Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Licitação de ônibus: especialista critica modelo da Prefeitura do Rio

segunda-feira, 3 de maio de 2010


A proposta de licitação das linhas de ônibus do Rio não agradou muito a ex-secretários e especialistas em transporte. Segundo eles, a prefeitura teria aberto mão de parte da responsabilidade de gestão do sistema ao aceitar propostas técnicas elaboradas pelas empresas.
Para o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, titular da pasta de Transportes de 2001 a 2002, o governo deveria apontar os intervalos, as origens e destinos das linhas.
— Alguns parâmetros têm de ser definidos, como intervalos e a garantia de ônibus noturnos. Com isso, temos a frota mínima para operação. Mas não definir as linhas com origem e destino é um complicador. Sem isso, surge um vazio porque todo mundo fará percursos apenas onde há mais demandas. E tem que usar o GPS para controlar toda a frota, se percorre os pontos, sua velocidade e se respeita o itinerário — diz.
Ex-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, o engenheiro José Guerra lamenta a falta de um projeto executivo:
— A prefeitura abre mão disso, mas não do poder de veto. Hoje, ela não tem condições de exercer suas competências todas e abre mão parte de uma delas. Mas isso não significa uma rede que não atenda a população.

Fonte: Extra online
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Verba para o BRT prorroga a novela do metrô de BH


O acordo para a instalação das linhas do BRT em Belo Horizonte reforça uma antiga pergunta ainda sem resposta: quando as linhas 2 e 3 do metrô sairão do papel? A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que os projetos básicos de ambos os ramais, que tratam de questões como a sondagem do solo, devem ficar prontos em meados de 2011.

Esse estudo é que dará suporte para a elaboração do projeto-executivo, que conterá uma estimativa para a ampliação do trem metropolitano. Mas o governo federal ainda não sabe quando a ampliação ocorrerá.

A morosidade do governo levou o Senado Federal a aprovar ontem requerimento para que o ministro das Cidades, Márcio Fortes, esclareça aos parlamentares a situação das linhas 2 e 3 do metrô. Os senadores querem respostas objetivas para as seguintes questões: qual a previsão de aporte nesses ramais; qual a dotação prevista para ambos nas duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); quais os trechos já concluídos da linha 2; por que motivo parte dela está paralisada; e qual a situação das desapropriações previstas para a construção do mesmo ramal.

O senador tucano Eduardo Azeredo, signatário do requerimento apresentado pelo colega Flexa Ribeiro (PSDB-BA), lamentou o descaso da União com a ampliação do trem metropolitano de BH: “As obras se arrastam há quase três décadas”.

O Ministério das Cidades informou que Márcio Fortes responderá as perguntas dos parlamentares “dentro do prazo legal”. A pasta acrescentou que o PAC 2 terá R$ 18 bilhões para a mobilidade urbana em todo o país, mas não soube explicar quanto será destinado ao metrô da capital, pois o órgão ainda discutirá o assunto com governadores e prefeitos.

Fonte: Uai - Minas
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Metrô de Fortaleza iniciará testes em setembro


A Linha Sul do Metrô de Fortaleza deve começar a operar, em fase de testes, até o dia 15 de setembro no trecho entre as estações de Carlito Benevides (antiga Vila das Flores) e Aracapé. Os dois primeiros trens, de um conjunto de 20 comprados da empresa italiana Ansaldo Breda SPA, chegarão ao Ceará no fim de agosto. O valor do investimento na compra dos trens é de R$ 240 milhões.
A previsão da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos é que até o dia 31 de dezembro, os testes com os novos trens se estendam até a Estação da Parangaba. No primeiro semestre de 2011, a operação seguirá até Estação de São Benedito. E até o fim do ano, o serviço estará funcionando até a Estação Central Xico da Silva, ou seja, em todos os 24 quilômetros da Linha Sul.
Os trens são movidos a tração elétrica, com capacidade de transporte de 976 passageiros (sentados e em pé) cada, climatizados com ar-condicionado, dotados de comunicação sonora e visual, interna e externa, para orientação dos usuários. O equipamento deve operar em velocidade média de 60 km/h.
O Metrô vai atender a população da Região Metropolitana, principalmente dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, onde estão concentrados dois terços da demanda de transporte público de passageiros da Região. Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

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Expo Xangai apresenta táxis e ônibus elétricos para reduzir consumo de combustível

A Exposição Mundial de Xangai, na China, foi aberta ao público com enormes filas e boas ideias para tornar as cidades menos poluídas e mais agradáveis de se viver. A reportagem é do enviado especial Roberto Kovalick.
"Bem-vindo a Xangai, bem-vindo à Expo", diz a turma responsável por organizar as multidões. Eles mesmos são uma multidão: 100 mil voluntários, mais do que um Maracanã lotado.
E no primeiro dia, eles já tinham muita fila para organizar. Era preciso ter paciência chinesa para esperar até três horas no sol para conhecer os pavilhões gigantescos. O da Arábia Saudita é o mais caro de todos e tem palmeiras trazidas do Oriente Médio.
Os projetos e tecnologias apresentados na Expo prometem transformar as cidades em lugares melhores para se viver. E também mais divertidos.
Xangai é uma das cidades mais poluídas do mundo, mas os projetos da exposição criam uma espécie de ilha futurista e sustentável. A arquitetura dos prédios e monumentos tem sempre uma função, além de impressionar os visitantes. Enormes cones servem para recolher a água da chuva, que depois será usada para regar os jardins e lavar as ruas.
Muitas novidades tecnológicas apresentadas na Expo têm o objetivo de reduzir o consumo de combustível e de poluição sem diminuir o conforto. Os ônibus que circulam por lá são 100% elétricos. Não usam gasolina ou óleo diesel. Quando param no ponto, aproveitam para recarregar as baterias. É a ecologia, sem perda de tempo.
O sistema é semelhante ao dos trens. Ao chegar no ponto, eles se ligam aos cabos de energia, enquanto os passageiros embarcam e desembarcam. É uma carga rápida para reforçar as baterias, que são totalmente recarregadas à noite, quando o ônibus está parado.
Os táxis também funcionam com energia elétrica. Se a proposta da Expo pegar, cano de descarga - daqui a algum tempo - será coisa do passado.
Fonte: G1
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Blumenau: Cartão Siga cadastra estudantes


O Consórcio Siga começa hoje o cadastramento dos estudantes que utilizam o transporte coletivo como parte do processo de implantação da bilhetagem eletrônica, iniciado em julho de 2007. A expectativa é que, até março, cerca de 20 mil estudantes se cadastrem.

No caso dos alunos, o cartão irá substituir a carteirinha de estudante que, junto da ficha de ônibus, era apresentada aos cobradores.Para solicitar o cartão, o estudante pode fazer um pré-cadastro pela internet, através do site http://www.cartaosiga.com.br/, onde irá inserir dados pessoais.

O cadastramento no site, no entanto, não é obrigatório, sendo utilizado somente para agendar o atendimento na Central Siga, localizada no Shopping Neumarkt, para onde o estudante deve se dirigir para receber o cartão.Após a apresentação dos documentos exigidos, como atestado de matrícula e certidão de nascimento, o estudante tira uma foto e faz o registro de sua impressão digital, que constará do cartão, entregue na hora, mediante pagamento de R$ 3.

Segundo o coordenador da bilhetagem eletrônica, Marco Adriano Littig, a expectativa é que até o começo das aulas nas redes estadual e municipal, dia 11 de fevereiro, o cartão já possa ser utilizado no transporte coletivo.

- Os aparelhos e o próprio sistema de bilhetagem eletrônica já foram testados e estão aprovados. Estamos fazendo agora o treinamento de cobradores e motoristas, que deve durar cerca de duas semanas. Somente depois disso, iremos liberar a venda de créditos e a utilização do cartão, tanto para trabalhadores, estudantes e outros usuários - explica Littig.

Futuramente, as recargas de créditos para estudantes poderão ser feitas nos terminais, na Central Siga ou pela internet. A liberação da compra de créditos e a substituição das fichinhas de ônibus pelo cartão devem ser anunciadas oficialmente nas próximas semanas. Até o momento, cerca de 30 mil trabalhadores já foram cadastrados.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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BNDES vai financiar R$ 766 mi para Metrô de São Paulo


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 766 milhões à Companhia do Metropolitano de São Paulo para a expansão da rede metroviária da cidade de São Paulo, segundo nota divulgada hoje pelo banco. "Trata-se de um dos maiores financiamentos aprovados pelo banco para o setor de transporte público urbano" diz a nota. O financiamento do BNDES corresponde a 13% do investimento total do projeto, de R$ 6 bilhões. Outros recursos para o projeto virão, segundo a nota, do Banco Mundial (Bird) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de contrapartida do Estado de São Paulo.
O projeto prevê expandir a Linha 5 do Metrô-SP em 11,5 quilômetros, ligando a Estação Largo Treze de Maio da Linha 5 (lilás) à Estação Chácara Klabin da Linha 2 (verde), nos bairros de Santo Amaro e Vila Mariana. Ainda de acordo com a nota do BNDES, a expansão visa atender à demanda por transporte público entre a zona sul da região metropolitana de São Paulo e a rede de linhas de metrô em operação. Para isso, o Estado de São Paulo prevê concluir a obra de ligação entre as duas estações até 2013. O projeto, de acordo com o banco, vai gerar cerca de 10 mil empregos diretos durante a fase de implantação, além de mais de 11 mil empregos indiretos nas fases de implantação e operação.

Fonte: ISTO É
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População continua a sofrer efeitos da paralisação de ônibus em Manaus


Com a continuação da greve dos transportes, iniciada na última sexta-feira (30), o domingo (2) foi de transtornos ao manauara que precisou pegar ônibus. Paradas lotadas, longas filas e demoras marcaram o dia.

No Terminal 3, localizado na Cidade Nova, na Zona Norte, passageiros esperavam os coletivos sentados na sarjeta. A movimentação no local era intensa. Por outro lado, em outras localidades, como no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul, o que se via eram paradas isoladas, sinal de que os usuários preferiram ficar em casa a ter que depender dos poucos ônibus que circularam na cidade.

Para reduzir o sofrimento dos passageiros, além dos Executivos, a reportagem verificou vários Alternativos fazendo transportes em áreas como a avenida André Araújo, também no Aleixo.Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Amazonas, as empresas estão cumprindo a determinação judicial, que permite um número mínimo da frota nas ruas.

Amanhã (3), mais da metade dos ônibus deverão ficar nas garagens. Na empresa Vitória Régia, na Bola do São José, Zona Leste, rodoviários prometem realizar um movimento às 4h da manhã. De acordo com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), uma nova rodada de negociação com a categoria será feita nesta segunda-feira.

Ele afirmou que o sindicato patronal está oferecendo 4,67% de reajuste, mas os rodoviários querem 10% de aumento.A Polícia Militar vai destinar mil homens às ruas para evitar confusões e quebra-quebra, a exemplo do que ocorreu na sexta-feira, no Centro de Manaus.

Fonte: Portalamazonia
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Transporte com mudanças iniciam nesta segunda em Cascavel


Aquilo que todo cascavelense vive na prática - seja ao entrar em um dos lotados ônibus do transporte coletivo, seja ao enfrentar dificuldades para andar de carro no Centro da cidade - foi sistematizado por uma empresa especializada e transformada em um estudo do transporte e do trânsito na cidade.

O trabalho foi iniciado há seis meses e custou R$ 118 mil, o relatório final foi entregue na última semana à Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito). Além de diagnosticar os problemas, o material propõe soluções a serem implantadas a curto, médio e longo prazo. “Nós agora estamos analisando todas as propostas que foram feitas para verificar se precisamos de mais alguma medida. Em seguida vamos organizar uma apresentação pública, onde vamos detalhar o que foi percebido nestes estudos e quais mudanças vão guiar nossas ações a partir de agora”, comentou o presidente da Cettrans, Jorge Lange. Esta apresentação deve ocorrer ainda durante o mês de maio e vai mostrar sugestões de mudanças “radicais”, que, no entanto, precisam de muito dinheiro para efetiva execução. Algumas propostas só devem ser colocadas em prática num prazo de dez ou quinze anos.

Por outro lado, ações mais simples têm início imediato. Algumas linhas do transporte coletivo, por exemplo, passam a contar com um carro a mais já a partir de amanhã (3). É o caso da linha que atende o Bairro Presidente e também a Paulo Godoy. “Baseado na contagem de passageiros percebemos que estas linhas precisavam urgentemente de mais um veículo. No caso do Paulo Godoy a linha vai ser ‘separada’ do trajeto que vai até a FAG, e haverá um ônibus extra. Assim como estas, em breve teremos outras mudanças para o transporte coletivo.

Quanto o estudo foi iniciado, ainda em outubro do ano passado, a promessa era de que as ações começariam mesmo durante os estudos, e que já seria possível perceber melhorar no transporte público mesmo antes do fim dos trabalhos.

O objetivo do estudo é sugerir soluções para modernizar e racionalizar o transporte coletivo e o trânsito. A empresa que venceu a licitação foi a Logitrans (Logística, Engenharia e Transportes Ltda.), que tem sede em Curitiba, mas já realizou trabalhos semelhantes ao que está sendo feito em Cascavel em diversas cidades do país, entre elas Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Maringá, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba no Paraná, além de Volta Redonda no Rio de Janeiro e Santos, no estado de São Paulo.

Linha metropolitana

Os usuários das linhas de transporte metropolitano que vão para região têm o que comemorar. Finalmente, as quatro empresas que operam as sete linhas que ligam Cascavel a cidades próximas cumpriram sua obrigação de colocar os abrigos.

O primeiro ponto a receber a benfeitoria é justamente um dos que possui mais movimento, próximo ao terminal leste em Cascavel. Neste local a demanda é tão grande que apenas um ponto convencional não seria suficiente, então está sendo colocado um ponto semelhante ao modelo que é utilizado hoje na Praça Wilson Joffre. A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) aproveitou para modificar um pouco o local desta parada. “O ponto está sendo construído cerca de 50 metros mais à frente, a mudança foi feita para facilitar o acesso dos passageiros ao Terminal Leste e também por uma questão de segurança, pois antes a parada ficava muito perto de uma curva e de um contorno, a manobra do ônibus para pegar os passageiros era perigosa”, comentou o presidente da Cettrans Jorge Lange.

Eduardo Gonçalves sempre vai para Corbélia e comemora a mudança. “Fazia falta um ponto aqui, no dia que chove principalmente, sempre tem muita gente, o ônibus demora e não tem onde se esconder”, afirma.

Além deste, serão 13 abrigos simples em diversos pontos da cidade, que poderão ser identificados pela base grafite com cobertura laranja. Boa parte está pronta e devem ser instalados nos próximos dias. “Era sempre uma reivindicação dos usuários, que foi levantada e mostrada diversas vezes pela Gazeta do Paraná e esta pressão fez com que o investimento acontecesse”, comenta Lange. A colocação dos abrigos só não aconteceu antes porque uma das quatro empresas se negava a pagar a sua parte e o Ministério Público chegou a interferir. As empresas exploram há décadas as linhas para os municípios de Toledo, Guaraniaçu, Campo Bonito, Santa Tereza, Corbélia, Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida o investimento de cada uma para custear todos os abrigos foi de R$ 5,5 mil, totalizando R$ 22 mil.

Fonte: CGN Notícias

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