“Todas as vezes que entro no ônibus, as pessoas fingem está dormindo. Peço para o cobrador pedir para a pessoa se levantar, mas eles se sentem coagidos”.
José Couto reclama ainda de propagandas e faixas colocadas na frente dos ônibus. É que este tipo de material prejudica a visibilidade das informações sobre a rota dos veículos. Isso faz com que eles percam o transporte ou peguem o ônibus errado.
Como forma de conscientizar motoristas e cobradores a respeitar os mais velhos, os rodoviários que atuam no transporte público aqui do DF vão participar de um treinamento sobre a prática do direito do idoso. A idéia surgiu de uma parceria entre o Conselho do Direito do Idoso com o Ministério Público do DF.
Segundo Janete Azevedo, palestrante do evento, diz que os rodoviários aprenderão a respeitar o uso das carteirinhas, ter paciência ao parar nas paradas de ônibus, observar se os acentos reservados estão sendo ocupados por jovens, além de alertar as penalidades que podem ser aplicadas caso haja algum tipo de constrangimento ou agressão.
Em caso de abuso físico ou moral, o idoso deve procurar o Centro de Valorização do Idoso (CVI), pelo telefone 0800 644 1401. O horário de funcionamento e das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa.