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Campo Grande: Agetran altera rota de linhas de ônibus devido a interdições

quarta-feira, 3 de março de 2010


Por conta do fechamento de um trecho da rua Ricardo Brandão, interditado em função dos estragos provocados pela chuva do último sábado (27.02), o Departamento de Transporte da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alterou, parcialmente, o itinerário de duas linhas de ônibus que passam por esta via: a 051A (Terminal Bandeirantes/Shopping) e a linha 051B.
Antes da interdição, a linha 051A seguia pela Ricardo Brandão até a rua Jeribá. Agora, os veículos do transporte coletivo seguem pelas ruas Nova Era, Joaquim Murtinho, Ceará, Luiz Freire, Pestalozzi, Ricardo Brandão e Jeribá.
Já a linha 051B, que antes vinha do Shopping pelas ruas Jeribá e Ricardo Brandão até chegar à avenida Fernando Corrêa da Costa, está agora seguindo pela rua Jeribá até a rotatória da Ricardo Brandão. Deste ponto, entra na rua Elvira Coelho Machado, rua Ceará, Joaquim Murtinho até alcançar a avenida Fernando Corrêa da Costa, na altura do quartel da PE, de onde segue seu trajeto normalmente.

Fonye: MSNotícias
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Goiânia: Disseram que em seis meses o transporte seria modelo para o Brasil. Infelizmente só piorou, seis anos depois da promessa


O transporte coletivo de Goiânia, criticado pela maioria da população em decorrência de mudanças de itinerário, superlotação e aumento de tarifas, foi o assunto principal da reunião dos moradores da Vila Maria Luiza e do Jardim Novo com o senador Marconi Perillo na noite de ontem (segunda-feira 1º). A Igreja Assembléia de Deus, do Ministério Palavra da Vida, sediou o encontro. A reunião serviu para que o senador prestasse contas de sua atuação no Senado e ouvisse sugestões dos moradores.
Depois de ouvir dezenas de reclamações sobre o transporte coletivo, o senador declarou-se decepcionado com a falta de diálogo dos governantes com a população. Segundo o senador, “o transporte coletivo de Goiânia não atende à necessidade da população. Disseram que em seis meses o transporte seria modelo para o Brasil. Infelizmente só piorou, seis anos depois da promessa”, declarou em meio a aplausos.

Durante quase duas horas em que permaneceu no templo evangélico, o senador ouviu dezenas de críticas à falta de ação da Prefeitura de Goiânia na solução dos problemas existentes nos bairros. Os representantes da comunidade acusam a Prefeitura de dar atenção especial aos setores nobres e discriminar os bairros da periferia. O transporte coletivo de Goiânia foi o assunto que mais mereceu críticas dos moradores. A maioria reclama da falta de ônibus e da conseqüente superlotação, acompanhada de aumento da tarifa.

Fonte: Alô Alô Brasil
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Novo sistema de transporte será implantado em Itabuna

A secretaria de transporte e trânsito (Settran) de Itabuna está analisando o transporte coletivo da cidade. O objetivo desse estudo é a modernização dos ônibus, implantação de uma estação de transbordo e o uso de bilhete único.
“Contratamos uma empresa conceituada para estruturar o sistema de transporte, inclusive com a construção de uma estação de transbordo e implantação do bilhete único, agregando mais comodidade e economia para o usuário”, afirmou o secretário Wesley Melo.
Segundo o secretário, novas linhas também serão criadas e haverá um aumento da frota em locais e horários específicos. Vale ressaltar que mesmo com todas as mudanças, a prefeitura de Itabuna não prevê um aumento no valor das passagens.
Fonte: Blog do Gusmão
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Prefeitura lança edital para ônibus rápido em BH

terça-feira, 2 de março de 2010


Cruzar de ônibus os 12,1 quilômetros da Avenida Cristiano Machado, em pouco mais de 20 minutos – da Lagoinha até a Estação Vilarinho. A BHTrans abriu concorrência pública para contratar empresa de engenharia que vai prestar os serviços de consultoria especializada na implantação do transporte rápido por ônibus (BRT, bus rapid transit, em inglês).

O sistema vai usar corredores viários que ligam o Centro de Belo Horizonte a importantes destinos do Vetor Norte, como a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o aeroporto de Confins e o futuro terminal rodoviário da capital, previsto para ser instalado no Bairro São Gabriel.

A nota de abertura da licitação foi publicada na última edição do Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a contratação de empresa para elaboração do projeto de engenharia. Os interessados têm até 1º de abril para entregar as propostas e o escolhido vai ser aquele que oferecer o menor preço. Depois da seleção, o estudo tem prazo de nove meses para ser entregue.

A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é de que o contrato seja assinado em maio e concluído nos primeiros meses do próximo ano.

Segundo o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, o projeto é implantar o BRT nas grandes avenidas da cidade. “O estudo vai definir a localização das estações, os tipos de linhas de ônibus, quais ligações e a quantidade de coletivos, de acordo com a demanda. Além disso, aproveitando o espaço das calçadas está prevista também a construção de ciclovia”, detalha.

O projeto – que usa pistas exclusivas de ônibus já existentes e alargamento de outras, operadas por coletivos articulados e com maior capacidade de passageiros – é dividido em três fases: Lagoinha à Estação São Gabriel (1ª fase); Lagoinha até a Estação Vilarinho (2ª fase) e Lagoinha em direção à Avenida José Cândido da Silveira (3ª fase).

No contrato assinado com o governo federal para as obras da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade foram garantidos os recursos suficientes apenas para a 1ª fase, além da implantação de mais dois ramais em quatro corredores que ligam ao Mineirão – Pedro II e Carlos Luz e Antônio Carlos e Pedro I.

Há um mês, tiveram início os estudos para o ramal Antônio Carlos e Pedro I e a expectativa é que nas próximas semanas seja assinado contrato para as avenidas Pedro II e Carlos Luz. Concluídos os projetos, será contratada uma empreiteira para execução das obras. No caso da Avenida Cristiano Machado e da Antônio Carlos, uma vantagem é a existência da busway (corredor exclusivo para coletivos), enquanto no caso da Pedro II e Carlos Luz é preciso fazer, além do projeto de engenharia, análise para desapropriação de imóveis que possibilitem a construção das estações de embarque.

A Avenida Pedro I tem projeto de alargamento, suficiente, segundo a BHTrans, para acomodar o projeto.Seguindo o exemplo de Curitiba (PR), o sistema rápido de trânsito prevê pagamento antecipado de passagem, embarque de passageiros no mesmo nível dos ônibus e outras facilidades que aproximam os ônibus do metrô. Mas, segundo Freitas, “é imprescindível para o trânsito da cidade a expansão do metrô. Visando uma solução definitiva”, ressalta.

Os corredores rápidos devem garantir maior agilidade no transporte de parte dos 150 mil passageiros/dia que usam as linhas municipais somente na Avenida Cristiano Machado. Além de absorver parte dos motoristas que circulam sóem carros particulares.
Fonte: Uai - Minas
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Bilhete único: usuários dizem que faltam ônibus convencionais


RIO - O bilhete único completou nesta segunda-feira um mês com aprovação e reclamação dos passageiros, além de pedido de ajustes. Em um mês, foram 700 mil usuários em 12 milhões de viagens, segundo a Secretaria estadual de Transportes. A principal queixa é sobre o tempo máximo entre os dois embarques, de duas horas. Em dias de chuva e engarrafamentos, como nesta segunda, o tempo de viagem ultrapassa o limite. Passageiros denunciaram ainda que as empresas vêm reduzindo o número de ônibus convencionais (que aceitam o bilhete) e colocando nas ruas frescões (que não aceitam).
A Fecomércio propõe a ampliação do tempo de duas para três horas e vai sugerir a medida ao governo este mês.
- Quando a Avenida Brasil engarrafa, não dá tempo - reclama o porteiro Raimundo de Jesus, morador de Nova Iguaçu, que pega um ônibus até o Centro e outro até o Flamengo.
Outra queixa diz respeito ao fato de as empresas colocarem nas ruas mais frescões. Em um mês, 64 coletivos foram multados pelo Detro. As empresas com mais infrações são Rio Ita, Viação Fagundes, Coesa, Viação Fagundes, Trell, Viação União, Viação ABC e Viação Reginas.
Apesar dos problemas, passageiros comemoram a economia, como a auxiliar de serviços gerais Maria das Neves de Oliveira, que mora em Nova Iguaçu e trabalha na Praça Mauá:
- Economizo mais de R$ 150 por mês.
Apesar dos problemas, passageiros comemoram a economia, como a auxiliar de serviços gerais Maria das Neves de Oliveira, que mora em Nova Iguaçu e trabalha na Praça Mauá:
- Economizo mais de R$ 150 por mês.
Fonte: Yahoo Notícias
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Motoristas de empresa de ônibus da Zona Sul de SP decidem suspender greve


Motoristas e cobradores da Viação Gatusa, empresa de ônibus que atende 14 linhas na Zona Sul de São Paulo, decidiram há pouco retornar ao trabalho depois de uma breve greve nesta terça-feira. Eles estavam em assembleia agora há pouco perto da Avenida Guarapiranga. Os funcionários da empresa reclamam do pagamento com vales após as férias e pedem o afastamento de um chefe da empresa, que seria muito rigoroso.

A Sptrans montou um esquema especial para atender a população, e acredita que a empresa é uma das mais delicadas, pois atende as regiões da Avenida Santo Amaro e do Parque Dom Pedro. No entanto, como a assembleia acabou há pouco, os ônibus vão voltar a circular gradualmente, à medida que motoristas e cobradores voltam aos seus postos de trabalho.



Fonte: O Globo
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Na Grande Recife, Terminal de Camaragibe causa transtorno para os passageiros

São filas longas, ônibus lotados, empurra-empurra; é um verdadeiro sufoco para os passageiros
Quem precisa pegar ônibus no terminal de Camaragibe, na Região Metropolitana (RMR), enfrenta dificuldades, principalmente à noite. Filas longas, ônibus lotados, empurra-empurra. É um sufoco para os passageiros.
O terminal de Camaragibe é o ponto de embarque de 16 linhas de ônibus: todas elas pertencem à Empresa Rodoviária Metropolitana. Os passageiros se queixam do tempo de espera no terminal. O resultado de tanta demora nos horários de maior movimento, são ônibus superlotados. As portas nem são fechadas na linha Camaragibe-Tiúma.
O mecânico Carlos Augusto trabalha em Jaboatão dos Guararapes e mora em São Lourenço da Mata: ele diz que gasta cinco horas por dia para ir à oficina e voltar pra casa e reclama da lotação depois da jornada de trabalho. “Depois de um dia de trabalho já chega cansado. E pegar um ônibus desse, ninguém merece”, disse.
As filas aumentam toda vez que mais passageiros do metrô chegam ao terminal. Os moradores de Araçoiaba são os que mais sofrem com a espera. Isso porque só existem dois ônibus circulando nesta linha e o intervalo médio entre eles chega a ser de mais de duas horas.
Basta o ônibus parar na plataforma e já começa o empurra-empurra. As mulheres têm que ficar por último. “Se a mulher se meter no meio, leva cotovelada e tudo”, falou a estudante Nut Leão.
O gerente de fiscalização do Grande Recife Consórcio Metropolitano, Mário Sérgio Cornélio, disse que empresa pode ser multada por não respeitar os intervalos máximos permitidos entre um ônibus e outro. “Nós vamos intensificar a fiscalização via GPS, e intensificar o quantitativo de fiscais no local”, disse.
Fonte: PE360graus
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Fiscalização do Detro recolhe 22 ônibus em terminais de Niterói e São Gonçalo


A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu, na manhã desta segunda-feira, 22 ônibus às garagens durante operação realizada nos terminais rodoviários João Goulart e Roberto Silveira, em Niterói, e Alcântara, em São Gonçalo, municípios da Região Metropolitana. Além das apreensões, foram registradas sete infrações e a empresa Auto-ônibus Fagundes foi flagrada em descumprimento do quadro de horários, num indício de substituição de ônibus convencionais por microônibus ou “frescões”, nos quais não é aceito o pagamento com Bilhete Único.
A maioria dos veículos apreendidos apresentava problemas na documentação ou má conservação, como pneus lisos (“carecas”), extintores vazios e outros pontos que comprometem a segurança dos passageiros. Entre as multas aplicadas, a maior parte foi referente à falta de cobrador.
A Auto-ônibus Fagundes foi a empresa com maior número de veículos recolhidos, num total de 12 ônibus; seguida pela Viação ABC, com cinco; Rio Ita, com quatro; e por último, a Viação Mauá, com um ônibus recolhido à garagem.
Desde a implantação, há um mês, do Bilhete Único nas linhas intermunicipais, foram flagradas sete empresas que promoveram a substituição de ônibus convencionais por seletivos. Esta medida é uma tentativa de dificultar a utilização do benefício, que garante passagens mais baratas à população. Já foram autuadas por este motivo a Rio Ita, Fagundes, Coesa, Trell, União ABC e Reginas.
Fonte: O Dia online

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