O número de infrações por uso indevido das faixas exclusivas de ônibus em Campinas aumentou 72,95% em 2024. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram 6.266 autuações registradas ao longo do ano, contra 3.623 no mesmo período de 2023.
A fiscalização é realizada por agentes de mobilidade urbana nos principais corredores de ônibus, especialmente nos horários de pico, e também por meio do videomonitoramento. A restrição ao tráfego de veículos nas faixas exclusivas é devidamente sinalizada por placas regulamentares.
Desde dezembro, um trecho do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, passou a contar com videomonitoramento remoto. A câmera, instalada no cruzamento da via com a Laranjal Paulista (sentido Centro–bairro) e a Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (sentido bairro–Centro), tem visão de 360 graus e é operada pela Central de Monitoramento de Operações da Emdec.
Entre dezembro e janeiro, o equipamento registrou 325 autuações por desrespeito à faixa exclusiva de ônibus, sendo 136 em dezembro de 2024 e 189 em janeiro de 2025.
De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente em faixas exclusivas para transporte público é uma infração gravíssima, que acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a prioridade do transporte coletivo.
Informações: Sampi.net
0 comentários:
Postar um comentário