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Paulistanos estão insatisfeitos com restrição ao fretamento

quarta-feira, 24 de março de 2010


A maioria da população paulista (73%) se mostra contrária à Zona Máxima de Restrição aos Fretados, segundo pesquisa realizada pelo Ibope. A medida foi imposta à cidade de São Paulo, desde julho passado. O estudo ainda mostra que proprietários de carros estariam dispostos a usar transporte privado para se livrar do problema do trânsito.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos paulistanos citou o transporte público como pior item, com uma média de 4 pontos. Há insatisfação com o tempo de espera, com a impontualidade do transporte, com os ônibus lotados e trajetos longos. Os entrevistados também responderam estar insatisfeitos com as medidas apresentadas pela Prefeitura de São Paulo para reduzir o trânsito. Segundo eles, transporte coletivo público não tem infraestrutura para comportar todos que necessitam do serviço. Já o transporte por fretamento alivia o sufoco que diversas pessoas enfrentam em ônibus urbanos. No entanto, com a restrição criada pela Prefeitura de São Paulo, os usuários também estão deixando de lado essa opção e optando pelo automóvel particular.
Para Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Transfretur, sindicato das empresas de fretamento, a adoção do carro individual ao invés do transporte coletivo de qualidade - público ou privado - faz com que a mobilidade urbana esteja cada vez mais reduzida. "O que acontece, em primeiro lugar, é o congestionamento fora do comum na cidade, em qualquer horário. Se as pessoas não possuem mais a opção do fretamento, que tira 20 carros das ruas, e também não querem usar os coletivos públicos, que operam no limite de sua capacidade e, optam por usar seus veículos particulares, há uma inversão das prioridades do Plano Diretor do Município, diz.
É fácil perceber a olho nu: com mais automóveis nas ruas, o trânsito está cada vez mais caótico. "Perde-se em qualidade de vida e o conforto que desfrutavam os passageiros do serviço privado foi deixado de lado", lamenta.
Além disso, a poluição atmosférica e a segurança também ficam comprometidas: "quanto mais carros nas ruas, mais poluição do ar. A segurança no trânsito também diminui. Tudo isso gera mais desconforto e insatisfação para a população", conclui. Com isso, revela a pesquisa Ibope, 57% dos paulistanos têm expectativa de sair da cidade.

Fonte: Jornal do Brasil
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Goiânia: CEI do transporte é aprovada


Foi aprovada ontem, na Câmara Municipal de Goiânia, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as mudanças do transporte coletivo em Goiânia. A proposta foi feita pelo vereador Alfredo Bambu (PR), e reuniu 13 assinaturas.

A partir do dia de sua instalação, ela terá 60 dias, prorrogáveis por igual período, para apurar questões referentes às denúncias de fraude no processo licitatório para concessão do serviço de transporte coletivo envolvendo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e o Sindicato de Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp). Ela investigará ainda as reformas de terminais, alterações de itinerários e a falta de ônibus para atender toda a demanda de usuários.

O vereador Geovani Antonio (PSDB) diz que o que impulsionou a criação da Comissão foi a denúncia de fraudes no processo de licitação do transporte, em 2008, feita pelo escritório Sociatus Advogados e Consultores, liderado pelo advogado Julio Cesar Queiroz e Rabelo, antigo prestador de serviços ao Setransp. "Pretendemos investigar também as alterações que instauraram o caos no transporte coletivo em nossa cidade", completou. Aguardamos só que a Presidência da Casa notifique as lideranças partidárias para que estas indiquem seus nomes que ficarão à frente da investigação.

Geovani argumenta que a Comissão Especial de Inquérito é o instrumento mais eficiente para apurar fatos como esse. “Como tem o poder de polícia, podemos, por exemplo, realizar quebra dos sigilos bancário e telefônico, que traz provas contundentes para a apuração”, completa. Haverá também uma audiência pública para debater a questão na Assembleia Legislativa.

O presidente da CMTC, Marcos Massad, diz que não teme as investigações, e que estará aberto ao debate com os integrantes da CEI e com a comunidade em geral.Em relação à manifestação realizada por estudantes, ontem, no Terminal Praça da Bíblia (leia ao lado), Massad garantiu que realizará todas as mudanças solicitadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa o corpo discente da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Desde que coloquem no papel suas reivindicações e venham debater de forma organizada.”

Fonte: Diário da Manhã
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Em Rio Branco, Empresa São Judas Tadeu sai na frente e renova 30 % da frota


O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim visitou no último sábado, a empresa de ônibus São Judas Tadeu, acompanhado do Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres. Durante a visita os donos da empresa apresentaram os três ônibus novos que vão operar na capital acreana a partir da próxima semana.
A empresa São Judas Tadeu possui onze veículos em circulação na capital, sendo responsável por operar em três linhas, é considerada a menor empresa a operar no sistema. Nessa primeira fase, a empresa está renovando aproximadamente 30% de sua frota, disponibilizando um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais em cada linha que atende. Esses ônibus novos possuem características que atendem as normas brasileiras de acessibilidade, dentre elas destacam-se a plataforma elevatória, pois todos os ônibus novos são totalmente adaptados para atender os usuários que possuem dificuldade de locomoção e portadores de deficiência.
Também têm espaço reservado e exclusivo para cadeirantes e obesos contendo sinalização e cinto de segurança; cadeiras especiais na cor amarela para idosos, deficientes e gestantes; piso tátil, que garantem a indicação de obstáculos ou mudança de plano da superfície; botoeiras desenvolvidas com sinalização em Braille acopladas, exclusivo para deficientes visuais e conta com degrau antiderrapante abaloados, com cantos arredondados e detalhe na cor amarela, para evitar acidentes, além de som ambiente.Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.
A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano. As linhas Norte Sul, Apolônio Sales e Parque Industrial serão as primeiras a receber os veículos novos.O Diretor da empresa São Judas Tadeu, Ricardo Silva de Moura, falou da seriedade e da boa relação que Prefeitura através da RBTRANS mantém com todas as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo de Rio Branco.

Fonte: Notícias da Hora
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Ajustes prometem melhorar trânsito em Niterói


Em seu terceiro dia útil de operação, na manhã desta quarta-feira (24), os ônibus circularam com mais facilidade no Corredor Expresso da Alameda São Boaventura, no Fonseca, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, mas ainda houve retenções.
Depois de ajustes operacionais, os ônibus não encontraram muitas dificuldades na saída da rodovia Amaral Peixoto e entraram e saíram das plataformas de embarque ao longo da alameda. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, determinou a regulagem dos semáforos e orientou motoristas de ônibus a se manterem na faixa da esquerda já na Amaral Peixoto.

Segundo os fiscais de trânsito que atuam no local, os motoristas estão cooperando. O secretário explicou que qualquer mudança de rotina precisa de um período para ajustes.
- Qualquer modificação nos hábitos comuns da população gera algum tipo de estranhamento. É fundamental que a população conheça bem o novo sistema para que possa usufruir positivamente deste benefício.
Como parte do trabalho de conscientização aos usuários da via, a prefeitura pretende manter os 50 agentes de tráfego trabalhando por tempo indeterminado no novo corredor expresso. Os pedestres também estão recebendo informações, através de cartilhas, que listam as linhas de ônibus que passam no local. Estão sendo instaladas placas de sinalização na rodovia Amaral Peixoto, que vão intensificar a necessidade dos motoristas de ônibus permanecerem sempre à esquerda, além de galhardetes informativos que serão fixados pela cidade.

  • Com seis quilômetros de extensão, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré foi inaugurado no último sábado (20) pelo governador Sérgio Cabral. Na alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que comportam até seis ônibus ao mesmo tempo. Com o novo sistema, os ônibus passam a circular exclusivamente numa faixa segregada, localizada à esquerda de dos dois sentidos da via.

Outra função das obras foi a adaptação à acessibilidade de portadores de necessidades especiais. Foram instalados pisos táteis e sinais sonoros, que auxiliam deficientes visuais na travessia das pistas em toda a extensão, assim como rampas facilitar o trânsito de cadeirantes.
As intervenções se estenderam às ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e praça Renascença. Toda essa área recebeu 89 semáforos controlados eletronicamente de acordo com o fluxo das pistas. As ruas modificadas ganharam ainda nova iluminação, além recapeamento e recuperação de meio-fios e calçadas.

Fonte: R7.com
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Transporte coletivo pode parar em Londrina devido a demissão de cobradores


A demissão de cobradores do transporte público de Londrina pode culminar com uma paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Londrina (Sinttrol), cerca de 350 cobradores foram demitidos nos últimos sete anos. Em assembleia, ficou definido que haverá um dia de protesto por conta disso, porém, a data ainda não foi definida.

De acordo com o presidente do sindicato, João da Silva, uma cláusula da licitação do transporte coletivo prevê que os ônibus convencionais têm que ter motorista e cobrador. Mas, segundo ele, isso não está sendo cumprido pelas empresas.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que as demissões das “linhas de baixa demanda são uma realidade que teremos que enfrentar”, pois isso representa um custo alto para as empresas, o que pode refletir no preço da tarifa.

Fonte: Paraná online
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Mauá-SP: Transporte municipal recebe 7 novos ônibus, renova sua frota e tem sistema de GPS

Agora, são 29 novos veículos em operação na cidade, de um total de 34 que estarão circulando até o início de abril
A Prefeitura colocou, no começo do mês de março, sete novos ônibus coletivos em circulação no sistema municipal de transportes. São carros com tecnologia moderna, possuem GPS e são adaptados com degraus baixos e rampas, que facilitam o acesso a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes. Os veículos são modelo Mascarello Gran Via Low Entry com chassi Mercedes-Benz.

Os sete ônibus com prefixos: 400 – 401 – 402 – 403 – 405 – 408 e 409, da Viação Cidade de Mauá, estão operando nas linhas:101 -Itapark,091 – Pq. das Américas e 132 – Jd. Camargo. Eles fazem parte do lote total de 34 veículos novos, incluindo os articulados novos que a SMU (Secretaria de Mobilidade Urbana) está colocando nas ruas até o início de abril.
Além disto, a idade média da frota chega, no máximo, a cinco anos, cumprindo uma exigência legal da prestação desse serviço.

Fonte: ônibusbrasil.com
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Teresina: Prefeitura constroi novas paradas de ônibus na Avenida Frei Serafim

Foto: Mostra o sofrimento dos usuários na maioria das paradas de Teresina

A Prefeituira de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), iniciou hoje (24), a implantação dos novos abrigos para passageiros de ônibus, na Avenida Frei Serafim. Os serviços deverão ser finalizados em 90 dias.
Serão implantados ao longo da Avenida Frei Serafim 28 novos abrigos, construídos com estrutura metálica, visando uma maior segurança para os usuários de transporte público. De acordo com o diretor de Transportes Públicos da Strans, Sebastião Ferraz, os novos abrigos proporcionam mais conforto para os teresinenses.
O diretor explica que as novas estruturas estão sendo produzidas com material metálico, com a aplicaçãa de telhas termoacústicas nas coberturas. "Os bancos de metal darão lugar a bancos de madeira, mais confortáveis. As novas paradas serão maioria em toda a cidade”, acrescenta Sebastião Ferraz.

Fonte: CidadeVerde
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Em Caxias, Critérios para conceder gratuidades nos ônibus podem mudar

O Fórum dos Usuários de Transporte Coletivo, realizado na tarde deste sábado na sede da União das Associações de Bairros (UAB), deu um início oficial ao debate do reajuste da tarifa de ônibus em Caxias. Nesta edição do Fórum – que ocorre a cada três meses com a participação da UAB, da Secretaria dos Transportes e da Viação Santa Tereza (Visate) – o ponto principal abordado foi o impacto das gratuidades no preço da passagem, já que a Secretaria anunciou ser contra o aumento da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,50.
Para que isto não aconteça, o secretário Vinicius Ribeiro apresentou um estudo desenvolvido pela Secretaria que demonstra que hoje, quem possui descontos na passagem de ônibus proporciona um impacto de R$ 0,33 nas passagens pagas integralmente. Ou seja, para que a passagem não aumente, pode haver mudanças nas tarifas dos estudantes, que pagam 50% do valor, ou dos idosos de 60 a 65 anos, que não pagam. Além disso, quem está na mira da Secretaria é o Dia do Passe Livre, que pode vir a terminar. O domingo de passe livre representa hoje R$ 0,06 nas passagens.
“Se continuarmos com os mesmos critérios de gratuidade a tendência é só aumentar o valor. Mostramos dados que eles não sabiam, que a gratuidade há 8 anos era 11% do custo total da passagem, hoje está em 24%”, explica o secretário.

Fonte: O Caxiense

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