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Verba para o BRT prorroga a novela do metrô de BH

segunda-feira, 3 de maio de 2010


O acordo para a instalação das linhas do BRT em Belo Horizonte reforça uma antiga pergunta ainda sem resposta: quando as linhas 2 e 3 do metrô sairão do papel? A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que os projetos básicos de ambos os ramais, que tratam de questões como a sondagem do solo, devem ficar prontos em meados de 2011.

Esse estudo é que dará suporte para a elaboração do projeto-executivo, que conterá uma estimativa para a ampliação do trem metropolitano. Mas o governo federal ainda não sabe quando a ampliação ocorrerá.

A morosidade do governo levou o Senado Federal a aprovar ontem requerimento para que o ministro das Cidades, Márcio Fortes, esclareça aos parlamentares a situação das linhas 2 e 3 do metrô. Os senadores querem respostas objetivas para as seguintes questões: qual a previsão de aporte nesses ramais; qual a dotação prevista para ambos nas duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); quais os trechos já concluídos da linha 2; por que motivo parte dela está paralisada; e qual a situação das desapropriações previstas para a construção do mesmo ramal.

O senador tucano Eduardo Azeredo, signatário do requerimento apresentado pelo colega Flexa Ribeiro (PSDB-BA), lamentou o descaso da União com a ampliação do trem metropolitano de BH: “As obras se arrastam há quase três décadas”.

O Ministério das Cidades informou que Márcio Fortes responderá as perguntas dos parlamentares “dentro do prazo legal”. A pasta acrescentou que o PAC 2 terá R$ 18 bilhões para a mobilidade urbana em todo o país, mas não soube explicar quanto será destinado ao metrô da capital, pois o órgão ainda discutirá o assunto com governadores e prefeitos.

Fonte: Uai - Minas

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