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São Paulo: SP Trans autua companhia de ônibus

sábado, 21 de fevereiro de 2009


Jovens Infratores se penduram nos ônibus e quem vira culpado é o motorista


A SP Trans informou nesta quarta-feira (18) que autuou a companhia de ônibus responsável pela linha 8000/10 (Praça Ramos/Terminal Lapa) após a publicação de uma foto tirada pelo internauta Cristiano dos Santos e publicada na qual aparecem jovens pendurados na lateral do veículo. O motorista foi advertido por não ter parado o ônibus e obrigado os pingentes a descer.
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Rio: Prefeitura estuda implantar telefones móveis públicos nos ônibus

domingo, 15 de fevereiro de 2009


Telefone vai funcionar com o mesmo cartão utilizado nos orelhões.Tarifas serão mais baratas que as de telefone celular pré-pago.


A Prefeitura estuda implantar telefones móveis públicos nos ônibus do Rio. O protótipo do equipamento foi produzido por uma empresa incubadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), a PV Inova. Segundo a incubadora, as tarifas serão mais baratas que as de telefone celular pré-pago.
Os cartões que dão acesso ao telefone serão os mesmos utilizados nos telefones públicos espalhados pela cidade. Segundo o secretário municipal especial de Ciência e Tecnologia, Rubens Andrade, o objetivo do telefone é possibilitar que os passageiros se comuniquem com seus parentes sobre um engarrafamento no trânsito ou outra necessidade.
“Os passageiros vão poder se comunicar por um custo menor e avisar por exemplo ao chefe que vai chegar atrasado no trabalho ou que o trânsito está ruim” explicou o secretário.

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Brasília: Sistema público vai receber 400 ônibus novos


Até o fim desta semana, cerca de cem ônibus novos começarão a circular em todo a cidade dos 400 que estão previstos para a renovação da forta,segundo afimrou, hoje, o secretário de Transportes, Alberto Fraga, acrescentando que os veículos já estão no pátio das empresas Viplan e Planeta e substituirão outros ônibus que possuem idade maior da permitida para circulação. Conforme informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, a Viplan comprou 40 veículos e a Planeta 56. Segundo o sindicato, a inauguração só depende do aval da DFTrans. O secretário afirma que o evento oontará com a presença do governador José Roberto Arruda.Fraga antecipa, ainda, que se reunirá amanhã com os donos das empresas de ônibus para negociar a compra de mais 300 veículos, para a substituição de outros mais antigos. “Primeiro preciso saber se os empresários têm condições de comprar. Não posso impor nada”, afirma. Segundo o secretário, até o momento, os ônibus novos colocados em circulação desde o ano passado apenas somaram com os veículos existentes. “A partir de agora vamos substituir em vez de somar”, explica.De acordo com Fraga, 75% da frota da Viplan possui idade maior do que a permitida, de sete anos. “Não seria possível retirar todos os veículos mais velhos de uma vez, pois o problema se agravaria sem eles.” A respeito da frota mais antiga, o secretário de Transportes esclarece que a vistoria é realizada constantemente, para evitar o risco de acidentes e demais problemas. Segundo o DFTrans, a vistoria é feita a cada dois meses nos veículos mais velhos.

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Cuiabá: Transporte coletivo ganha 19 novos ônibus

Foi entregue na manhã de ontem (13) pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, em solenidade no monumento "Ulisses Guimarães", 19 novos ônibus, que permitirá que haja mais carros atendendo às linhas que apresentam grande circulação de passageiros nos horários de pico, diminuindo o tempo de espera e as superlotações. Nos últimos anos, o transporte coletivo teve um avanço considerável em Cuiabá, a começar pela renovação da frota de ônibus, inclusive com ar condicionado, bancos ergométricos, assentos para portadores de deficiência, gestantes e idosos. Isso coloca Cuiabá entre as capitais como uma das mais novas frotas do Brasil, com idade média de 3,8 anos. Todos os 19 carros são adaptados com o sistema de elevador para portadores de necessidades especiais, com capacidade para 65 passageiros, sendo 34 sentados e 31 em pé.

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Curitiba tem 5.ª tarifa mais cara entre capitais

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Passagem custa R$ 2,20 desde a meia-noite. Aumento de 15% foi justificado pelo preço do diesel e de outros insumos


Com a elevação da tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,20 a partir da zero hora de hoje, Curitiba passou a ter a quinta passagem de ônibus mais cara do país entre as capitais. Até o início do ano, a cidade ocupava apenas a 16ª posição no ranking. O aumento, anunciado oito dias depois do início do novo mandato do prefeito Beto Richa (PSDB), revoltou alguns usuários do transporte coletivo, que pagavam o antigo valor desde 2004.
Atualmente, a passagem mais alta do Brasil é a de Florianópolis, que custa R$ 2,50. No entanto, quem paga a tarifa no cartão-transporte paga R$ 1,98 por passagem. Na sequência, São Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande apresentam uma tarifa de R$ 2,30. Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador, onde a passagem sai por R$ 2,20, aparecem em seguida. Palmas pratica o menor valor entre as 27 capitais e oferece o transporte público à população ao preço de R$ 1,50.
Na metade do ano passado, reportagens publicadas no site da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, destacavam a cidade como uma das capitais com passagem mais barata no país. Logo que assumiu pela primeira vez a prefeitura de Curitiba, em 2005, Beto Richa reduziu o valor da passagem de R$ 1,90 para R$ 1,80 com o objetivo de reverter uma queda no número de passageiros. Dois anos depois, a tarifa voltou a custar R$ 1,90 e permaneceu assim até agora.
O aumento, de 15%, foi justificado pela prefeitura pelos custos dos insumos do transporte. O diesel, por exemplo, que movimenta os ônibus, subiu 52% desde 2004, de acordo com os cálculos divulgados pela prefeitura de Curitiba. Segundo a Urbs, o aumento para R$ 2,20 possibilitará também a renovação e a ampliação da frota de ônibus.

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Brasília: Sem tolerância com ônibus velhos; até 4ª, 100 saem de circulação

domingo, 8 de fevereiro de 2009


Governo promete exigir de empresários que substituam 300 ônibus antigos por novos em 90 dias. Paralelamente, haverá tentativa de receber na Justiça R$ 23 milhões em multas. O governo também vai recorrer ao poder Judiciário para tentar receber das empresas de ônibus uma dívida acumulada de R$ 23 milhões. O montante é relativo a autuações por irregularidades na frota, descumprimento de horários ou de rotas.
Essa é uma das medidas para buscar melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido aos brasilienses. Até quarta, 100 ônibus velhos serão excluídos da frota e substituídos por novos. Em uma reunião na segunda com os empresários, o governo vai exigir que em 90 dias eles entreguem mais 300 veículos novos.
Diferentemente do que vinha sendo feito, a partir de agora a Secretaria de Transportes vai exigir a retirada dos ônibus velhos à medida que os novos cheguem.
“Até agora a gente permitia a inclusão dos carros novos e a permanência dos antigos porque faltavam ônibus em algumas linhas. Mas conseguimos resolver isso. Agora é tirar os velhos e garantir que eles não sejam usados para fazer o transporte escolar, por exemplo”, afirmou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.
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São Paulo: Tarifa de ônibus sobe em 3 regiões metropolitanas de SP

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado anunciou ontem reajustes nos preços das viagens de ônibus intermunicipais de três regiões metropolitanas do Estado - São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Os aumentos entram em vigor na segunda-feira e irão pesar no bolso de mais de dois milhões de passageiros que utilizam esse transporte diariamente. O reajuste médio das tarifas será de 7,45% em São Paulo, 8,60% na Baixada Santista e 9,18% em Campinas. As tarifas de 13 linhas do corredor metropolitano ABD de São Paulo (São Mateus-Jabaquara), por exemplo, passarão de R$ 2,30 para R$ 2,55. Em Campinas, a linha 694 (Hortolândia-Campinas), uma das mais movimentadas da região, terá o valor reajustado de R$ 2,30 para R$ 2,60. Já na Baixada Santista, a linha 900 (São Vicente-Santos) irá de R$ 2,60 para R$ 2,80. Segundo o governo, as mudanças nos preços acompanham o aumento de custos com óleo diesel, lubrificantes e mão-de-obra.

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Sergipe: Transporte público tem nova tarifa a partir de domingo. R$ 1,95

domingo, 1 de fevereiro de 2009


O Conselho de Administração da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju, em reunião realizada nesta sexta-feira, 30, determinou a nova tarifa do transporte coletivo da cidade, que teve o percentual de 11%, passando de 1,75 para 1,95. Com vigência a partir de domingo, 1° de fevereiro.

Na planilha de custos analisada pelo Conselho estão contidos os principais itens que definem o percentual da tarifa. Os itens que mais pesam são os itens pessoais (encargos, folha salarial entre outros), com porcentagem de 39,96 %; seguida das despesas com combustível (óleo diesel) que é de 25,76%. Ainda foram relacionados impostos e taxas com 13,65%. A documentação está a disposição de todos os órgãos fiscalizadores, o cálculo é transparente, a planilha está enxuta e toda certinha, afirmou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, que integra o Conselho.
Segundo Rolemberg a tarifa das outras capitais também foi observada na reunião do Conselho, inclusive citando como exemplo as cidades que têm o mesmo porte de Aracaju como Maceió que hoje é de R$ 2 reais, e Salvador, com R$ 2,20.
Para usuários do transporte coletivo a tarifa não justifica porque o sistema é precário
O estudante Edson Barbosa dos Santos é outro que não gostou do aumento. “Deviam fechar logo os R$ 2. É lógico que ninguém fica satisfeito com aumento. Ainda por cima desse jeito, com os ônibus sucateados do jeito que estão”, disse. O cobrador Evandro Apóstomo dos Santos, concorda com a dificuldade de passar o troco, mas afirma que ainda não há reclamações.
“Eu não concordo com esse aumento porque os ônibus estão desorganizados, com cadeiras quebradas, são desconfortáveis, o sistema não oferece segurança porque sempre há assaltos. Aumentam o salário e aumentam tudo. Realmente não compensa. Não deu em nada. Eles deviam melhorar as condições dos ônibus”, reclamou o estudante Edson da Mota Santos. Vale lembrar que não há uma licitação para o transporte público em Sergipe há 30 anos.
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