Os moradores da zona Norte de Natal estão enfrentando problemas para usar o Passe Livre e fazer a integração no sistema de transportes urbanos de Natal. O trânsito lento provocado pelos frequentes engarrafamentos nas avenidas Tomaz Landim, Felizardo Moura e Ponte de Igapó, além dos frequentes acidentes de trânsito, são as principais causas apontadas pelos passageiros que fazem extrapolar o tempo máximo exigido para a integração em outro ônibus.
O Passe Livre permite ao usuário de ônibus de Natal o direito de circular em até dois coletivos pagando apenas uma passagem. Depois de descer do primeiro ônibus, em qualquer parada, o usuário terá o prazo de uma hora para subir em outro ônibus e utilizar o cartão sem que essa segunda viagem seja descontada.
A estudante Elizabeth de Oliveira, 17, residente no bairro de Pajuçara, gostaria de utilizar o Passe Livre, mas ela que sempre que tenta não dá tempo de se deslocar de sua residência no Gramoré até a unidade daavenida Roberto Freire da Universidade Potiguar, onde faz o curso de administração. "Além de só poder pegar um ônibus, toda vez que tento fazer a transferência na avenida Bernardo Vieira sempre estoura o tempo", disse ela.
Outro passageiro que reclama do sistema é o vigilante Francisco Moacir Ferreira, 41, que reside no conjunto Santarém e tem que se deslocar para o trabalho na BR-101, em Neópolis. "É um problema nos horários de pico, nunca consigo chegar a tempo.
Quando passa o viaduto de Ponta Negra tenho que caminhar até a empresa Queiroz Galvão porque não dá tempo de pegar outro ônibus. Da mesma forma, a estudante de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Ediane Barros, 22, reclama dos engarramentos que diariamente se submete na Zona norte para chegar a tempo na avenida Benardo Vieira e fazer a transferência.
"O sistema é interessante, mas o tempo é insuficiente para fazer todo o trajeto em uma hora e pegar outro ônibus para o campus da Uern na avenida Airton Senna", reclama ela.
O secretário adjunto de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Sílvio Medeiros, discorda que o tempo para quem mora na Zona Norte seja insuficiente para chegar às estações de integração. "O problema é que na maioria das linhas da zona norte existe o vício dos passageiros de só fazerem a transferência nas proximidades de frente aos shopping's Midway e Via Direta.
"A utilização do segundo ônibus poderia ser no meio da avenida Bernardo Vieira", sugere ele, reconhecendo porém que uma pesquisa realizada pela Semob identificou problemas em algumas linhas da cidade para fazer a integração.Ele citou linhas de Ponta Negra, Felipe Camarão e Guarapes.
Algumas dessas linhas precisam sofrer correções e serão corrigidas brevemente. Quanto à reivindicação de aumentar o número de veículos, a pesquisa não detectou em Natal a necessidade de nenhum deslocamento que precise de três veículos, mas ele recomendou que as pessoas que se sentirem insatisfeitas procurem a Ouvidoria Municipalpara reclamar (156). Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em março houve 1 milhão e 113 mil integrações, o dobro do que era previsto em Natal.
Fonte: DN online
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