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Goiânia: Passagem do transporte coletivo sobe para R$ 2,25

terça-feira, 14 de abril de 2009


A partir das 5 horas domingo (19), Goiânia passará a ter a quinta passagem de transporte coletivo mais cara do país entre as capitais. O valor da tarifa de ônibus na região metropolitana custará R$ 2,25, equivalente a aumento de 12,8% em relação à praticada anteriormente. Também ficou definida em R$ 4,50 a tarifa de embarque no Citybus. O serviço especial começa a funcionar na próxima segunda-feira (20).A passagem mais alta do Brasil custa R$ 2,50, em Florianópolis. Mas na capital catarinense quem paga tarifa no cartão-transporte tem o valor reduzido para R$ 1,98. A segunda mais cara é a de São Paulo (SP), que custa R$ 2,40. Em seguida vem Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MT), com tarifa a R$ 2,30. Palmas (TO) oferece transporte público pelo menor preço entre as 27 capitais, com bilhetes no valor de R$ 1,50.O reajuste foi calculado com base na variação da inflação no período de 1 ano medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), custo do combustível e reajuste salarial dos motoristas. A CDTC também incluiu acréscimo de 10 centavos no preço da tarifa, acertado na ocasião do último aumento da passagem, há um ano. A decisão acerca do novo valor da tarifa foi consensual entre os nove membros da CDTC e anunciada pelo prefeito de Goiânia, Íris Rezende. O prefeito afirmou que o novo preço corresponde aos reajustes salariais dos trabalhadores públicos e privados. A opinião é compartilhada pelo presidente da CMTC, Marcos Massad, que garantiu aplicação de recursos no próprio sistema de transportes. O valor da tarifa do Eixo Anhanguera será de R$ 1,15 para quem optar pelo pagamento na hora do embarque, nas catracas de acesso às plataformas ou nos terminais Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Praça da Bíblia e Jardim Novo Mundo. Já o usuário que adquirir número maior de passagens pagará R$ 1,12. Neste caso, cada viagem do bilhete sitpass dará direito à dois embarques no Eixo Anhanguera. A diferença de preços visa facilitar o troco e incentivar a compra antecipada de passagens.O citybus começa transportar passageiros na região metropolitana de Goiânia em caráter experimental na próxima segunda-feira (20), com as linhas Circular Horário, Circular Anti-Horário, Flamboyant - Praça do Avião e Goiânia Shopping - Praça Universitária. Em 30 dias todas as 13 linhas que compõem o serviço diferenciado devem operar. O valor estipulado na reunião ficou R$ 0,50 mais caro que o anunciado anteriormente. A justificativa é de que o preço da tarifa torna-se múltiplo do cobrado pela unidade do Sitpass, o que facilita integração. Os veículos do Citybus, por sinal, entrarão em circulação já integrados entre si. O usuário terá prazo de 90 minutos para usar o bilhete em diferentes ônibus para chegar ao destino.Não será permitido transporte de passageiros em pé, nem oferecido benefícios de meia-passagem ou passe livre. Os micro-ônibus estão equipados com rede de internet móvel, sem fio, e tomadas para carregadores de celular.
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Motoristas de ônibus voltam ao trabalho em Guarulhos

Os motoristas e cobradores de ônibus que paralisaram na madrugada de hoje as atividades em Guarulhos, na Grande São Paulo, já voltaram ao trabalho, segundo informações do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros e Cargas Secas e Molhadas de Guarulhos e Região (Sincoverg). A paralisação começou por volta das 3h30, prejudicando pelo menos 40 mil passageiros nesta manhã, segundo a Secretaria de Transporte de Guarulhos.
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), funcionários de outra viação também entraram em greve, prejudicando outros 15 mil usuários. A viação atua em nove linhas que seguem da cidade para as regiões do Brás, Penha, Vila Carrão e Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Para amenizar o transtorno aos passageiros, a prefeitura liberou as vans que operam à tarde nas linhas em todo o município e a EMTU solicitou reforço às empresas de ônibus que operam na mesma região.
Segundo o Sincoverg, um grupo paralelo ao sindicato organizou a greve. De acordo com a Secretaria de Transportes, a manifestação foi originada após um racha no sindicato. Além disso, os manifestantes querem pressionar os empresários da categoria a autorizar aumento salarial na data-base, que ocorre no próximo dia 1º de maio.
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Natal: Bilhete estendido divide opiniões


A partir de 2 de maio, os usuários do sistema de transporte público de Natal, especialmente aqueles que utilizam as estações de transferência, vão conviver com novas mudanças. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), vai modificar o sistema utilizado nas estações de transferência, a partir da implantação do ‘‘bilhete estendido’’. Com essa mudança, o usuário poderá tomar um outro ônibus utilizando o mesmo bilhete, sem precisar ficar no espaço físico das estações, podendo fazer a troca em qualquer parada de ônibus. O bilhete poderá ser utilizado novamente num prazo de uma hora após seu primeiro uso. A prefeita Micarla de Souza irá fazer o anúncio oficial do novo sistema na próxima sexta-feira, explicando-o em detalhes.O anúncio da implantação do bilhete estendido e consequente desativação das estações de transferência promete dividir as opiniões dos usuários. Para o professor Jadeilton Araújo, 22, que mora no bairro Pajuçara e utiliza a estação de transferência da Ribeira, o sistema atual é eficiente. ‘‘Funciona muito bem para mim. Esse sistema de bilhete com validade de uma hora tem que levar em conta também os engarrafamentos, que são muito frequentes, principalmente pela manhã ou no início da noite. Desse jeito, vai virar uma maratona para que o passageiro consiga pegar o segundo ônibus antes de estourar seu tempo’’, prevê.Jadeilton defende que é preciso utilizar o sistema existente para saber o que é realmente eficiente. ‘‘Eu gosto das estações. Nos horários em que eu as utilizo, elas estão vaizas, mas deveriam ser confortáveis’’, pondera. Ele aponta o sistema utilizado em Goiânia como exemplo. ‘‘Lá as estações são bem maiores. Você pode entrar em qualquer ônibus, quantas vezes precisar, desde que embarque ou permaneça na estação, independente do tempo’’, compara.

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São Luis: Redução de ônibus nos fins de semana revolta passageiros


A espera por ônibus nas paradas de São Luís, principalmente nos fins de semana e feriados, é um teste de paciência para os usuários do transporte coletivo. A frota reduzida causa insatisfação de quem depende diariamente do ônibus. Nas paradas, minutos que mais parecem horas.O longo tempo de espera reduz a paciência das pessoas. Quem precisa de ônibus nos fins de semana e feriados é obrigado a aguardar muito nas paradas de São LuisSegundo Antonio Sales Barbosa, presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de São Luís, somente 228 dos 760 ônibus circulam nos fins de semana, o que corresponde a 30% da frota. A diferença é logo percebida pelos usuários nas paradas.A redução da frota nos fins de semana e nos feriados preocupa a Associação dos Passageiros. De acordo com o presidente da entidade, há 2 anos ele reclama mas nunca foi atendido pela prefeitura.A associação quer propor a circulação de pelo menos 60% da frota nos fins de semana e feriados ou então o reforço do transporte coletivo com a utilização de vans.
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Grande Recife inicia a entrega do VEM para os alunos retardatários

sábado, 11 de abril de 2009


O Grande Recife Consórcio de Transporte realizará de 13 a 16 de abril, a entrega do Vale Eletrônico Metropolitano Estudante – VEM Estudante para os estudantes retardatários. Dos 293 mil estudantes que fizeram o recadastramento do Passe Fácil ou solicitaram a primeira via e estavam aptos a receber o VEM, 61 mil não compareceram para receber o cartão ou tiveram problemas de cadastro durante a primeira fase do processo de entrega, realizada entre os dias 04 a 26 de março, no Geraldão. O atendimento aos retardatários será feito no Clube Internacional do Recife, no bairro da Madalena, das 8h às 20h. Para agilizar a entrega do VEM aos estudantes a distribuição será feita de acordo com um cronograma dividido por ordem alfabética (ver lista abaixo). Nos dias 13 e 14 a entrega será feita para os usuários que possuem nomes iniciados com as letras de A à J. Já nos dias 15 e 16 serão dedicados ao atendimento de pessoas com nomes que se iniciam pelas letras K à Z. Para receber o VEM Estudante os usuários devem se dirigir a um dos 30 guichês localizados no salão principal do Clube Internacional, portando carteira de estudante e o Passe Fácil. Caso o estudante não possa comparecer, o cartão poderá ser entregue aos pais ou responsáveis desde que sejam observados alguns critérios. Pais o responsáveis legais deverão levar seguintes documentos: identidade do responsável e certidão de nascimento do titular. Para os pais que possuem mais de um filho com nomes começando por letras diferentes (que podem estar separadas em função da divisão alfabética), o Grande Recife montou um esquema especial. Nestes casos, os cartões de todos os dependentes poderão ser pegos de uma só vez, desde que os pais ou responsáveis legais estejam com os documentos exigidos pelo consórcio. Os retardatários serão informados sobre datas e procedimentos para a entrega do VEM Estudante, através de cartazes nos ônibus. Uma lista com o nome dos estudantes que estão com o seu VEM pronto para ser resgatado estará disponível a partir da próxima quinta-feira (09/04) no site do consórcio (www.granderecife.pe.gov.br), facilitando a identificação por parte dos estudantes. Salientamos que o carregamento do VEM Estudante já está sendo realizado desde o último dia 23 de março, no Posto da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista. Os cartões antigos (Passe Fácil) poderão ser carregados até o dia 15 de abril.

Tabela para a entrega:

Letras A, B, C, D, E, F, G, H, I e J – De 13/04 a 14/04/2009

Letras K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z – De 15/04 a 16/04/2009

Local: Clube Internacional Rua Benfica, 505 – Madalena – Recife.
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Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo


O primeiro ônibus brasileiro equipado com células a combustível a hidrogênio foi fabricado em Caxias do Sul e começará a rodar na cidade de São Paulo ainda neste mês de Abril.

Ônibus sem poluentes

O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. A eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo, emitindo apenas água como subproduto - não há poluentes.
O primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio tem 12 metros de comprimento, capacidade para até 63 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 32 em pé / 1 cadeirante), ar-condicionado e piso baixo para maior conforto e segurança dos passageiros.

Vilão

Embora os projetos de veículos movidos a hidrogênio tenham sido alvo de grande interesse no período recente, quando o petróleo superou a barreira dos US$100,00 por vários meses, a queda atual do preço do barril torna economicamente inviáveis todas as alternativas disponíveis para sua substituição em veículos.
Ainda assim, o uso do hidrogênio como combustível é uma alternativa interessante do ponto de vista ambiental e as pesquisas devem continuar para que se possa baratear a tecnologia e chegar a opções mais interessantes também do ponto de vista econômico.

Ônibus nacional movido a hidrogênio

O primeiro ônibus nacional movido a hidrogênio vai trafegar no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), um ponto ideal para este tipo de experimento devido à alta concentração de emissões.
Além disso, na via exclusiva o veículo pode desenvolver velocidade média superior a 25 km/h, o que favorece atingir rapidamente a quilometragem que permite avaliar seu desempenho de forma mais aproximada. Este trabalho será feito ao longo de 2009 e 2010.

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Fortaleza: Tecnologia traz melhorias para o transporte público


A importância da tecnologia para a gestão do trânsito e para a priorização do transporte público foi o tema do seminário sobre mobilidade urbana. A Capital está equipada, toda a frota de ônibus possui GPS e um projeto piloto utiliza um equipamento mais moderno


A tecnologia é aliada importante do transporte público. Esse foi o tema do primeiro painel do seminário Mobilidade urbana em Fortaleza - desafios de uma metrópole, promovido pelo gabinete do vice-prefeito Tin Gomes. Em Fortaleza, toda a frota de ônibus está equipada com GPS, um dispositivo que informa a localização do veículo em tempo real. O monitoramento feito pelas empresas de ônibus evita que o motorista desvie o caminho ou passe sem parar no ponto de ônibus, reclamações muito comuns entre os usuários. Mas o uso da tecnologia pode ir além e ajudar muito mais. Em São Paulo, por exemplo, um outro equipamento, o GPRS, permite que o motorista se comunique com a central de monitoramento. A troca de informações possibilita a gestão do trânsito em tempo real. Por exemplo, se o veículo está seis minutos atrasado, a central de monitoramento é avisada e repassa o dado para a central de controle que aciona uma “onda verde” no caminho do ônibus, dando prioridade ao transporte público. O GPRS já chegou em Fortaleza. É usado em caráter piloto desde 2005. Da frota de 1.670 ônibus, 100 participam do projeto de Controle Integrado de Transporte de Fortaleza (Citifor). Os veículos circulam em seis linhas desde 2005. Mas por aqui, o GPRS ainda não gera alterações significativas no trânsito. Não se aciona ondas verdes a partir dele. “Essa é uma decisão futura. Precisamos de muitas calibragens. É preciso definir prioridades. Para quem eu libero? Para os ônibus da 13 de Maio ou da avenida da Universidade?”, explica o gerente do Citifor, Paulo Vitorino. Hoje, em Fortaleza, as próprias empresas monitoram o GPS de suas frotas. O controle é partilhado com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), mas está disponível um monitor. Ligados à Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o Citifor cuida dos veículos equipados com GPRS e o Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (Ctafor) monitora 35 câmeras espalhadas em vias públicas, as câmeras instaladas nos terminais e o funcionamento dos semáforos inteligentes. As salas ficam lado a lado, mas ainda as informações ainda não se convertem em ações imediatas. “A tecnologia é um instrumento importante para criar uma base de informação e um mecanismo de controle, mas só funciona com uma gestão inteligente, pressupõe um comando, um plano de metas comuns para todos os órgãos envolvidos no trânsito”, lembra Valeska Walker, presidente da Comissão de Sistemas Inteligentes de Transportes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), uma das palestrantes do seminário.
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São Paulo: Viagens em coletivos têm duração média de 67 minutos


Os passageiros de ônibus, metrô e trem passam, em média, 67 minutos dentro dos veículos a cada viagem na Grande São Paulo. O dado é relativo ao ano de 2007 e faz parte da pesquisa Origem/Destino, divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Em 1997, as pessoas passavam, em média, 59 minutos dentro de coletivos a cada viagem. Naquele período, quem tinha seu próprio carro demorava, em média, 27 minutos por viagem. Dez anos depois, o levantamento aponta que os motoristas de carros passavam quatro minutos a mais (31) no trânsito da região metropolitana (aumento de 14,8%).
Apesar do tempo médio superior entre as viagens feitas de carro e de coletivos, o levantamento mostrou que 55% das viagens diárias de 2007 foram feitas por ônibus, metrô e/ou trem (13,9 milhões), contra 45% por veículos individuais (11,3 milhões).
Os números mostram pela primeira vez a inversão de uma tendência registrada desde quando a pesquisa começou a ser feita, em 1967. Até 2002, quando foi feito um levantamento preliminar, a participação do transporte individual subiu de 32% para 53%, ultrapassando pela primeira vez os meios individuais, que no mesmo período caiu de 68% para 47%.
A mudança no cenário registrada nos últimos anos é atribuída à elevação da renda da população e aumento da oferta de meios de transportes. Para o diretor de Planejamento do Metrô, Marcos Kassab, outros motivos levam o cidadão a preferir o transporte coletivo. "O passageiro também leva em conta a capacidade de pagar [a passagem], o conforto e a segurança."
Segundo Kassab, assaltos a motoristas e o perigo de ter o carro furtado na rua estimulam o cidadão a deixar seu veículo na garagem. "Conheço muita gente que deixou de usar carro e passou a utilizar o transporte coletivo", completou.
Solução
Como solução para desafogar o tráfego, Kassab aponta o investimento em transportes, como o que é feito por meio do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o programa tem como meta investir R$ 20 bilhões na melhoria do transporte terrestre.
Com este montante, o governo pretende, conforme a secretaria afirmou por meio de nota, aumentar as linhas de trem e metrô, adquirir novas composições e "diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metro-ferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos".
"Não adianta abrir grandes avenidas. Temos de levar a infraestrutura para as pessoas, levar metrô, trem e ônibus para perto das casas das pessoas", acrescentou o diretor de planejamento do Metrô.
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