Sorocaba vai ganhar em breve, em data ainda não definida, faixas exclusivas para ônibus nos principais corredores da cidade. Inicialmente, dois deles já foram identificados, em estudo iniciado pela Urbes - Trânsito e Transporte e que deve ser concluído até o final deste ano. O primeiro funcionaria nas ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo, na região da Além Linha e o outro nas avenidas Armando Pannunzio e General Carneiro, na região do Cerrado.
A idéia do projeto é desafogar o trânsito da cidade e ainda tornar mais rápido e eficiente o sistema do transporte público. Entretanto, o município já teve uma experiência frustrada de implantação de faixas direcionadas aos coletivos na década de 80 e que não deu certo justamente porque as vias da cidade são antigas e muito estreitas.
O presidente da Urbes -Trânsito e Transporte, Renato Gianolla, citou que um projeto vai identificar, analisando a frequência de ônibus nos principais corredores, quais serão os pontos em que há a real necessidade de implantação das faixas exclusivas de ônibus. Outro aspecto a ser apontado pelo estudo será o tipo de faixa utilizada, tendo em vista que neste caso você prioriza o tráfego de ônibus e restringe aos outros tipos de veículos. “Você precisa tomar muito cuidado para que esta restrição seja aceita, bem informada e para que não haja nenhum trauma. De repente você restringe e não aparece o ônibus ou em 10 minutos aparecem três seguidos. É necessário saber a frequência real, que é diferente da teórica”, explicou.
O projeto, que vai identificar todos estes aspectos, realizados pelos próprios funcionários da empresa, não demandando maiores investimentos, segundo a Urbes, será encaminhado depois ao prefeito Vitor Lippi (PSDB). O presidente Renato Gianolla descartou a implantação de corredores de ônibus neste primeiro momento, diante de uma maior segregação. Para ele, as faixas ainda possibilitam que os veículos adentrem para fazer uma curva ou mesmo sejam utilizadas em períodos ociosos como nos finais de semana, feriados e durante o final da noite até de madrugada. “Mais ou menos como acontece em São Paulo, que alguns pontos tem faixas exclusivas no fluxo ou no contrafluxo. Futuramente pensaremos nos corredores, que segregam e precisam de uma demanda bem maior”.
O projeto, que vai identificar todos estes aspectos, realizados pelos próprios funcionários da empresa, não demandando maiores investimentos, segundo a Urbes, será encaminhado depois ao prefeito Vitor Lippi (PSDB). O presidente Renato Gianolla descartou a implantação de corredores de ônibus neste primeiro momento, diante de uma maior segregação. Para ele, as faixas ainda possibilitam que os veículos adentrem para fazer uma curva ou mesmo sejam utilizadas em períodos ociosos como nos finais de semana, feriados e durante o final da noite até de madrugada. “Mais ou menos como acontece em São Paulo, que alguns pontos tem faixas exclusivas no fluxo ou no contrafluxo. Futuramente pensaremos nos corredores, que segregam e precisam de uma demanda bem maior”.
Motoristas
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região (Sinttrans), Francisco França, disse que a implantação de faixas exclusivas para os ônibus é fundamental para agilizar o transporte coletivo e vai diminuir a quantidade de outros tipos de veículos nas ruas de Sorocaba. Para França, as pessoas optam por trabalhar de carro porque, sem as faixas, os ônibus dividem o trânsito com os outros veículos. “Se os corredores forem viabilizados, isso melhora a qualidade do transporte e deve atrair mais usuários, diminuindo os congestionamentos. Espero apenas que saia do papel e aconteça, já que até hoje não existe corredor em nenhuma avenida da cidade”.
França citou que os problemas maiores estão nas proximidades do Centro, como ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo e também nos principais corredores como avenidas Ipanema, Itavuvu e São Paulo.
O comerciante da avenida Armando Pannunzio, Edson Buccini, acredita que a proposta da Urbes é boa, no entanto, assim como ocorreu na década de 80, teme por sua aplicação. Ele citou que a malha viária de Sorocaba é muito antiga, e que, no passado não houve preocupação com planejamento. “O problema é que as ruas e avenidas são muito estreitas e não tem como você colocar faixa para os ônibus”.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região (Sinttrans), Francisco França, disse que a implantação de faixas exclusivas para os ônibus é fundamental para agilizar o transporte coletivo e vai diminuir a quantidade de outros tipos de veículos nas ruas de Sorocaba. Para França, as pessoas optam por trabalhar de carro porque, sem as faixas, os ônibus dividem o trânsito com os outros veículos. “Se os corredores forem viabilizados, isso melhora a qualidade do transporte e deve atrair mais usuários, diminuindo os congestionamentos. Espero apenas que saia do papel e aconteça, já que até hoje não existe corredor em nenhuma avenida da cidade”.
França citou que os problemas maiores estão nas proximidades do Centro, como ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo e também nos principais corredores como avenidas Ipanema, Itavuvu e São Paulo.
O comerciante da avenida Armando Pannunzio, Edson Buccini, acredita que a proposta da Urbes é boa, no entanto, assim como ocorreu na década de 80, teme por sua aplicação. Ele citou que a malha viária de Sorocaba é muito antiga, e que, no passado não houve preocupação com planejamento. “O problema é que as ruas e avenidas são muito estreitas e não tem como você colocar faixa para os ônibus”.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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