O número de reclamações relacionadas a atrasos nos horários dos ônibus do transporte público de Campinas (SP) aumentou 70,9% no intervalo de um ano. O balanço foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec).
Segundo o levantamento, de janeiro a maio de 2024 foram 1.675 solicitações de fiscalização sobre atrasos nos coletivos, enquanto que, no mesmo período deste ano, o índice saltou para 2.864.
Veja abaixo as linhas que lideram a lista, os possíveis motivos e as reclamações dos usuários que são afetados diariamente pelo problema.
Linhas com mais reclamações
- 260 (Nova Aparecida/Shopping Iguatemi) – 87 solicitações.
- 134 (Terminal Ouro Verde/Terminal Barão Geraldo) – 80
- 115 (Jd Adhemar de Barros)/Terminal Central)– 68
- 416 (Rodoviária/Jardim do Lago)– 64
- 117 (Corredor Central/DIC VI – 63
Quais são as razões?
De acordo com a Emdec, os problemas em ônibus, provocados pela frota envelhecida, além de condições externas, como congestionamento, podem provocar descumprimento de horário.
Além da necessidade da realização da nova licitação, a autarquia afirmou que tentar resolver o problema por meio das fiscalizações, que tentam definir um diagnóstico e propor soluções.
"A gente recebe o documento de solicitação de fiscalização, fazemos uma triagem e depois a fiscalização ocorre. Ali as nossas equipes tentam ver o que está acontecendo. Às vezes é um problema com o ônibus, mas às vezes tem problema com o trânsito, por exemplo. Mas a fiscalização acontece para entender qual é a interferência que está provocando o atraso. Qualquer atraso hoje em dia atrapalha e muito", disse o coordenador de fiscalização e operação de transporte da Emdec, Cláudio Fernandes.
Transtornos
A passageira Jacqueline Pereira depende todos os dias da linha 260, que lidera as reclamações, e afirmou que é rotina os veículos quebrarem ou ficarem superlotados por conta dos atrasos.
"É complicado, porque não passa no horário e não cabe mais passageiro. Alguém precisa fazer alguma coisa porque esse ônibus está muito difícil", afirmou.
Segundo a faxineira Juliana Côrrea, em algumas situações, os horários previstos nos dois aplicativos que informam sobre o transporte público em Campinas não batem com a passagem dos ônibus.
"O minímo que a gente merece é respeito, mas não há isso, é ônibus atrasado, ônibus que quebra, ônibus que para", disse.
Respostas da Emdec
Em relação à linha 260, a Emdec afirmou que até o final de julho vai ter uma solução porque "já estão em tratativas". Segundo o órgão, há um problema nos horários de pico por conta do trânsito da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101).
Informações: g1 Campinas
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