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Sorocaba terá faixas exclusivas para ônibus

sexta-feira, 30 de abril de 2010


Sorocaba vai ganhar em breve, em data ainda não definida, faixas exclusivas para ônibus nos principais corredores da cidade. Inicialmente, dois deles já foram identificados, em estudo iniciado pela Urbes - Trânsito e Transporte e que deve ser concluído até o final deste ano. O primeiro funcionaria nas ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo, na região da Além Linha e o outro nas avenidas Armando Pannunzio e General Carneiro, na região do Cerrado.

A idéia do projeto é desafogar o trânsito da cidade e ainda tornar mais rápido e eficiente o sistema do transporte público. Entretanto, o município já teve uma experiência frustrada de implantação de faixas direcionadas aos coletivos na década de 80 e que não deu certo justamente porque as vias da cidade são antigas e muito estreitas.

O presidente da Urbes -Trânsito e Transporte, Renato Gianolla, citou que um projeto vai identificar, analisando a frequência de ônibus nos principais corredores, quais serão os pontos em que há a real necessidade de implantação das faixas exclusivas de ônibus. Outro aspecto a ser apontado pelo estudo será o tipo de faixa utilizada, tendo em vista que neste caso você prioriza o tráfego de ônibus e restringe aos outros tipos de veículos. “Você precisa tomar muito cuidado para que esta restrição seja aceita, bem informada e para que não haja nenhum trauma. De repente você restringe e não aparece o ônibus ou em 10 minutos aparecem três seguidos. É necessário saber a frequência real, que é diferente da teórica”, explicou.
O projeto, que vai identificar todos estes aspectos, realizados pelos próprios funcionários da empresa, não demandando maiores investimentos, segundo a Urbes, será encaminhado depois ao prefeito Vitor Lippi (PSDB). O presidente Renato Gianolla descartou a implantação de corredores de ônibus neste primeiro momento, diante de uma maior segregação. Para ele, as faixas ainda possibilitam que os veículos adentrem para fazer uma curva ou mesmo sejam utilizadas em períodos ociosos como nos finais de semana, feriados e durante o final da noite até de madrugada. “Mais ou menos como acontece em São Paulo, que alguns pontos tem faixas exclusivas no fluxo ou no contrafluxo. Futuramente pensaremos nos corredores, que segregam e precisam de uma demanda bem maior”.

Motoristas
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região (Sinttrans), Francisco França, disse que a implantação de faixas exclusivas para os ônibus é fundamental para agilizar o transporte coletivo e vai diminuir a quantidade de outros tipos de veículos nas ruas de Sorocaba. Para França, as pessoas optam por trabalhar de carro porque, sem as faixas, os ônibus dividem o trânsito com os outros veículos. “Se os corredores forem viabilizados, isso melhora a qualidade do transporte e deve atrair mais usuários, diminuindo os congestionamentos. Espero apenas que saia do papel e aconteça, já que até hoje não existe corredor em nenhuma avenida da cidade”.
França citou que os problemas maiores estão nas proximidades do Centro, como ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo e também nos principais corredores como avenidas Ipanema, Itavuvu e São Paulo.
O comerciante da avenida Armando Pannunzio, Edson Buccini, acredita que a proposta da Urbes é boa, no entanto, assim como ocorreu na década de 80, teme por sua aplicação. Ele citou que a malha viária de Sorocaba é muito antiga, e que, no passado não houve preocupação com planejamento. “O problema é que as ruas e avenidas são muito estreitas e não tem como você colocar faixa para os ônibus”.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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Curitiba é modelo em projeto mundial de prevenção a lesões no trânsito


Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos ministérios da Saúde e da Justiça, da Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional Antidrogas apresentaram nesta quinta-feira (29) em Curitiba o Projeto Mundial de Prevenção de Lesões no Trânsito e de Segurança Viária.

A apresentação foi feita no auditório da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A."Curitiba é modelo no Brasil em ações preventivas, políticas integradas de circulação e transporte, fiscalização, atendimento a vítimas no trânsito e segurança viária", disse a representante do Ministério da Saúde Marta Silva.

Marta Silva disse que o projeto de prevenção de lesões, que tem apoio da Fundação Bloomberg, dos Estados Unidos, visa reduzir ao máximo as mortes provocadas pelo trânsito, com adoção de medidas de segurança viária a longo prazo - entre 2011 e 2020.

"Curitiba é a precursora na busca de boas idéias nos mais diversos campos do planejamento urbano e em alternativas preventivas para um trânsito e um transporte público mais seguros, reduzindo os riscos da mortalidade, que são crescentes no mundo", disse o presidente da Urbs, Marcos Isfer, ao abrir a reunião.

Participaram do encontro as secretárias municipais da Saúde, Eliana Chomatas, e da Educação, Eleonora Bonato Fruet, o secretário municipal Antidrogas, Nazir Abdala Chaim, e representantes do Detran/PR, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, e da Polícia Rodoviária Federal.

Isfer disse que medidas preventivas no trânsito são o principal instrumento utilizado em Curitiba desde os anos 1970, quando a cidade ganhou sua atual conformação graças à infra-estrutura desenhada pelo Plano Diretor, originalmente implantado a partir de 1966.

Marcos Isfer disse ainda que Curitiba é uma das cinco cidades brasileiras que participa do projeto mundial, ao lado de Palmas (TO), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Belo Horizonte (MG).

O presidente da Urbs disse que os problemas de trânsito urbano não podem ser tratados isoladamente, e sim, de forma integrada com outros órgãos municipais, estaduais e federais, por se tratar de um problema de saúde pública.

Números - Pesquisas realizadas pela OMS e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) revelam que os custos com mortes provocadas pelo trânsito em todo o mundo equivalem de um a dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países, e que até o ano de 2030 a expectativa é que ocorram 2,4 milhões de mortes por ano, no mundo.

"A maior causa de mortes, hoje em décima colocação mundial, até lá passará a ser a quinta", afirmou a representante da OMS e da OPAS, Maria Alice Barbosa Fortunato, que participou da reunião na Urbs.

Maria Alice disse ainda que a faixa etária mais vitimada pelo trânsito tem idade de 15 a 29 anos. A segunda, de cinco a 14 anos, seguindo-se a na faixa etária de 30 a 44 anos. Os números de trânsito mais críticos ocorrem em países de baixa renda, onde até 70% das mortes envolvem, pela ordem, pedestres, motociclistas e ciclistas.

Fonte: URBS

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Audiência pode evitar greve de ônibus em Belém


Acontece na manhã desta sexta-feira (30), a audiência conciliatória na Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho) entre o Sindicato dos Rodoviários de Belém e a patronal para evitar a greve já anunciada para a próxima segunda-feira, dia 3. Anteontem, durante uma assembleia realizada na sede do Sindicato dos Rodoviários do Pará, a categoria decidiu entrar em estado de greve, quando passam a transitar com os faróis dos ônibus ligados.
Segundo o vice-presidente do sindicato, Edilberto Robson, a entidade tem autorização da categoria para iniciar a greve, caso não haja avanço na próxima reunião de negociação, que deve ser realizada amanhã no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Nós esperamos que as nossas reivindicações sejam atendidas, porque não temos a intenção de parar”.
A data-base para o reajuste salarial dos rodoviários é no próximo dia 1°. Entre as reivindicações que serão apresentadas durante a negociação estão reajuste salarial, aumento do valor do auxílio alimentação e a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Edilberto informou que esta será a quinta rodada de negociação entre a categoria e a patronal. “Nas outras negociações tivemos alguns avanços, mas que não são significativos quanto à questão econômica”, disse.

Fonte: Diário do Pará
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DF: Transporte público irá operar com horário normal durante feriado


Os usuários do transporte público coletivo poderão utilizar normalmente os serviços durante o feriado do Dia do Trabalhador, comemorado neste sábado (1/5). De acordo com a Secretaria de Transportes do DF, as linhas de ônibus seguirão a tabela de domingo e feriados, com intervalos maiores entre as viagens e frota reduzida em 20% do normal. A tarifa será cobrada.

O Metrô também irá operar com tabela horária normal para o fim de semana. Das 7h às 9h, como nos sábados, domingos e feriados, com tarifa de R$ 2.

Fonte: Correio Brasiliense
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São Paulo vai ganhar novo terminal de ônibus na região de Pinheiros

quinta-feira, 29 de abril de 2010


A região de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, vai ganhar um novo terminal de ônibus. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata, e a previsão é de que ela seja concluída até o fim do ano.
O novo terminal vai ficar entre a Rua Sumidouro e a Marginal Pinheiros. Ele vai abrigar 120 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de fazer interligação com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 4-Amarela do Metrô.
O prefeito Gilberto Kassab inspecionou as obras na quarta-feira (28). “Teremos, além da estação, um estacionamento para quase 500 veículos, além de bicicletário e todos os equipamentos que um terminal e uma estação do metrô têm”, afirmou.
A obra de revitalização do Largo da Batata inclui melhorias em várias ruas que devem desafogar o trânsito na região. Também está prevista a construção de calçadões.



Fonte: SPTV
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Linha de ônibus que atende a UFJF terá mais dez horários

A partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar mais dez horários para a linha 525, que atende os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Com os novos horários, a linha 525 - Universidade passa a sair do campus também às 6h58, 11h35, 12h33, 17h57 e 22h20, e do Centro, às 6h23, 7h21, 11h01, 11h57 e 18h20.
De acordo com a assessoria de comunicação da Settra, a alteração é fruto de uma pesquisa de contraste visual que o órgão realizou com os ônibus que fazem o transporte coletivo para a UFJF. Como resultado, a pesquisa verificou superlotação na linha 525. Há cerca de um mês, o Portal ACESSA.com denunciou a dificuldade dos estudantes para chegar à instituição. Esta é a segunda alteração nos horários dos ônibus que atendem a Universidade em quase dez dias.
Para a estudante de Psicologia Mayara de Campos, a medida vai melhorar o atendimento aos estudantes. "Embora apenas um horário esteja previsto para o período em que vou para a faculdade, por volta das 18 horas, que é o mais crítico, creio que vai melhorar sim", afirma confiante.

Fonte: Acessa.com

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Linhas do Sistema Municipal de Olinda passam a operar com o anel “A”


A partir do próximo domingo (02/05), o Sistema de Transporte Municipal de Olinda, composto por seis linhas troncais e nove linhas complementares – e que passou a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte desde o último dia 16 de março - passará a operar com tarifa do anel A (R$ 1,85).

Desde a migração do sistema, estas linhas vinham operando com uma tarifa transitória de R$ 1,70 – fruto de um acordo feito entre a Prefeitura de Olinda e o Grande Recife, com validade de 45 dias. Com a mudança, os usuários destas linhas passarão a contar com o benefício da tarifa promocional aos domingos, pagando apenas R$ 0,95 tarifa por viagem.

Com o ingresso no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) os passageiros do sistema municipal já tinham obtido importantes avanços como o acesso à bilhetagem eletrônica (incluindo usuários do VEM Estudante, VEM Trabalhador e VEM Infantil); garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência); renovação da frota (cuja idade média caiu de oito para quatro anos); possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado, que tem como principal característica a circulação em quase toda a RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido; ampliação da capacidade de transporte (já que os micro-ônibus possuem mais lugares que as kombis e vans que eram utilizadas), entre outras.

As linhas operam com 98 veículos, sendo 25 micro-ônibus (para as linhas complementares) e 73 ônibus convencionais (para as linhas troncais). Deste total, 47 são veículos novos (os 25 micros e 22 ônibus), acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Outros 15 ônibus convencionais serão substituídos por veículos zero quilômetro, em até 120 dias.

Os usuários que utilizam diariamente essas linhas vêm sendo informados sobre a mudança desde o início da operação através de cartazes nos ônibus, panfletos distribuídos por divulgadores nos terminais do Caenga e Ouro Preto e através de matérias veiculadas nos veículos de comunicação.

Em caso de dúvida, os usuários podem obter mais detalhes através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58, das 7h às 19h ou pelo site do Grande Recife http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: CGRT
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Blumenau: Inicia reurbanização da Avenida Beira-Rio, Projeto prevê corredor exclusivo de ônibus


Iniciaram as obras de reurbanização da Avenida Beira-Rio. As máquinas congestionaram o trânsito da via. Os trabalhos serão finalizados até o final do ano, garante o secretário de Obras, Alexandre Brollo. A reurbanização será feita da ponte Adolfo Konder até a ponte do Biergarten.
Além do alargamento da calçada, padronização dos dois pontos de ônibus, troca do mobiliário e sistema de iluminação, o projeto prevê também a implantação do corredor exclusivo para ônibus. A previsão é de que o corredor para o transporte público coletivo comece a ser implantado pela Rua 7 de Setembro e, em seguida, chegue até a Beira-Rio. O espaço reservado também está previsto nas ruas São Paulo, Martin Luther e Engenheiro Paul Werner.
Em fevereiro de 2004, começou a reurbanização da primeira metade da Beira-Rio, entre a a ponte da Rua São Paulo, ao lado da prefeitura, e a Ponte Adolfo Konder. Houve mudanças nas calçadas, iluminação e pontos de ônibus. A obra, também executada pela Momento Engenharia (a mesma que revitalizou a Rua XV), custou R$ 4,1 milhões e foi concluída no segundo semestre de 2005.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

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