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Manaus-AM: Rodoviários ameaçam paralisar por falta de segurança nos ônibus

quinta-feira, 19 de março de 2009

O diretor social do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM), Gilvaneir Oliveira, ameaçou parar parcialmente o transporte coletivo na zona Norte, na quinta-feira (19), por falta de segurança.A suspensão deve começar a partir das 18h, caso a Polícia Militar (PM) não disponibilize um policial para cada um dos 1,5 mil ônibus do sistema. A OM atribui um efetivo de 8,5 mil policiais, sendo que cerca de 3 mil atuam no interior do Estado.Oliveira argumentou que o policiamento nos ônibus é necessário para combater os mais de dez assaltos praticados, segundo ele, diariamente, contra motoristas e passageiros.A paralisação poderá prejuducar cerca de 150 mil pessoas.

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Bauru-SP: CUT pede a prefeito que ‘reintegre’ cobradores

A ausência de cobrador nos ônibus coletivos de Bauru está irregular e representa um risco para o sistema de transporte coletivo, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em reunião, ontem pela manhã, com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), representantes da entidade sindical reivindicaram o envio de um projeto de lei pelo Executivo à Câmara Municipal para obrigar a presença dos cobradores nos coletivos.

O diretor da Subsede Bauru da CUT, Francisco Wagner Monteiro, argumenta que o valor da tarifa inclui o custo com o cobrador. “Com vistas ao aumento do lucro, as empresas concessionárias que atuam em Bauru desenvolvem verdadeiras engenharias jurídicas e administrativas para excluir a figura do cobrador”, ressalta a entidade em documento entregue ao prefeito. Rodrigo disse ontem que está sendo avaliada não apenas as propostas da CUT, mas um conjunto de questões envolvendo o modelo de transporte público em Bauru. Ele disse que avalia inclusive o impacto financeiro.


O que explica a mobilização da CUT é que este ano parte das linhas será licitada. No documento a entidade pediu para o edital de concessão do serviço ter cláusulas que obriguem a presença de cobradores em todas as linhas licitadas. Monteiro avalia que a ausência do profissional sobrecarrega o motorista, provoca atrasos nos ônibus e o risco de acidentes envolvendo pedestres, usuários e os trabalhadores.
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São Paulo: Alexandre Garcia Comenta Caos no Trânsito de São Paulo

terça-feira, 17 de março de 2009

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Rio: Ônibus deixam de fazer ponto final no Leblon


A prefeitura decidiu transformar em circulares seis linhas de ônibus com ponto final no Leblon. As mudanças entram em vigor neste sábado, e atendem a reivindicações de moradores, que reclamavam das dificuldades de acesso às praças Antero de Quental e Paulo Mendes Campos, por causa dos veículos estacionados. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse nesta quarta-feira que também há estudos para alterar a localização de pontos finais de ônibus em outros bairros da Zona Sul.
As linhas que serão atingidas depois de amanhã são servidas hoje por um total de 177 veículos. Duas são frescões: 2015 (Castelo-Leblon) e 2017 ( Rodoviária-Leblon), que passam apenas a parar na Praça Paulo Mendes Campos. No caso da Antero de Quental, as linhas atingidas são a 415 (Usina-Leblon) e três linhas procedentes da Rodoviária: a 129 (via Copacabana), 172 (via Jóquei) e 173 (via Santa Bárbara).
Haverá mudanças nas regras também para bares e restaurantes localizados da Rua Conde Bernadotte. Eles foram obrigados pela prefeitura a reduzir o espaço que costumavam ocupar na calçada. Fiscais da prefeitura recentemente estiveram no local e aplicaram multas em cinco estabelecimentos por falta de autorização para a colocação de mesas e cadeiras no espaço público ou porque a ocupação ultrapassava os limites.

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São Paulo: Alteração nos itinerários de ônibus na Av. Paulista



Trajeto de três linhas será alterado devido obras do Metrô. Mudança vai até dezembro em trecho entre Consolação e Bela Cintra.

Três linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Paulista, no trecho entre as ruas Consolação e Bela Cintra, terão seus itinerários alterados a partir das 7h deste sábado (14), devido às obras de construção da futura Estação Paulista da Linha 4-Amarela do Metrô. As mudanças se estenderão até o dia 20 de dezembro.
Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), as linhas que sofrerão alteração no percurso são: 875A/10 Aeroporto - Perdizes (Via Aratãs), 875M/10 Aeroporto - Perdizes (Via Miruna) e 669A/10 Terminal Santo Amaro - Terminal Princesa Isabel. Nas duas primeiras, a alteração será na ida, da seguinte forma: normal até a Av. Paulista, Rua Bela Cintra, Rua Matias Aires, Rua da Consolação, prosseguindo normal. A volta não sofrerá aletração.
Já na linha do Terminal Santo Amaro a mudança será a seguinte: normal até a Av. Paulista, Rua Bela Cintra, Rua Matias Aires, Rua da Consolação, prosseguindo normal. O retorno também não sofre alterações.

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Rio: Detro recolhe 39 ônibus regulares em operação nos terminais rodoviários


Para manter a ordem no transporte regular de passageiros, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou nesta segunda-feira (16/3) mais uma operação nos terminais rodoviários da Região Metropolitana e interior do estado, com a vistoria de 205 veículos e o recolhimento de 39 ônibus às garagens das empresas. Entre as principais irregularidades estão a falta de documentação, má conservação dos veículos e descumprimento do quadro de horários. Esta operação, conhecida como “Legal tem que ser legal”, é norteada pelas reclamações recebidas na Ouvidoria do Detro.
– A orientação do governador Sérgio Cabral é de que o Detro garanta um transporte de qualidade e seguro à população. Desta forma, “pau que dá em Chico, dá em Francisco”, ou seja, se estamos nas ruas diariamente para fiscalizar o transporte complementar irregular, não há porque não adotarmos esta mesma prática com relação à frota regular de ônibus cadastrada no Detro. Os empresários têm a obrigação de prestar um serviço de excelência e se não tiverem condições para tal, devem abrir mão da linha. A obrigação do Detro é estar atento quanto a isso e todos podem ter certeza de que não dormimos no ponto – avisa Rogério Onofre, presidente do departamento.
A operação teve início às 6h, com 48 fiscais atuando nos 19 terminais rodoviários que abrigam linhas intermunicipais no estado. A empresa com o maior número de veículos recolhidos à garagem foi a Viação 1001, com sete ônibus, seguida da Eval, com seis. Também foram punidas as seguintes empresas: Transmil, Mauá, Mageli, Reginas, Caravelle, Trel, Expresso Mangaratiba, Costa Verde, Normandy, Cidade do Aço e Viação Teresópolis. As ocorrências foram nos terminais Mariano Procópio, Américo Fontenelle (Central), Rodoviária Novo Rio e Campo Grande, no Rio; Cabo Frio, Angra dos Reis, Barra Mansa e Volta redonda. Nos demais terminais não houve o registro de veículos recolhidos.

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Florianópolis: Cresce movimento em terminal de ônibus


Por dia, cerca de 130 mil usuários do transporte coletivo passam pelo Ticen

O movimento no Terminal Integrado do Centro (Ticen), em Florianópolis, aumentou cerca de 4% por causa da transferência de 29 linhas intermunicipais de ônibus para o local. As mudanças começaram há duas semanas, quando oito linhas da empresa Estrela e 21 da Biguaçu foram transferidas do Terminal Cidade de Florianópolis para as plataformas B, C e E do Ticen. O local em que os novos ônibus estacionam estão sendo indicados por placas. As novas linhas do Ticen, porém, não possuem fluxo de pessoas expressivo. Algumas, segundo Valter Tamagusko, chefe da divisão de pesquisas e projetos da Secretaria de Transportes e Terminais, realizam duas saídas por dia. Desde a transferência das linhas, o número de pessoas que circula pelo Ticen chega a 130 por dia. A prefeitura pretende transferir as 52 linhas restantes do Cidade de Florianópolis para o Ticen, porém, não possui um prazo para isso. O vice-prefeito e secretário de Transportes e Terminais, João Batista Nunes, afirmou que um estudo está sendo realizado para verificar quais adaptações serão necessárias para que o Ticen receba mais público e ônibus.

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São Paulo: Transporte público no ABC

quinta-feira, 12 de março de 2009


Já está em elaboração o projeto de ligação à rede metropolitana de transporte público de passageiros da parte da região do ABC paulista não servida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pelos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu). Os sete prefeitos da região discutiram o assunto com representantes do governo do Estado e com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, que concordaram com o projeto, e pretendem apresentá-lo ao governo federal dentro de duas semanas.Trata-se de uma típica questão metropolitana, cuja solução, por isso, deve envolver diferentes instâncias de governo. Mas nem sempre esses problemas têm sido tratados de maneira conjunta pelos administradores públicos. Se tudo der certo, dessa atuação coordenada das prefeituras da região e dos governos estadual e federal - chefiados por membros de diferentes partidos políticos - resultarão benefícios expressivos para a população. Será, por exemplo, reduzido o crescimento das viagens individuais por automóveis, que aumentam mais depressa do que as viagens por transportes coletivos e já representam um terço dos deslocamentos na região metropolitana de São Paulo.

Há muitas décadas, a Linha D da CPTM - trecho da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, entre as Estações Luz e Rio Grande da Serra - atende parcialmente a região do ABC. O corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara, cuja operação é controlada pela Emtu, com uma frota de mais de 200 veículos, que circulam em faixa exclusiva, atende parte dos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá, além da capital. Mas muitos moradores do ABC não têm acesso a essas linhas e dependem de ônibus ou de condução própria para chegar à capital.
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