O Terminal Tatuquara, o mais novo de Curitiba, comemorou três anos integrado ao cotidiano da população da região Sul da capital.
Localizado ao lado da Rua da Cidadania da regional (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700), o espaço é o 22º terminal da cidade, e foi inaugurado em 29 de maio de 2021 pelo prefeito Rafael Greca.
Atualmente, o terminal conta com oito linhas, e é utilizado por cerca de 34 mil passageiros por dia, tornando-se referência em modernidade e mobilidade na região Sul da cidade.
O morador Eduardo Mafra, de 18 anos, conta como a construção do terminal melhorou o seu dia a dia. “Eu já utilizava os ônibus da região antes de construírem o terminal, e agora ficou tudo mais fácil. É bem mais tranquilo fazer os trajetos e, principalmente, mais seguro”, relata o jovem, usuário das linhas 650-Sta Rita/Pinheirinho e 684-Rio Bonito.
O Terminal do Tatuquara é administrado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), e atende principalmente a população dos bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara. "O terminal Tatuquara melhorou a vida da população, trouxe praticidade e reduziu o tempo de deslocamento", diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Economia de tempo
Esse é o caso de Cíntia Alexandrina, de 36 anos, usuária da linha 617-Jardim Ludovica. “Todo dia eu levo meu filho na escola, desço aqui e já consigo ir direto para casa. Esse é um trajeto que já faço há muitos anos, e agora está bem mais rápido. Eu economizo, pelo menos, 20 minutos”, conta Cíntia.
Ela também elogia o ambiente e a estrutura do espaço. “É bem tranquilo aqui, e tudo costuma funcionar muito bem. Não há comparação com a época em que o terminal não existia”, diz.
Já a moradora Solange Toledo, de 59 anos, não utiliza o terminal com frequência, mas elogia a experiência e a possibilidade de trocar de linha sem pagar outra passagem.
“Eu não passo muito aqui, geralmente é para visitar uma amiga. Eu já tinha feito esse trajeto antes de construírem o terminal, e melhorou agora, já que eu uso mais de um ônibus para chegar lá”, afirma Solange.
Integração
Um dos principais benefícios do terminal é a integração temporal, via cartão-transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com a Rua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.
Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para validar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania, e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.
Linhas de ônibus do terminal
617-Jardim Ludovica
619-Sta Rita/CIC
650-Sta Rita/Pinheirinho
680-Rurbana
681-Dalagassa
684-Rio Bonito
685-Rio Bonito/CIC
773-Vizinhança/Sta Rit
Informações: URBS
0 comentários:
Postar um comentário