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PAC da Mobilidade para Curitiba será assinado na quarta,13

terça-feira, 12 de janeiro de 2010


O presidente Lula e o prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci, assinarão nesta quarta-feira (13), em Brasília, o Termo de Cooperação do PAC de Mobilidade Urbana para a Copa 2014. A assinatura será às 17h, no Salão Brasil do Palácio Itamaraty, e vai garantir à Prefeitura R$ 211,05 milhões para financiamento de obras de mobilidade urbana. Os recursos serão investidos em obras importante que vão melhorar a acessibilidade de Curitiba garantindo mais conforto, mobilidade e segurança no trânsito e no transporte.

O Plano de Aceleração Econômica de Mobilidade Urbana já previa obras como a revitalização das avenidas Cândido de Abreu e das Torres e a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade. Novas propostas da Prefeitura de Curitiba foram incluídas neste PAC: a reforma da rodoviária e seus acessos; a extensão da Linha Verde Sul; a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida; e a revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho da Linha Verde à divisa com São José dos Pinhais, perto Terminal Boqueirão.

Uma das principais novidades neste PAC é a requalificação da Marechal Floriano, com investimento de R$ 20 milhões. A avenida, que já foi reformada pela Prefeitura no trecho da Linha Verde ao Centro, terá sua revitalização completada em toda a extensão.

A avenida das Torres será revitalizada para melhorar a ligação aeroporto/rodoviária. O investimento da Prefeitura neste projeto será de R$ 62,5 milhões, por meio do PAC da Mobilidade, no trecho da Rodoferroviária à divisa com São José dos Pinhais.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com investimento de R$ 58,2 milhões do PAC por parte da Prefeitura, prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; mais rapidez em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações-tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de outros componentes.

A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. O investimento será de R$ 4,85 milhões.
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Vitória: Sistema Transcol reforça número de viagens para as praias


A partir deste domingo (10), usuários que utilizam o Sistema Transcol para se deslocar às praias da Grande Vitória contarão com mais 112 viagens em linhas que dão acesso ao Terminal Jacaraípe e às praias de Jacaraípe, em Serra, e Ponta da Fruta, em Vila Velha. A medida integra a programação especial de verão, iniciada em novembro pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

A linha 613 (Ponta da Fruta / Terminal Itaparica), que aos domingos circula com três ônibus que realizam 24 viagens, terá sua frota ampliada para oito veículos, que cumprirão um total de 61 viagens. O reforço possibilitará a redução do tempo de espera, pois os intervalos passarão de 35 minutos para 15 minutos.

Outra novidade é a linha 870 (Praia de Jacaraípe / Terminal Laranjeiras via avenida Abdo Saad), criada para circular exclusivamente aos domingos, durante o verão. Seis ônibus farão 38 viagens, com intervalos de 15 minutos entre elas.

Quatro ônibus farão mais 37 viagens na linha 880 (Campinho da Serra / Terminal Jacaraípe via Vista da Serra – Serra Sede). O serviço, que já havia sido ampliado em novembro de 14 para 32 viagens, terá agora 69 viagens aos domingos.

Mais ônibus para Praia Grande, Nova Almeida, Praia da Costa e nos terminaisAlém das novidades que começam neste domingo (10), os usuários ainda contarão com os reforços nos terminais e em outras linhas de ônibus, iniciados em outubro e novembro, respectivamente, quando a demanda de passageiros com destino às praias aos domingos começou a aumentar.

A linha 854 (Praia Grande / Terminal Jacaraípe via Nova Almeida) teve aumento de 17 viagens e redução de intervalos de 40 para 20 minutos.

A linha 690 (Terminal Vila Velha / Terminal Praia da Costa – circular) foi criada especialmente para funcionar durante o verão, aos domingos, reforçando as linhas regulares que dão acesso à Praia da Costa das 8 às 19 horas, com 44 viagens e intervalos de dez minutos.

40 ônibus de reforço estão cumprindo viagens extras para os balneários da Grande Vitória aos domingos. A frota fica distribuída pelos dez terminais de integração (Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Jardim América, Itacibá, Campo Grande, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica) e é acionada para reforçar demais linhas que apresentam acréscimo de demanda.
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Tarifa de transporte público em Campinas terá reajuste

As tarifas do transporte público em Campinas, no interior de São Paulo, serão reajustadas a partir do próximo domingo. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), nos ônibus e miniônibus do sistema InterCamp, a tarifa passará de R$ 2,50 para R$ 2,60. O passe escolar sobe de R$ 1,00 para R$ 1,04.
Também terão novos valores as linhas Circular-Centro, que passam de R$ 1,65 para R$ 1,70 com o Bilhete Único; e de R$ 2,50 para R$ 2,60 no pagamento em dinheiro. Já a tarifa nas linhas seletivas passa de R$ 2,90 para R$ 3,00.
A EMDEC afirmou que o reajuste é justificado em razão do aumento dos salários, nos pneus e no valor dos veículos. O decreto que autoriza o reajuste será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na edição de amanhã.
Segundo a Secretaria de Transportes, o índice de reajuste aplicado à passagem de ônibus foi de 15,56% nos últimos três anos, entre dezembro de 2006 e dezembro de 2009. Já no comparativo anual, de dezembro de 2008 a janeiro de 2010, o aumento foi de 4%.
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Joinville: idosos entre 60 a 64 anos voltam a pagar tarifa


Idosos entre 60 e 64 anos voltam a pagar passagem de ônibus em Joinville a partir desta segunda-feira. Cartazes colados nos terminais e nos veículos avisavam sobre a medida no fim de semana. Embora ainda possa haver decisão da Justiça a favor da gratuidade, Gidion e Transtusa e o Sindicato das Empresas de Transporte Público do Estado (Setpesc) mantiveram o retorno da cobrança, previsto para esta segunda-feira. A medida que atinge 9,3 mil cadastrados passou a valer à zero hora desta segunda. Sem acordo entre Prefeitura e empresas de ônibus, o benefício está nas mãos do desembargador Newton Trisotto. Se ele conceder liminar à Prefeitura, os idosos entre 60 e 64 anos voltam a andar de graça. Do contrário, a Prefeitura não tem como recorrer na Justiça e a cobrança é mantida. A decisão do TJ deve ser anunciada nesta segunda ou, no mais tardar, nesta terça, segundo o procurador do município Naim Tannus. Se a cobrança for mantida, a Prefeitura deve buscar outras formas de revertê-la. O benefício foi criado por lei municipal em abril do ano passado. A lei foi considerada inconstitucional em julho e a decisão foi mantida por unanimidade no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em dezembro.
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Absurdo, Empresários do setor de transporte público do Grande ABC querem passagem de ônibus a R$ 3

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Os empresários do setor de transporte público do Grande ABC querem subir o valor das tarifas de ônibus para R$ 3. As prefeituras informaram que ainda não têm previsão de mudar o preço das passagens. Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), afirma que a data do reajuste anual dos ônibus intermunicipais não foi marcada.Se o aumento for aprovado do jeito que os empresários querem, a passagem de ônibus no Grande ABC será mais cara que a da Capital paulista.

Ao subir para R$ 2,70, no início deste ano, a tarifa de São Paulo se tornou a mais cara das capitais brasileiras, segundo pesquisa realizada pela ANTP (Associação Nacional de Transporte Público)."O valor ficará mais alto que o da Capital porque o salário (dos motoristas e cobradores) na região é 35% mais alto. E lá as empresas têm subsídio da Prefeitura", explica Baltazar José de Souza, presidente da AETC/ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC).

Ele se refere ao fato de que, no orçamento de 2010, a Prefeitura de São Paulo pretende gastar R$ 360 milhões em subsídios para o transporte público."Estamos negociando esse aumento para ontem. A tarifa precisa ser, no mínimo, R$ 3, para as linhas municipais e intermunicipais. Já pedimos reunião com o Consórcio (Intermucipal do Grande ABC). Mas ainda não tem data marcada", afirma Baltazar. O Consórcio não confirma que foi procurado pela AETC/ABC.

O órgão fará uma entrevista com os secretários de transporte da região dia 19.As prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema informaram que o assunto ainda não entrou na pauta de discussões dos municípios. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam.O último reajuste na tarifa de ônibus da região ocorreu em dezembro de 2008. As passagens passaram a custar R$ 2,30 em São Caetano e Rio Grande da Serra. Nas outras cidades, o valor da viagem subiu para R$ 2,50.
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Lei que isenta as Empresa de Transporte Coletivo de Vários Impostos está emperrada no senado, enquanto isso as tarifas continuam aumentando

domingo, 10 de janeiro de 2010


Projeto de lei que isenta o pagamento de diversos tributos federais para o serviço de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros foi aprovado no 2º semestre do ano passado em Brasília pelos deputados ainda precisa ser aprovada no senado federal e por enquanto já estamos vendo os aumentos das tarifas em muitas cidades neste começo de ano como: São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Uberaba, Vitória, João Pessoa, Aracajú, Joinville entre outras.Pela proposta, não serão cobradas as contribuições PIS e Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre o faturamento dos serviços de transporte público coletivo e sobre a aquisição de óleo diesel, gás e combustíveis renováveis, além de chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmeras de ar que são usados na prestação de serviços de transporte coletivo. O relator do projeto, Dep. Carlos Zarattini(PT-SP) acredita que a redução dos impostos federais no sistema de transporte coletivo deverá chegar a 15% e que, com a colaboração dos estados e dos municípios, o percentual pode ultrapassar os 20 %. Para ele, com isso, haverá redução das passagens do transporte coletivo.
Mas a pesquisa realizada pelo Blog Meu Transporte mostra que os usuários não acreditam nesta medida, das 170 respostas, apenas 17 pessoas ou 10% das pessoas acreditam que esta lei venha a vigorar, prova disso é a onda de aumentos nos últimos dias. Por isso 89% das pessoas entrevistas não acreditam ou só acreditam vendo que esta lei vai funcionar e apenas 1% não soube responder, resultado abaixo.
Foi Aprovada em Brasilia a Lei que isenta as Empresa de Transporte Coletivo de Vários Impostos, inclusive na compra de óleo diesel e gás veicular, você acha que a Passagem de ônibus vai de fato abaixar?
* 89% (152) pessoas não ou só acreditam vendo.
* 10% (17) pessoas acreditam.
* 01% (01) pessoa não soube opinar


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Campanha do Blog ''Meu Transporte'', Seja um Seguidor.


Campanha do Blog Meu Transporte é chegar a pelo menos 100 seguidores, você caro leitor que estar vendo a serenidade, competência e disposição deste Blog em mostrar de fato o que acontece com um dos principais serviços públicos do país que é o Transporte Público, não pode ficar de fora desta campanha, este blog é de todos nós, se você é um dos que não aceitam o transporte do jeito que estar se junte a nós, por isso convidamos você a ser mais um seguidor deste Blog que vem mostrando dia a dia a situação do Transporte Público que você usa, clique em seguir este blog e convide seus amigos.

Abraços!!!
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Usuários só pegam as vans devido a ineficácia do transporte público como ônibus insuficiente, lotados e demorados


Na pesquisa realizada pelo Blog Meu Transporte, ficou bem claro que os usuários preferem pegar ônibus em vez do transporte alternativo tais como vans, bestas entre outros, o fato de o ônibus ter mais segurança e ser regularizado pesou na pesquisa devido aos acontecimentos negativos dos alternativos e de terem muita resistência pelos gestores das principais cidades do país, esta pesquisa mostra com clareza que o transporte público ainda não caminha a passos largos devido à falta de estruturas nas grandes cidades, falta de investimento no setor como o número inexpressivo de corredores exclusivos para ônibus, ainda pela falta de investimento das empresas com ônibus desgastados, falta de profissionais qualificados, horários irregulares com usuários tendo que esperarem mais de 30 minutos por um coletivo e completamente lotados, pois bem, mesmo com todas essas dificuldades, o ônibus é a preferência da maioria absoluta da população só faltando então os gestores fazerem sua parte no que diz respeito a investir de verdade no transporte público e não ficar aparecendo em fotos de inaugurações de 10 ônibus adaptados pra cá, 15 novos pra lá, como vimos muito neste ano de 2009.

A pesquisa: você usuário, pega o transporte alternativo, por quê? Tivemos 123 respostas:
32% Não têm ônibus suficiente (40 Votos).
26% Não pego transporte alternativo (34 Votos).
26% O ônibus demora a passar (32 Votos).
9% chegam mais rápidos (12 Votos).
4% Não têm alternativa. (05 Votos).

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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