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Aracaju: Meia passagem é suspensa para alguns estudantes

terça-feira, 20 de abril de 2010


O Sindicato das Empresas do Transporte Público (Setransp) confirmou a suspensão do cartão de meia passagem para alguns estudantes de Aracaju. Deixam de ter o direito ao benefício estudantes de cursos pré-vestibulares, cursos técnicos, quem faz 3° anos assistente, ensino profissionalizante e aqueles que cursam ensino à distancia, ou semi-presencial.
Segundo a assessoria de comunicação do Setransp, de acordo com a lei municipal do Passe Escolar, esses estudantes nunca tiveram direito ao benefício. Somente os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio e na graduação têm direito à meia passagem. Ainda segundo a assessoria, a partir de agora a Lei será cumprida à risca.
Na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a informação é de que existia um acordo de cavalheiros para a concessão do benefício a todos os estudantes. Só que esse acordo teria sido quebrado por parte do Setransp sem mesmo comunicar à SMTT.
Segundo Jairo Almeida, assessor de comunicação da SMTT, o órgão está esperando o novo superintendente, Osvaldo Nascimento, assumir no lugar de Antônio Samarone para tentar resolver essa questão. Por enquanto, aqueles estudantes que ainda possuem crédito no Cartão Mais Escolar poderão utilizá-lo, mas não será mais permitido fazer recarga nem o recadastramento.

Fonte: Infonet
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Natal: Passageiros de ônibus da Zona Norte não conseguem aproveitar o Passe Livre


Os moradores da zona Norte de Natal estão enfrentando problemas para usar o Passe Livre e fazer a integração no sistema de transportes urbanos de Natal. O trânsito lento provocado pelos frequentes engarrafamentos nas avenidas Tomaz Landim, Felizardo Moura e Ponte de Igapó, além dos frequentes acidentes de trânsito, são as principais causas apontadas pelos passageiros que fazem extrapolar o tempo máximo exigido para a integração em outro ônibus.

O Passe Livre permite ao usuário de ônibus de Natal o direito de circular em até dois coletivos pagando apenas uma passagem. Depois de descer do primeiro ônibus, em qualquer parada, o usuário terá o prazo de uma hora para subir em outro ônibus e utilizar o cartão sem que essa segunda viagem seja descontada.

A estudante Elizabeth de Oliveira, 17, residente no bairro de Pajuçara, gostaria de utilizar o Passe Livre, mas ela que sempre que tenta não dá tempo de se deslocar de sua residência no Gramoré até a unidade daavenida Roberto Freire da Universidade Potiguar, onde faz o curso de administração. "Além de só poder pegar um ônibus, toda vez que tento fazer a transferência na avenida Bernardo Vieira sempre estoura o tempo", disse ela.

Outro passageiro que reclama do sistema é o vigilante Francisco Moacir Ferreira, 41, que reside no conjunto Santarém e tem que se deslocar para o trabalho na BR-101, em Neópolis. "É um problema nos horários de pico, nunca consigo chegar a tempo.

Quando passa o viaduto de Ponta Negra tenho que caminhar até a empresa Queiroz Galvão porque não dá tempo de pegar outro ônibus. Da mesma forma, a estudante de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Ediane Barros, 22, reclama dos engarramentos que diariamente se submete na Zona norte para chegar a tempo na avenida Benardo Vieira e fazer a transferência.

"O sistema é interessante, mas o tempo é insuficiente para fazer todo o trajeto em uma hora e pegar outro ônibus para o campus da Uern na avenida Airton Senna", reclama ela.

O secretário adjunto de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Sílvio Medeiros, discorda que o tempo para quem mora na Zona Norte seja insuficiente para chegar às estações de integração. "O problema é que na maioria das linhas da zona norte existe o vício dos passageiros de só fazerem a transferência nas proximidades de frente aos shopping's Midway e Via Direta.

"A utilização do segundo ônibus poderia ser no meio da avenida Bernardo Vieira", sugere ele, reconhecendo porém que uma pesquisa realizada pela Semob identificou problemas em algumas linhas da cidade para fazer a integração.Ele citou linhas de Ponta Negra, Felipe Camarão e Guarapes.

Algumas dessas linhas precisam sofrer correções e serão corrigidas brevemente. Quanto à reivindicação de aumentar o número de veículos, a pesquisa não detectou em Natal a necessidade de nenhum deslocamento que precise de três veículos, mas ele recomendou que as pessoas que se sentirem insatisfeitas procurem a Ouvidoria Municipalpara reclamar (156). Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em março houve 1 milhão e 113 mil integrações, o dobro do que era previsto em Natal.

Fonte: DN online

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Tarifa de ônibus de Joinville não terá reajuste


A Prefeitura de Joinville não vai aumentar a tarifa de ônibus neste ano. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (19/04) pelo prefeito Carlito Merss após reunião com os proprietários das empresas concessionárias do sistema de transporte público de Joinville.
Foram levados em consideração vários fatores, especialmente a preocupação da Prefeitura de fomentar amplo acesso ao sistema de transporte público. “Queremos um transporte público de qualidade, com uma tarifa acessível e que também ajude a melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.
A Prefeitura vai acelerar os projetos que visem reduzir pressões de custos sobre o sistema, como corredores exclusivos, otimização de linhas, combustíveis alternativos e horários. Foi fixado o calendário de atualização das tarifas do transporte público para o mês de janeiro. Também está mantido para 2011 o cronograma de realização do processo licitatório do sistema de transporte público de Joinville.

Fonte: ADJORI SC
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Prefeitura de Petrópolis realiza intervenção em três empresas de ônibus da cidade


Às 8h de ontem o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, decretou “Estado de Intervenção Parcial” nas viações Autobus, Esperança e Petrópolis. As empresas não prestaram os serviços com qualidade e desobedeceram a diversas cláusulas estabelecidas no contrato de concessão. A intervenção será de até seis meses e, por enquanto, a população não sentirá mudanças nas ruas.A intervenção significa que agora a administração das empresas estará a cargo da Prefeitura.

Cada empresa passou a contar, a partir de hoje, com um interventor: Adrian Couto Costa (Viação Petrópolis Ltda), Celso Permínio Schmid (Viação Esperança Ltda) e Seraphin José Claudino (Empresa Transportadora e Industrial Autobus S.A). Eles irão analisar sua situação contábil, financeira e técnico-operacional, gerando relatórios diários ao município, que deverá se posicionar, através da análise deste material, se haverá ou não necessidade de se abrir uma nova licitação para a concessão dos serviços de transporte coletivo no município.

Durante coletiva de imprensa ontem, na sede da Prefeitura, Paulo Mustrangi explicou que a decisão é um fruto de processo de amadurecimento e esse é o primeiro passo para as mudanças. “Temos até seis meses de intervenção, mas as mudanças podem acontecer bem antes”, esclareceu o prefeito.

O prefeito fez questão de esclarecer também que a intervenção não é encampação (desapropriação). As empresas continuam a pertencer aos seus donos, mas os diretores de cargos de confiança serão afastados, dando lugar aos interventores.

A partir do material recolhido nos últimos seis meses pela equipe técnica e jurídica da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e pela Procuradoria Geral do Município, que geraram um relatório completo sobre o sistema de transporte público em Petrópolis, já enviado às empresas, à Setranspetro e ao Ministério Público Estadual, o prefeito Paulo Mustrangi conseguiu os subsídios necessários para realização desta intervenção.

“Quero deixar bem claro à população que esta intervenção foi a única medida encontrada pelo governo, depois de várias e exaustivas reuniões com as empresas de ônibus do município, nos sentido de reorganizar o sistema e garantir a melhoria dos serviços à população. Infelizmente não conseguimos com que estas três empresas iniciassem um processo de renovação de suas frotas e nem que garantissem a segurança dos próprios usuários, motoristas e trocadores.

Diversos casos de quebras de ônibus, falta de cumprimento de horários, coletivos sujos ou em péssimo estado de conservação foram noticiados nos últimos meses pela imprensa do município e eu, como Chefe do Executivo, não poderia mais permitir que a população continuasse a passar por tantos problemas. Estamos assumindo o controle das empresas.

A população e os rodoviários podem ficar tranqüilos porque faremos de tudo para que o sistema continue funcionando dentro da normalidade. Todo o processo será acompanhado pelo Sindicato dos Rodoviários e pelo Judiciário e, tenho certeza, que daremos uma resposta positiva à população”, explicou o prefeito de Petrópolis.

O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado do Procurador Geral do Município, Henry Grazinolli, do secretário Chefe de Gabinete, Carlos Abenza e de três interventores, com o respaldo de equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, entregou pessoalmente o Decreto nº 204, de 16 de abril de 2010, aos proprietários das empresas de ônibus, no centro administrativo da Autobus, Esperança e Petrópolis, em Corrêas.

Fonte: Diário de Petrópolis
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Teresina: Construção de terminal integrado de ônibus começará na zona Norte


O transporte público de Teresina vai contar com a rede integrada de linhas de ônibus. A mudança vai acarretar na construção de terminais rodoviários nos bairros da capital e com bilhetagem eletrônica em toda a frota de veículos, que dará fim ao vale-transporte utilizado pelos passageiros que pagam a passagem no valor inteiro (R$1,75). O novo sistema vai funcionar com cartão de créditos, similares aos utilizados pelos estudantes.

O primeiro passo para as modificações já foi dado por meio da ordem de serviço emitido no começo do mês pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito- Strans para a construção terminal rodoviário do bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina."Este terminal faz parte do projeto piloto da secretaria e tem um prazo de execução de 60 dias. Ele será erguido atrás do mercado do Buenos Aires, uma área ampla e com um fluxo considerável de passageiros.

Quando terminado, os passageiros terão a chance de se lo-comover por toda a capital com mais facilidade e com um custo reduzido, pois não haverá necessidade de pagar por duas conduções do Centro para outros bairros", disse o diretor de trânsito da Strans, Ricardo Freitas.

A novidade atraiu os comerciantes do mercado do bairro, pois, para eles, o terminal trará maior movimentação de pessoas e, conseqüentemente, maior visibilidade para o comércio das proximidades dali. É o que espera o autônomo José Alves. "Como as pessoas terão que passar pelo mercado para pegar o ônibus, a movimentação aqui vai crescer e isso vai ajudar os comerciantes a ter mais vendas", disse empolgado o autônomo.

Quanto à implantação da bilhetagem eletrônica no transporte público da capital o diretor de Transportes da Strans, Sebastião Nunes Ferraz, diz que o Plano Diretor de Transportes implantado pela Prefeitura de Teresina deu um prazo de seis meses para as empresas de ônibus e vans da capital adaptarem os veículos ao novo sistema. "O prazo começou a contar em janeiro. Esperamos que em julho todos estarão de acordo com o que foi estabelecido pelo plano", prevê o diretor.

A previsão da Strans é de que os vales-transportes sejam aceitos concomitantemente com os cartões, até o mês de dezembro, quando o vale-transporte deixará de existir. Ferraz conta que as empresas que fornecem hoje vale-transporte para os seus funcionários agora comprarão cartões eletrônicos com a mesma quantidade de créditos disponíveis no vale, e os repassarão aos empregados. O custo do cartão já está embutido no valor da venda.

A maioria as capitais do Brasil já adotou o sistema de bilhetagem eletrônica tendo boa aceitação da população. Em Teresina, mais de 500 ônibus e vans transportam mais de 150 mil.

Fonte: TV Canal 13
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Juiz de Fora: Mais dois novos horários de ônibus são disponibilizados para a UFJF


A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar a partir da próxima quinta-feira, 22, mais dois novos horários de ônibus para atender à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A linha 755 - Zona Norte/UFJF sairá às 6h40 do bairro Nova Era e às 8h05 da UFJF.
Com essas mudanças, a Settra alterou os horários de 6h30, que sai de Nova Era, para 6h20 e o de 7h55, que sai da Universidade, para 7h45. A medida visa diminuir o problema de lotação e de atraso nos horários - principais reclamações dos usuários que utilizam o transporte coletivo para irem até o campus, conforme o Portal ACESSA.com denunciou, há cerca de um mês.
Segundo a assessoria da Settra , a mudança é fruto da pesquisa de contraste visual realizada no último dia 14, com os ônibus que atendem à UFJF. O trabalho foi feito com linhas que sobem pela avenida Independência neste dia, entre 6h e 9h e das 17h às 19h para classificar a lotação em uma escala de zero a seis.
Para o estudante de Comunicação Social e assistente administrativo, Arthur Daniel, a mudança pode não ser suficiente para atender a demanda. "Pego o ônibus às 6h, pois tenho que trabalhar às 7h num hospital próximo à instituição. Neste horário, o coletivo já está lotado, pois atende aos universitários e ao pessoal que trabalha na construção civil em São Pedro. Seria necessário disponibilizar ainda mais um horário." Mesmo assim, ele está confiante de que já haverá uma diminuição no fluxo de passageiros. "Vamos aguardar para analisamos os efeitos da medida."

Fonte: Acessa.com
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Pontos de ônibus recebem novos abrigos em Uberaba


Cem novos abrigos estão sendo instalados nos pontos de paradas do transporte coletivo em Uberaba. A informação é do diretor do departamento de Operações da secretaria municipal de Planejamento (Seplan), Claudinei Nunes. Segundo ele, os equipamentos foram adquiridos pelas concessionárias do serviço: Líder e Piracicabana, conforme previsão contratual.

Ainda segundo Claudinei, o edital de licitação previa a aquisição e instalação de 50 abrigos por parte de cada uma das empresas vencedoras com prazo limite no mês de junho. Além da compra e montagem, a manutenção destes novos abrigos também é de responsabilidade das empresas. As coberturas seguem projeto da Seplan, a exemplo dos últimos instalados pela Prefeitura. Coube à secretaria a definição dos locais para receber os novos abrigos.

De acordo com Claudinei foram priorizadas as principais avenidas da cidade e os pontos de maior demanda. O trabalho de instalação começou no fim de semana e as primeiras avenidas contempladas são Edilson Lamartine Mendes, João XXIII, Nenê Sabino, Abílio Borges, Bandeirantes, Prudente de Morais, Bento Ferreira, Alfém Paixão, Elias Cruvinel, Barão do Rio Branco, Leopoldino de Oliveira e Odilon Fernandes.

Os abrigos instalados nestes cem pontos contemplados com modelos novos, conforme Claudinei, passarão por reforma e serão instalados em pontos que não dispõem do benefício nos bairros.

Fonte: TriânguloMineiro

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Tarifa de ônibus coletivo fica 10,2% mais cara a partir de maio em São José do Rio Pardo

A tarifa de ônibus em São José do Rio Pardo, na região Central do Estado de São Paulo, será reajustada em 10,2% a partir do dia 1º de maio. Os usuários do transporte coletivo vão pagar pela passagem R$ 1,95. O último reajuste fora concedido em dezembro de 2007, quando a tarifa passou para os atuais R$ 1,75. O passe para estudantes passará a ser R$ 1,30 e para os trabalhadores em geral, R$ 1,80.
A empresa justificou a necessidade do reajuste apresentando planilha de custos dos serviços, alegando que houve significativo aumento dos chamados insumos de custos variáveis, tais como pneus, peças, salários dos funcionários, entre outros. Também alegou que houve investimentos, com aquisição de veículos novos para a frota, o que justifica o reajuste.
Segundo a planilha apresentada pela empresa, o valor correto da tarifa do circular em São José do Rio Pardo deveria ser de no mínimo R$ 2,07, em razão dos aumentos do custo de operação do serviço.

Fonte: EPTV

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