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Goiânia: Usuários do transporte coletivo protestam na Praça A

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Usuários do transporte coletivo realizaram manifestação no Terminal da Praça A na manhã desta sexta-feira (16). O motivo foi o atraso em algumas linhas alimentadoras, entre elas a (015; Flamboyant-Pça); (401-Circular); e 178 (Jardim Curitiba- Terminal Pça A).
O usuário do transporte coletivo, João Ribeiro, relatou alguns problemas que ocorrem no Terminal da Praça A. "O povo está revoltado, encontrei com uma senhora chorando que tinha que pegar um ônibus para uma consulta com o médico. Havia muito tempo que ela aguardava pelo atendimento, hoje ela perdeu essa oportunidade. Eu fui um dos que ficou atrasado. Muitas pessoas perderam o dia de serviço também", relata.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Marcos Massad, foi até o local para dialogar com os usuários. Em meio a tumultos e empurra-empurra, Marcos Massad apontou o que pretende fazer para solucionar o problema no Terminal da Praça A.
"Temos que tirar um pouco de pessoas de dentro dos terminais da Praça A e da Praça da Bíblia é a única solução que há, pois eles são insuficientes para comportar este tanto de usuário que tem aqui".Durante a manifestação, usuários enfrentaram situações desagradáveis. Davi Alves de Moura que esteve no local, mas não participou da manifestação, contou o que presenciou."A situação na Praça A está muito difícil, gestantes, idosos e crianças são empurradas ao entrar nos ônibus, uma falta de respeito. Nós queremos melhoria pois pagamos nossos impostos e a passagem que é R$ 2,25. Do jeito que está não dá ", desabafa.A manifestação durou cerca de três horas. Marcos Massad prometeu verificar o roteiro das linhas para resolver os problemas de atraso de cada uma delas.

Fonte: Portal 730
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Salvador: Apesar das adversidades, sistema de transporte público dá sinais de amadurecimento


O sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador, apesar de todas as adversidades, evoluiu nos últimos anos e amadureceu com a bilhetagem eletrônica, permitindo a integração operacional e tarifária das suas linhas, com possibilidade futura de integração com outros modais de transporte. Entretanto, o caos do trânsito tem refletido negativamente na circulação dos ônibus e veículos particulares e principalmente na vida das pessoas que sofrem muitas vezes por mais de 2 horas nos engarrafamentos até o seu destino. Faltaram planejamento e recursos para as obras viárias essenciais e necessárias à crescente demanda de veículos em circulação na cidade.
Um projeto audacioso aparece agora como solução aos graves problemas do trânsito e do transporte público em nossa cidade, com a promessa de uma verdadeira revolução e significativa melhoria na mobilidade urbana : a RIT – Rede integrada de Transporte.
A RIT, com aproximadamente 130 Km de extensão, é um conjunto de corredores de transporte que será utilizado de forma preferencial por veículos sobre rodas, de alta mobilidade, capacidade e conforto, de baixo custo e facilidade de adaptação, e com possibilidade de integração com outros modais de transporte, a exemplo do Metrô e Trem do Subúrbio. Na 1ª etapa do projeto estão previstas a construção de 36 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, nas avenidas Paralela, Juracy Magalhães, ACM, Barros Reis e Vasco da Gama, incluídos também nesta etapa a construção de viadutos, passarelas e mergulhos (pistas escavadas). Na 2ª etapa são mais 41 quilômetros de vias exclusivas que serão implantadas nas Avenidas Dorival Caymmi, Pinto de Aguiar, Gal Costa, Jorge Amado, Suburbana e Barroquinha/Sete Portas. Outros 53 quilômetros de vias compreenderão a 3ª etapa do projeto, abrangendo a Silveira Martins, Orla Marítima e São Caetano.
Este projeto trará ganhos significativos para os usuários que terão um sistema de transporte mais eficiente (transportará 80 mil passageiros por hora) através da redução significativa nos tempos de viagem (de 35 para 22 minutos) e tempo de espera (de 18 para 3 minutos) com maior confiabilidade e segurança, mais conforto, além de melhorias urbanísticas na cidade com a revitalização do espaço público. Os vários terminais de integração estarão localizados nos principais eixos de transporte. Tudo isso representará, sem dúvida, numa melhor qualidade de vida para as pessoas.
No entanto, apesar da importância da RIT para Salvador, questionamos: e o bairro de Cajazeiras, quando será contemplado? Não visualizamos qualquer intervenção prevista nesse Projeto que venha beneficiar diretamente a população do bairro mais populoso da cidade. É preciso complementá-lo para inclusão de vias de acesso direto de Cajazeiras com a BR-324 e outras intervenções que signifiquem um melhor escoamento do trânsito em toda aquela região.
O Sistema de corredores de transportes exclusivos para ônibus com base no BRT (Bus Rapid Transit) ou Trânsito Rápido de Ônibus, já foi implantado com sucesso em grandes metrópoles do Brasil e do mundo: Curitiba (RIT), São Paulo (Interligado), Bogotá (Transmilenio), Quito (Metrobus), México (Metrobus), dentre outras. A Prefeitura busca agora, com a RIT, incorporar também à nossa cidade esse conceito de sucesso nacional e internacional.
Outros tantos projetos de significativa importância para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo foram recentemente apresentados pela Prefeitura de Salvador. Entretanto, se não houver a união e a vontade política das 3 esferas de governo, se não prevalecer o bom senso e profissionalismo, e se não houver a participação da sociedade na discussão desses projetos, ficaremos todos nós a ver navios, à beira do ilusionismo.

Fonte: Boca do Povo
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Motoristas de ônibus dirigem mesmo com multas na carteira

Quem depende de transporte coletivo se arrisca! Isso vale para todo o Brasil.
Em Campo Grande câmeras registram o momento exato do acidente! Uma caminhonete não para no cruzamento e bate no ônibus. Um passageiro desmaia... Por sorte, sem ferimentos graves.
Em Salvador, de tão cheios, ônibus circulam com passageiros pendurados. No mês passado, um estudante de 22 anos, caiu e morreu na hora. Furar o sinal vermelho é proibido, arriscado, mas também é uma rotina na cidade.
Em Goiânia o radar flagra ônibus a 65, 67 quilômetros por hora. A velocidade máxima permitida é de quarenta...
Em Brasília, a quantidade de multas que os motoristas recebem por não respeitar as leis de trânsito traduz o risco que os passageiros correm todos os dias quando embarcam nos ônibus. Nos últimos sete anos, as empresas de transporte coletivo acumularam vinte e nove milhões de reais em multas, mas só pagaram três mil e oitocentos reais.
Mesmo assim os motoristas continuam dirigindo. No Distrito Federal, pelo menos 155 têm mais de 20 pontos na carteira. Vinte e quatro deles somam quarenta pontos ou mais. O primeiro colocado no ranking está com absurdos 195 pontos, o segundo, com 118, e o terceiro com 97. Não tiveram a carteira cassada, mas saíram das ruas. Já o quarto colocado, com 95 pontos, continua em atividade.
“É uma pontuação que leva a crer que temos pessoas que não teriam condições de estar transportando passageiros dentro do sistema”, diz Ricardo Leite de Assis, fiscal da DFtrans.
“Aqui em Brasília, proporcionalmente à frota, os ônibus matam seis vezes mais do que os veículos particulares”, explica David Duarte, professor da Universidade de Brasília (UNB).
Para o professor, especialista em trânsito, isso acontece porque, em geral, o treinamento dos motoristas é ruim. “Esses motoristas entram na profissão sem qualquer preparação técnica. Eles não sabem carregar pessoas, eles dirigem mal o veículo, e é por isso que são tantas vezes multados e se envolvem tanto em acidentes de trânsito”.
Os sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus do Distrito Federal não quiseram se manifestar. O Detran informou que os processos para suspensão das carteiras de habilitação são cheios de recursos e até que sejam julgados em última instância, não há como retirar os maus motoristas das ruas.
Fonte: Jornal Hoje
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Grande Recife monta esquema especial para concurso do Hospital das Clínicas


Para atender a demanda de usuários que irão se deslocar até a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste domingo (18/02), para a realização das provas do concurso do Hospital das Clínicas, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o serviço de quatro linhas. Outras três linhas, que não operam aos domingos, serão reativadas. Além disso, o itinerário de duas linhas foi alterado, passando a atender ao interior do campus. No total, oito linhas estarão envolvidas na programação especial.

Para o concurso, as linhas 303-Curado II/Caxangá, 202-Barro/Macaxeira/Várzea, 522-Dois Irmãos Rui Barbosa e 520-Macaxeira/Parnamirim irão realizar, juntas, 34 viagens extras no domingo. Ao todo, essas linhas realizarão 287 viagens durante todo o dia.

Além do reforço, a partir das 7h, as linhas 303-Curado II/Caxangá (BR–232) e 920-Rio Doce/CDU, passarão a atender ao interior do campus da UFPE. Já as Linhas 469-Camaragibe/CDU, 431-Cidade Universitária/TRT e 330-Casa Amarela/CDU/TRT, que não operam aos domingos, serão reativadas.

Os usuários podem saber mais informações sobre itinerários e, sobre a programação especial entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800.081.01.58. A Central de Atendimento do Grande Recife funciona todos os dias das 7h ás 19h.

Linhas com reforço de viagens:
303-Curado II/Caxangá,
202-Barro/Macaxeira/Várzea
522-Dois Irmãos Rui Barbosa
520-Macaxeira/Parnamirim

Linhas com itinerários alterados:
303-Curado II/Caxangá (BR–232)
920-Rio Doce/CDU

Linhas reativadas no domingo:
469-Camaragibe/CDU
431-Cidade Universitária/TRT
330-Casa Amarela/CDU/TRT

Fonte: CGRT


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SPTrans altera itinerário de ônibus na zona leste


Para atender com maior eficiência e qualidade aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a SPTrans informa que a linha 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim, terá alteração do seu itinerário no sentido bairro/centro a partir do dia 17 de abril, viabilizando maior fluidez nas vias e menor tempo de percurso para os usuários.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário: 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim

Ida: sem alteração

Volta: normal até a Rua Cel. Manuel Feliciano de Souza, Rua Santana de Pirapama, Pça. José Cardoso de Moura, Av. Dr. Ussiel Cirilo, Rua Taiuvinha, Rua Tte. Laudelino Ferreira do Amaral, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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SPTrans cede espaço nos terminais para ajudar na vacinação contra o vírus H1N1


A SPTrans cede espaço em terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus Influenza A (gripe suína). Desta vez os funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Capela do Socorro vão estar nos terminais Varginha e Grajaú, na zona sul da cidade.

A medida facilitará a vida dos usuários que estão de passagem pelos terminais e que não tiveram tempo de se imunizarem contra a doença. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 teve início no dia 22 de março deste ano, intercalando por tipo de pessoa e doença crônica para a aplicação. A imunização deve ir até o dia 21 de maio deste ano.

Confira o calendário de vacinação desta fase da campanha nos terminais SPTrans:
Terminal Grajaú - dias 19/04/2010 das 10h às 19h
Terminal Grajaú - dias 16 e 20/04/2010 das 17h30 às 21h
Terminal Grajaú - dias 20, 22, 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h

Para a campanha de vacinação contra a gripe (exclusiva para idosos) - a partir de 24 de abril
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h

Fonte: SPTrans

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Comissão discutirá implantação de sistema de ônibus rápidos

BRT na China

A Comissão de Viação e Transportes vai discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras como forma de melhorar o transporte público coletivo em área urbanas. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira, 14.

O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem; por estações de embarque eficientes e confortáveis; e pela prioridade para ônibus em cruzamentos.

Segundo o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), autor do requerimento para a realização da audiência, o aumento da quantidade de veículos nas grandes cidades, além de comprometer o trânsito e a mobilidade da população, contribui para o desenvolvimento de doenças. "Diante do caos urbano, devemos buscar soluções técnicas que priorizem o trasnporte coletivo.

Segundo técnicos de transporte público, a solução é adoção de sistemas como o BRT, em razão do custo relativamente baixo e da rapidez de implantação", argumenta o deputado.

Serão convidados para o debate representantes:

- da Frente Nacional de Prefeitos;
- do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito;
- da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades;
- da Associação Nacional de Transportes Públicos;
- da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos; e
- da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus.

A audiência ainda não tem data definida.
Fonte: Agência Câmara
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Engenheiro: transporte integrado é urgência em Teresina


O trânsito de Teresina ainda tem solução? Na opinião do engenheiro Antonio Luiz Mourão Santana, idealizador do Plano de Diretor de Transportes da capital, sim. Ele ministrou palestra na noite de ontem na abertura da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho das Empresas de Transporte Urbano.
“Tem algumas soluções, fazendo inversão na prioridade de investimento, investir nos ônibus e sistema ciclo viário sem deixar de investir no sistema viário. Teresina tem um problema sério' é uma cidade cortada por um rio, o Poti, e tudo afunila para as pontes. O congestionamento é devido mais a questão de ter que afunilar tudo para as pontes. Temos 16 km de congestionamento na hora de pico, daqui a 20 anos teremos 80 km se não fizermos nada”, alerta.
Segundo ele, a integração do transporte coletivo seria a alternativa mais emergencial que deveria ser tomada no momento. “Fazer alguns corredores de transporte coletivo, além da implantação do bilhete para o passageiro andar algumas horas sem pagar outras tarifas”, sugere.
Para o engenheiro, as cidades, incluindo Teresina, foram feitas para o automóvel e não para o coletivo. “Essa não é só uma questão de Teresina e sim de todas as cidades. É preciso que sela implementado os projetos previstos pelo plano diretor de Teresina, que tenta prever nos próximos vinte anos todas essas questões”, afirma.
O engenheiro explicou a necessidade de criação do plano diretor de transportes. Segundo ele, todas as cidades se estruturaram desde a década de 30 tendo como principal meio de transporte o automóvel. A capital do Piauí, por exemplo, triplicou sua área urbana, ou seja, as pessoas têm que percorrer uma distância muito maior, gastando mais tempo, energia e causando mais acidentes.
“Mesmo tendo aplicado sua área, o centro continua ocupando quase 60% dos empregos e matrículas, que são os principais motivos de viagens da cidade, então a produtividade do sistema de transporte cai muito. O ônibus, que há 10 anos transportava mil pessoas por dia, hoje transporta 600 em um tempo muito maior. O cidadão perde mais tempo e reclama porque mais caro”, analisa.
Em cima disso, de acordo com o engenheiro, se buscou priorizar quais são os investimentos, como a construção de mais vias e pontes para a cidade de Teresina. “Esse plano é de R$ 500 milhões, sendo que para o transporte coletivo é de R$ 60 milhões. Investir em transporte coletivo seria prioridade. É um grande desafio fazer com que o cidadão que já tem um carro optar pelo transporte, atá pelo padrão de qualidade. Pois ele faz a conta só pela gasolina e assim sai mais barato, levando em conta também o tempo de espera”, afirma.
O plano diretor de transportes é uma determinação para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os investimentos são oriundos de financiamentos do BID e BNDES.
“O plano de Teresina é relativamente barato e as autoridades devem fazer o possível para implantá-lo o mais rápido possível”, finalizou o engenheiro, ressaltando que o plano da capital de São Paulo supera os R$ 30 bilhões.

Fonte: Acessepiauí
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