DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Com novo modelo de concessão, Ceará amplia transporte e congela tarifas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O transporte rodoviário intermunicipal do Ceará passou por uma transformação em 2024 com a licitação do serviço metropolitano regular operado por ônibus. O novo modelo, pioneiro no Nordeste, implementou a remuneração das empresas por quilômetro rodado, permitindo maior flexibilidade na oferta de transporte e garantindo a manutenção dos preços das passagens. A mudança foi conduzida pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), com apoio do Governo do Estado.

Atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas utilizam o serviço de transporte intermunicipal. Com a nova concessão, o Estado passou a subsidiar parte da tarifa, garantindo a manutenção dos preços. Desde dezembro de 2022, não houve reajuste no valor das passagens, uma vez que 34% da tarifa do transporte metropolitano regular e 51% da tarifa do serviço complementar (vans) são custeados pelo governo.

Expansão do serviço e novas linhas
A alteração na forma de remuneração das empresas também viabilizou a ampliação da cobertura do transporte metropolitano. Antes da licitação, as operadoras dependiam exclusivamente do valor arrecadado com as passagens, o que dificultava a criação de novas linhas em locais com menor demanda. Segundo o coordenador de transporte da Arce, Hélio Holanda, com o pagamento por quilômetro rodado, novas localidades passaram a ser atendidas, tornando o sistema mais eficiente.

Ao todo, quatro novos municípios foram incluídos na cobertura do transporte metropolitano: Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu e Trairi. Além disso, localidades como Serrote, Salgado, Cágado (São Gonçalo do Amarante), Orgulho do Ceará e Guanacés passaram a contar com o serviço. A expansão também resultou no acréscimo de 11 novas linhas de ônibus, um aumento de 16,41%, e nove novas rotas operadas por vans, representando um crescimento de 68,75%.

Outra novidade foi a retomada dos ônibus corujões em Caucaia e Maracanaú, que voltaram a operar entre 1h15 e 3h45 da manhã. Antes da licitação, o serviço não estava disponível durante esse período.

Modernização da frota e qualidade do transporte
Além da ampliação da oferta de transporte, as novas concessões exigem renovação da frota, garantindo ônibus mais modernos e equipados com ar-condicionado. “O novo contrato assegura um deslocamento mais confortável e seguro para os passageiros”, afirma Hélio Holanda.

O presidente da Arce, João Gabriel Rocha, destaca que a licitação do transporte metropolitano representa um avanço para a mobilidade urbana no estado. “Esse modelo garante segurança jurídica, previsibilidade econômica e melhoria na qualidade do transporte público. Seguiremos monitorando e fiscalizando para assegurar a eficiência do serviço e o bem-estar dos usuários”, conclui.

* Com informações do Governo do Estado do Ceará

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960