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Recife terá Transporte Público de Primeiro Mundo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Corredor sob o Canal da Agamenom Magalhães

Até 2012 a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife dará um salto histórico com a implantação dos três grandes corredores de tráfego: Leste-Oeste, Norte-Sul e o Corredor da Avenida Norte. O Norte-Sul terá 43 quilômetros de extensão e três trajetos. O primeiro ligará o Terminal de Integração de Igarassu, município da Região Metropolitana, ao centro do Recife pela avenida Cruz Cabugá. O outro vai de Igarassu e segue para o Terminal de Joana Bezerra, também no Recife, pela avenida Agamenon Magalhães. Em Joana Bezerra, o passageiro pode seguir para Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Esse último trecho atende a Zona Sul da Região Metropolitana.

O projeto contará com vias e faixas exclusivas para o tráfego dos coletivos e implantação de estações de embarque/desembarque adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança. O corredor terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a Avenida Cruz Cabugá,centro do Recife e Avenida Agamenon Magalhães, encerrando no Terminal de Joana Bezerra. Vai beneficiar diretamente os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Jaboatão, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Itamaracá, além de possibilitar a ligação de outras cidades da RMR interligadas ao SEI.

Já o Corredor Leste-Oeste, que completa dois anos de implantação em março deste ano e foi uma das obras mais polêmicas construídas na capital pernambucana, liga a Avenida Conde da Boa Vista à Caxangá. Integra também a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti e a Rua Benfica. A obra recebeu investimentos de R$ 14,7 milhões. Cerca de 400 mil pessoas o utilizam diariamente. Mas o corredor precisará passar por uma requalificação nas estações. Também está previsto seu prolongamento em mais sete quilômetros ligando Timbi, em Camaragibe, à São Lourenço da Mata. A ampliação está prevista dentro das ações de mobilidade para a cidade da Copa
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Rio: Você ainda não solicitou seu Bilhete Único?


O Blog meu transporte estar fornecendo o link para cadastramento do bilhete único que entrará em operação a partir do dia 1º de Fevereiro, lembrando que o Rio Card que de acordo com a Lei 5.628/2009, todos os cartões RioCard também terão os benefícios da tarifa intermunicipal do Bilhete Único.
A entrega dos Cartões para quem já solicitou seerá a partir do dia 25 de Janeiro.
O que é preciso para se fazer o cadastramento?
O usuário tem que fornecer nome completo e o número do CPF. O cadastramento é gratuito e o usuário receberá uma senha, que será utilizada em caso de perda do cartão ou de compra de crédito. O cartão não tem custo para o usuário, que deverá carregá-lo posteriormente.
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Em São Paulo, Aumentam número de passageiros no Transporte Público


O governo de São Paulo comemora os resultados dos últimos anos no transporte público, depois de investimentos no setor como o aumento de corredores exclusivos, melhoramento da frota, fez com que muitas pessoas deixassem seus carros em suas garagens devido a estes avanços, pois para se deslocarem em certos pontos da cidade de carro, levaria mais tempo de carro do que de ônibus devido a estes corredores, para o metalúrgico Severino Deoclécio, relata que não é mais vantagem trabalhar com seu carro, ele relata que a perda de combustível nos engarrafamentos é impressionante e o ganho de tempo é insignificante, menos de 20 minutos, ele também relata que em alguns pontos os ônibus circulam e os veículos ficam semi-parados, referindo-se aos corredores exclusivos, completou, também está relacionado a este aumento o crescimento do emprego nas grandes cidades do estado.
O número de passageiros transportados ultrapassou 02 milhões em 2009, quase 14% a mais que em 2006, esse crescimento é continuo e os usuários esperam com certeza mais melhorias no Transporte Público da cidade.
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Em Natal, Motoristas ameaçam parar frota devido ao alto número de assaltos


Os motoristas e cobradores ameaçam paralisar as linhas do transporte coletivo de Natal, a fim de alertar o poder público sobre a necessidade de conter os assaltos a ônibus na capital. Outra alternativa é rodar somente até as 18 horas. A categoria já havia feito uma manifestação contra a violência na semana passada, na avenida Rio Branco, e já planeja outras formas de protesto, caso o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte não volte a debater o tema da insegurança nos coletivos que circulam na Grande Natal.

A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sintro/RN) é que os policiais voltem, pelo menos, a realizar as barreiras itinerantes que no ano passado ajudaram a reduzir em 70% os assaltos a ônibus e alternativos.O ofício pedindo uma reunião com a Polícia Militar foi enviado ontem pelo presidente do Sintro, Nastagnan Batista, que aguarda o quanto antes que a categoria seja chamada para discutir medidas de segurança.

“A situação está ficando insustentável e o que queremos é que, pelo menos, o assunto volte a ser discutido. Caso isso não aconteça, vamos ter que tomar algumas providências. Poderemos ter que recolher os ônibus às 18 horas nos domingos e feriados, mudar rotas ou fazer uma paralisação geral”, afirmou o presidente da categoria.

Para Nastagnam Batista, uma ideia que poderia voltar a ser trabalhada para diminuir a violência seria as barreiras policiais itinerantes. “Entre setembro e novembro, quando a PM realizou essas barreiras, diminuiu em cerca de 70% os assaltos, porque os bandidos não sabiam onde os policiais poderiam abordar os coletivos. Hoje, com apenas barreiras em pontos já conhecidos, como a da Ponte de Igapó, ficou muito fácil assaltar os ônibus e os alternativos”, afirmou.

A insegurança chegou a um ponto que não se registra mais os crimes. “Muitos motoristas de opcionais preferem nem ir a delegacia, pois ficam esperando horas para fazer o boletim de ocorrência que geralmente não dá em nada. Para eles, é melhor ficar circulando para diminuir o prejuízo. A insegurança está tanta, que temos a informação de que até mulheres estão assaltando ônibus em Felipe Camarão e nada acontece”, revelou.
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Curitiba: Obras de mobilidade com melhorias no trânsito e no transporte


O PAC, assinado por Ducci e pelo presidente Lula, em Brasília, garante a Prefeitura de Curitiba R$ 211,05 milhões para financiamento de obras de mobilidade urbana.

"Teremos obras de revitalização em setores fundamentais para o trânsito e o transporte da cidade, como Rodoviária; Terminal Santa Cândida; avenidas das Torres, Cândido de Abreu e Marechal Floriano; e Linha Verde Sul, além da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade", afirmou Ducci.

A avenida Marechal Floriano terá investimento de R$ 20 milhões para a revitalização do trecho da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. Assim, a avenida, que já foi reformada pela Prefeitura no trecho da Linha Verde ao Centro, terá sua revitalização completada em toda a extensão.

A avenida das Torres será revitalizada para melhorar a ligação aeroporto/rodoviária. O investimento da Prefeitura neste projeto será de R$ 62,5 milhões, no trecho da Rodoferroviária à divisa com São José dos Pinhais.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com investimento de R$ 58,2 milhões, prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; mais rapidez em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações-tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de outros componentes.

A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. O investimento será de R$ 4,85 milhões.

Na rodoviária, as obras abrangem a reforma da edificação e melhorias na acessibilidade do equipamento, com investimento de R$ 35 milhões.

A continuação da Linha Verde, num trecho ao sul, depois do Pinheirinho até o anel de contorno, garantirá a urbanização com a recuperação do pavimento e implantação de calçadas. Para esta obra, serão investidos R$ 18,5 milhões do PAC. Este projeto ainda conta com uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Sciarra, no valor de 30 a 40 milhões de reais.

No Terminal Santa Cândida serão feitas obras de reforma e ampliação, com investimento de R$ 12 milhões.
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Em Belo Horizonte, Carteira de Identificação Especial facilita aquisição de passagem por idosos


Para agilizar os procedimentos de aquisição de passagem gratuita em viagens rodoviárias e ferroviárias interestaduais, a Prefeitura de Belo Horizonte elaborou a Carteira de Identificação Especial para Idosos. O documento identifica pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.

Para a emissão da Carteira de Identificação Especial é necessário o cadastramento do idoso na Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, em qualquer uma das nove Regionais da Prefeitura. O interessado deve solicitá-la pessoalmente junto às áreas de Apoio à Família e à Cidadania e Centros de Referência de Assistência Social ou ainda pelos Plantões Sociais localizados nas regionais.

A comprovação dos dados referidos durante o cadastro, a partir da avaliação técnica como também da visita domiciliar, quando necessário, permite a emissão da carteira. Em casos de urgência de aquisição do documento, o técnico pode emitir uma Declaração Temporária, que permite a retirada do "Bilhete de Viagem do Idoso". A Carteira tem validade de dois anos e a renovação é obtida exclusivamente por meio do requerimento do interessado, como também da comprovação das condições.
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Passageiros fazem menos queixas do transporte coletivo em Mogi das Cruzes


O número de reclamações dos usuários de ônibus em Mogi caiu 70% de um ano a outro. Em 2008, foram 1.084 queixas. No ano passado, 345. As informações constam de um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes. Em 2008, os usuários reclamavam mais de atrasos e horários suprimidos, que são os horários estipulados em uma tabela, mas que não são respeitados pelas empresas.

Em 2009, além das queixas sobre atrasos, os passageiros passaram a reclamar mais de veículos sem cobrador.De acordo com o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, os números de 2008 refletem um grande problema que a cidade viveu na época: o péssimo serviço prestado pela empresa Mito Turismo, que tinha a concessão de 50% das linhas. "A cassação do contrato de concessão da empresa Mito, que ocorreu em janeiro do ano passado, teve uma explicação: a empresa descumpriu uma série de exigências contratuais e fez o pior, que foi não dar conta de suprir as linhas de sua responsabilidade", afirmou.

Apenas de reclamações referentes aos atrasos das linhas, que eram as mais comuns, foram 384 durante todo o ano de 2008. O mês que mais registrou esse tipo de reclamação foi fevereiro, totalizando 86 queixas. Em 2009, a soma das reclamações sobre atraso de todos os meses não ultrapassou ao menos o mês de maior reclamação de 2008. "Em todos os meses do ano passado, as reclamações sobre atraso somaram 72. Dessas, 48 foram registradas apenas em fevereiro, quando ainda estávamos resolvendo o problema com a Mito", disse.

"As reclamações sobre o comportamento do motorista implicam problemas como excesso de velocidade, mau atendimento, falta de cuidado ao passar por lombadas e buracos, entre outras", disse. "Quando constatamos tais problemas, notificamos a empresa, que dá uma advertência ao funcionário. Além disso, nossa coordenadoria de educação no trânsito ministra palestras e cursos aos operadores do sistema de trânsito das empresas concessionárias", concluiu.
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Horário especial de ônibus em VG vigora até fevereiro


A Superintendência de Trânsito e Transporte Urbano (STU) informa que, em virtude das férias escolares, as linhas de ônibus municipais estão com horário especial até a segunda quinzena de fevereiro. A mudança se estende também aos ônibus intermunicipais que ligam Várzea Grande a Cuiabá.
Segundo o superintendente do STU, Fernando Sé, os estudantes representam cerca de 25% dos usuários em dias normais. “Com a queda de fluxo de passageiros, é preciso adequar as linhas para otimizar o transporte”, frisa.
Com o início do ano letivo, previsto para a segunda quinzena de fevereiro, as linhas voltam ao horário normal.
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