O Governo do Distrito Federal anunciou nesta quinta-feira (13), que as linhas de ônibus e metrô passam a ter a tarifa zero nos dias de domingos e feriados.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, o benefício começa em 1º de março, válido em todas as estações metroviárias e ônibus, incluindo o sistema de BRT e Zebrinhas.
Objetivo será o de valorizar a população e também fortalecer o comércio, a economia e o turismo do Distrito Federal.
“A partir do dia 1º de março, a população não vai mais pagar pelo transporte público, seja ele de ônibus ou de metrô, aos domingos e aos feriados. Essa é uma medida que vem para ajudar a população mais carente, aqueles que utilizam transporte público na nossa cidade, mas também com o objetivo de melhorar o turismo, melhorar o comércio e fazer com que as pessoas tenham acesso ao lazer na nossa cidade”, disse Ibaneis Rocha.
O governador destacou ainda que futuramente deve ampliar a gratuidade para todos os dias da semana. Em breve a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará as regras para o acesso gratuito aos domingos e feriados na próxima semana.
A projeção é de que o Estado deixe de arrecadar R4 30 milhões com o pagamento da tarifa realizado aos domingos e feriados, mas terá ganhos maiores em outras áreas, com maior movimento das pessoas.
“O custo previsto de R$ 30 milhões que vamos deixar de arrecadar no transporte público, o governo vai arrecadar muito mais. Hoje, a população que evita um passeio como o Eixão do Lazer ou uma ida ao Zoológico porque tem que pagar R$ 11 de transporte, com o passe livre, vai gastar esse valor no lazer. As famílias vão poder se deslocar gratuitamente e o valor que seria investido no transporte vai para o comércio local para uma atividade de lazer”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A Semob ressaltou que o sistema de ônibus estará preparado para um aumento na demanda de passageiros e assim atender toda a população.
Informações: Diário nos Trilhos
0 comentários:
Postar um comentário