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Sistema de Transporte Coletivo Suspenso, desenvolvido por alunos formados na UEMG, fica em quarto lugar no prêmio IF Concept Award

quarta-feira, 21 de abril de 2010


Vestido com a camisa de sua seleção de futebol, o turista encontra-se atrasado em plena Praça de Liberdade. Deve estar em 30 minutos no Mineirão ou então perderá o início de partida decisiva de sua equipe pela Copa do Mundo de 2014. Ainda assim, ele espera calmamente pelo trem. Que logo chegará e, sem enfrentar agruras do tráfego, passará em suspensão pela avenida Presidente Antônio Carlos e o deixará, a tempo, às portas do estádio.

O cenário futurista, aparentemente desconexo da realidade de hoje, é, no quesito de logística do trânsito, perfeitamente aplicável. É o que assegura o júri alemão If Concept Award, que premiou em março dois estudantes formados na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) pela criação do Sistema de Transporte Coletivo Suspenso (STC). Ousado, o projeto pretende erguer sobre os canteiros centrais das principais avenidas de Belo Horizonte o fundamento de um transporte coletivo rápido, barato e movido por energia limpa.

Segundo um dos autores do projeto, Rafael Osmar Costa, as facilidades de adoção do sistema superam às do metrô subterrâneo. “Uma das principais vantagens financeiras é a de não necessitar de desapropriações. A estimativa é de que os custos com a implementação do projeto sejam até 1/3 do valor previsto para trens urbanos”, analisa.

O transporte suspenso utilizaria energia eletromagnética convertida a partir de energia eólica captada nas torres de sustentação e de energia solar armazenada, cujos painéis se encontrariam sobre os vagões. Apenas em casos de insuficiência de produção energética provida por esses meios considerados limpos, por não degradarem o meio-ambiente, seria então ativado o sistema de geração por energia elétrica.

Até mesmo a procedência das matérias-primas para forjar os pilares de sustentação, cabos e vagões foi ponderada. “As empresas mineiras têm toda a capacidade de fornecer o material para a criação do sistema”, avalia Costa, que informa que já existem empresários estudando a proposta e analisando a viabilidade técnica e econômica da implantação do sistema em Belo Horizonte.

Elisa Irokawa, coautora do projeto, afirma que o sistema se apoia no trinômio velocidade-conforto-economia para debelar as dificuldades de tráfego das grandes capitais, pode reeducar o cidadão a optar pelo transporte público e auxiliar o município em outro empreendimento. “O projeto foi pensado também em função da Copa do Mundo”, revela.

Segundo a designer, o período necessário para a construção de cada linha de acesso é de apenas um ano. No projeto original, é previsto um total de oito linhas, incluindo rotas como Savassi-Pampulha e Belvedere-Pampulha. Uma composição do STC é formada por três vagões, mais leves e estreitos que os tradicionais, com capacidade para até 240 passageiros e pode atingir uma velocidade de até 100 Km/h.

Gênese

Rafael Osmar Costa e Elisa Irokawa concluíram seu curso de Design de Produto na UEMG em 2009 com a proposta de criação do Sistema de Transporte Coletivo Suspenso, levando em conta dados da topografia da capital mineira e a incômoda realidade das desapropriações necessárias quer fossem para ampliação de avenidas, quer fossem para ampliação dos serviços do trem urbano.

Tendo como orientador do projeto o professor Jairo Drummond Câmara, e colaborador o professor Róber Dias Botelho, ambos também da UEMG, foram aconselhados a inscreverem o trabalho em concursos internacionais. Assim o fizeram após tomar ciência das regras do prêmio da International Fórum Design, criado ainda em 1953 para reconhecimento das melhores soluções em Design em diversos âmbitos.

Os estudantes não esperavam figurar sequer entre os 100 primeiros colocados. Queriam, prioritariamente, ganhar experiência e utilizá-la como indicadores em seus currículos e portfólios. Inscritos na edição de 2010, os estudantes receberam a quarta maior premiação no prêmio IF Concept Award, categoria Industrial Design. Além da chancela de um grande prêmio internacional, os vencedores receberam o valor de € 1 mil.

Agora profissionais, Costa pretende continuar a trabalhar com o design na área de transportes e automóveis, enquanto Elisa cursa pós-graduação em Design de Moda e pretende convergir suas habilidades para o estudo automobilístico na área de Color & Trim (desenvolvimento de interiores, cores e acabamento do veículo).

Fonte: UAI Notícias
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São Paulo: Metrô Butantã terá terminal de ônibus

terça-feira, 20 de abril de 2010


O Metrô promete inaugurar junto com a Estação Butantã da nova Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia) um novo terminal de ônibus localizado na esquina das ruas Pirajussara e MMDC, na Zona Oeste da capital.
As obras estão adiantadas e o novo terminal deve entrar em operação junto com a estação, até o final deste ano.
A companhia não divulgou o número de linhas que serão abrigadas no novo terminal.
Entretanto, haverá opções intermunicipais para cidades vizinhas da Grande São Paulo, como Taboão da Serra e Embu.
O custo da obra já estava incluso na licitação para construção da Linha Amarela do Metrô, cuja entrega de toda sua extensão está prevista para 2012.
A SPTrans diz que por enquanto vai esperar pela autorização do Metrô, que controlará o espaço, para definir se haverá criação de novas linhas ou apenas desvio no itinerários de algumas opções que passam pela Avenida Vital Brasil, principal via de acesso ao Butantã. A companhia espera fazer o anúncio oficial nos próximos meses.

Fonte: Diário de S. Paulo

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Estação do metrô em Botafogo terá dois acessos fechados para obras


A estação do metrô em Botafogo, na Zona Sul do Rio, terá dois acessos fechados a partir desta terça-feira (20), para obras de reforma. Segundo o Metrô Rio, serão interditados os acessos da Voluntários da Pátria/Nelson Mandela e da São Clemente/praia.
Segundo a concessionária, estão sendo investidos R$ 4,9 milhões na obra em Botafogo, que prevê a revitalização das áreas comuns e das bilheterias da estação. A expectativa é que a reforma esteja concluída em seis meses.
Os dois acessos serão interditados por 60 dias a partir das 5h desta terça. Para chegar à estação, os usuários poderão usar outros quatro acessos: Muniz Barreto, São Clemente/Humaitá, Voluntários da Pátria e Mena Barreto. A cada dois meses, dois acessos serão fechados até a conclusão total das obras.

Fonte: G1
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CETURB muda trânsito no entorno do T. Vila Velha nesta terça


A partir desta terça-feira (20), o trânsito no trecho entre a saída da Terceira Ponte, em Vila Velha, e a Avenida Capixaba passará a ter um novo traçado, devido à conclusão da urbanização da primeira etapa da ligação viária Terceira Ponte – Avenida Carlos Lindenberg, realizada pelo DER-ES.

As alterações viárias proporcionarão agilidade nos acessos das linhas de ônibus do Sistema Transcol, tanto na chegada ao Terminal Vila Velha pela Terceira Ponte e pela rua Antônio Ataíde quanto na saída para acessar a ponte e a avenida Luciano das Neves, no sentido Itapoã.Confira os benefícios: As linhas de ônibus que vêm da Terceira Ponte com destino ao Terminal Vila Velha e que não passam pelo centro do município acessarão o terminal pela rua Europa, deixando de realizar trajeto pelas ruas Antônio Ataíde e Amarildes Bernardes e pela Avenida Luciano das Neves. A medida garantirá mais agilidade e, consequentemente, redução dos tempos de viagem.

Os ônibus vindos das regiões de Itaparica e Itapoã pela rua Antônio Ataíde, que atualmente acessam o terminal passando pelas ruas Amarildes Bernardes e pela Avenida Luciano das Neves passarão a fazer conversão à esquerda na Rua Europa, encurtando o tempo de viagem.

O portão de saída de veículos pela avenida Luciano das Neves será fechado. Para atravessar a avenida com destino à Terceira Ponte ou acessá-la no sentido Itaparica, os ônibus sairão por uma nova via interna ao terminal, construída paralelamente ao Canal Bigossi.

Os coletivos farão um retorno e trafegarão pela Avenida Capixaba. Aqueles com destino a Vitória seguirão reto e acessarão a avenida Carioca e os que seguirem sentido Itaparica virarão à direita.Esse novo acesso possibilitará mais agilidade na saída dos ônibus, com mais tempo de sinal verde para os coletivos. “Atualmente, com o tempo que temos de sinal verde para a saída de ônibus, conseguimos a passagem de dois ônibus convencionais ou de um articulado.

Após a mudança, nossa expectativa é passar de seis a oito ônibus”, informou o diretor de operações da Ceturb-GV, Fernando Assad.Com esse novo acesso direto à Terceira Ponte pela Avenida Carioca, não haverá mais tráfego de ônibus pela rua Jaguaribe.

O ponto de parada localizado na via será extinto e as pessoas que o utilizam para pegar os coletivos com destino à capital caminharão, no máximo, 100 metros ao Terminal Vila Velha. As calçadas e travessias são acessíveis e oferecem ampla mobilidade para cadeirantes.

Não haverá alterações nas linhas que circulam pelo centro de Vila Velha e pela avenida Carlos Lindenberg.

Fonte: CETURB
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Frota de ônibus de Campina Grande é submetida a programa de melhoria da qualidade do ar


A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande será submetida a um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes. Segundo informações da FETRONOR, Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, o Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade.
Até sexta-feira, 9 de abril, o Programa tem como meta vistoriar no mínimo 50% da frota de ônibus de Campina Grande, estimada em 200 veículos no total, segundo informações do Sitrans-CG . Durante o ano de 2009, o programa avaliou toda frota do município, alcançando um índice de 90% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Juntamente com a capital de Alagoas, Maceió, que obteve 94%, Campina Grande configura entre os melhores índices de aprovação de frota dos estados atendidos pela FETRONOR. Representando um aumento na qualidade de vida da população e na consciência da preservação ambiental pelo setor transportador.
Como funciona: uma unidade móvel do programa, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99)¹. Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possuem validade de até 180 dias.
Um incentivo é concedido às empresas todos os anos, a criação do Prêmio Fetronor Despoluir. Tal prêmio reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor desempenho na redução de emissão de gases nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio grande do Norte e Pernambuco. No ano de 2009 as empresas de João Pessoa, Transnacional e Reunidas, foram primeira e segundo colocadas, respectivamente, na modalidade Empresas Urbanas. Uma novidade para este ano é a criação do Prêmio Despoluir, no âmbito nacional, onde todas as empresas de transporte sindicalizadas e participantes do programa poderão concorrer.
O programa é uma iniciativa Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Sitrans-CG ao longo de todo programa se tornou uma grande aliado, transmitindo à sociedade e empresas de transporte de passageiros de Campina Grande à preocupação ambiental do setor.
¹Tipo de teste: NBR 13.037

Fonte: SNN
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Aracaju: Meia passagem é suspensa para alguns estudantes


O Sindicato das Empresas do Transporte Público (Setransp) confirmou a suspensão do cartão de meia passagem para alguns estudantes de Aracaju. Deixam de ter o direito ao benefício estudantes de cursos pré-vestibulares, cursos técnicos, quem faz 3° anos assistente, ensino profissionalizante e aqueles que cursam ensino à distancia, ou semi-presencial.
Segundo a assessoria de comunicação do Setransp, de acordo com a lei municipal do Passe Escolar, esses estudantes nunca tiveram direito ao benefício. Somente os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio e na graduação têm direito à meia passagem. Ainda segundo a assessoria, a partir de agora a Lei será cumprida à risca.
Na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a informação é de que existia um acordo de cavalheiros para a concessão do benefício a todos os estudantes. Só que esse acordo teria sido quebrado por parte do Setransp sem mesmo comunicar à SMTT.
Segundo Jairo Almeida, assessor de comunicação da SMTT, o órgão está esperando o novo superintendente, Osvaldo Nascimento, assumir no lugar de Antônio Samarone para tentar resolver essa questão. Por enquanto, aqueles estudantes que ainda possuem crédito no Cartão Mais Escolar poderão utilizá-lo, mas não será mais permitido fazer recarga nem o recadastramento.

Fonte: Infonet
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Natal: Passageiros de ônibus da Zona Norte não conseguem aproveitar o Passe Livre


Os moradores da zona Norte de Natal estão enfrentando problemas para usar o Passe Livre e fazer a integração no sistema de transportes urbanos de Natal. O trânsito lento provocado pelos frequentes engarrafamentos nas avenidas Tomaz Landim, Felizardo Moura e Ponte de Igapó, além dos frequentes acidentes de trânsito, são as principais causas apontadas pelos passageiros que fazem extrapolar o tempo máximo exigido para a integração em outro ônibus.

O Passe Livre permite ao usuário de ônibus de Natal o direito de circular em até dois coletivos pagando apenas uma passagem. Depois de descer do primeiro ônibus, em qualquer parada, o usuário terá o prazo de uma hora para subir em outro ônibus e utilizar o cartão sem que essa segunda viagem seja descontada.

A estudante Elizabeth de Oliveira, 17, residente no bairro de Pajuçara, gostaria de utilizar o Passe Livre, mas ela que sempre que tenta não dá tempo de se deslocar de sua residência no Gramoré até a unidade daavenida Roberto Freire da Universidade Potiguar, onde faz o curso de administração. "Além de só poder pegar um ônibus, toda vez que tento fazer a transferência na avenida Bernardo Vieira sempre estoura o tempo", disse ela.

Outro passageiro que reclama do sistema é o vigilante Francisco Moacir Ferreira, 41, que reside no conjunto Santarém e tem que se deslocar para o trabalho na BR-101, em Neópolis. "É um problema nos horários de pico, nunca consigo chegar a tempo.

Quando passa o viaduto de Ponta Negra tenho que caminhar até a empresa Queiroz Galvão porque não dá tempo de pegar outro ônibus. Da mesma forma, a estudante de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Ediane Barros, 22, reclama dos engarramentos que diariamente se submete na Zona norte para chegar a tempo na avenida Benardo Vieira e fazer a transferência.

"O sistema é interessante, mas o tempo é insuficiente para fazer todo o trajeto em uma hora e pegar outro ônibus para o campus da Uern na avenida Airton Senna", reclama ela.

O secretário adjunto de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Sílvio Medeiros, discorda que o tempo para quem mora na Zona Norte seja insuficiente para chegar às estações de integração. "O problema é que na maioria das linhas da zona norte existe o vício dos passageiros de só fazerem a transferência nas proximidades de frente aos shopping's Midway e Via Direta.

"A utilização do segundo ônibus poderia ser no meio da avenida Bernardo Vieira", sugere ele, reconhecendo porém que uma pesquisa realizada pela Semob identificou problemas em algumas linhas da cidade para fazer a integração.Ele citou linhas de Ponta Negra, Felipe Camarão e Guarapes.

Algumas dessas linhas precisam sofrer correções e serão corrigidas brevemente. Quanto à reivindicação de aumentar o número de veículos, a pesquisa não detectou em Natal a necessidade de nenhum deslocamento que precise de três veículos, mas ele recomendou que as pessoas que se sentirem insatisfeitas procurem a Ouvidoria Municipalpara reclamar (156). Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em março houve 1 milhão e 113 mil integrações, o dobro do que era previsto em Natal.

Fonte: DN online

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Tarifa de ônibus de Joinville não terá reajuste


A Prefeitura de Joinville não vai aumentar a tarifa de ônibus neste ano. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (19/04) pelo prefeito Carlito Merss após reunião com os proprietários das empresas concessionárias do sistema de transporte público de Joinville.
Foram levados em consideração vários fatores, especialmente a preocupação da Prefeitura de fomentar amplo acesso ao sistema de transporte público. “Queremos um transporte público de qualidade, com uma tarifa acessível e que também ajude a melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.
A Prefeitura vai acelerar os projetos que visem reduzir pressões de custos sobre o sistema, como corredores exclusivos, otimização de linhas, combustíveis alternativos e horários. Foi fixado o calendário de atualização das tarifas do transporte público para o mês de janeiro. Também está mantido para 2011 o cronograma de realização do processo licitatório do sistema de transporte público de Joinville.

Fonte: ADJORI SC
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