos particulares das ruas. E temos que priorizar os corredores para os ônibus. Do que adianta colocar mais ônibus na Santos Dumont às 18 horas?``, questiona.

De acordo com o presidente, mesmo que Fortaleza venha mantendo uma das menores tarifas de ônibus do País, uma larga faixa da população ainda permanece impossibilitada de usar os ônibus no seu deslocamento diário. Dados da Etufor mostram que somente 15% das classes D e E, que representam quase 50% da população da Capital, são usuários de ônibus.

Entre 2004 e 2008, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte urbano. Nesse período, a tarifa manteve-se ao custo de R$ 1,60. Em 2008, Fortaleza registrou 308.408 pagantes. No ano seguinte, com o aumento da passagem de ônibus para R$ 1,80, esse contingente diminuiu para 302.147.

Fonte: O Povo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960