Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Pesquisa aponta que 79,1% dos passageiros aprovam serviços do sistema BRT Sorocaba

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A população aprova o transporte coletivo do BRT Sorocaba pelo quarto ano consecutivo. A “Pesquisa de Satisfação: a jornada do passageiro” revelou que 79,1% dos clientes avaliam os serviços prestados como ótimo/bom. O resultado se destaca em comparação às avaliações de anos anteriores e confirma o contentamento sobre a operação.

A mostra foi encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi. O levantamento mensurou a percepção do usuário sobre questões de limpeza, conforto, segurança, rapidez das viagens, tempo de espera e visão geral da operação.

A pesquisa contou com 851 entrevistados que circulam nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga e nos corredores Itavuvu, Ipanema, Sul, Leste e Oeste. Do total de participantes, 55,1% eram mulheres e 44,5% homens. A faixa etária dos passageiros variou de 18 a 39 anos (43%), de 40 a 59 anos (40,1%), mais de 60 anos (10,7%) e menos de 17 anos (6,2%). De acordo com as respostas, 66,8% deste público utiliza o BRT diariamente, o que confirma uma frequência significativa e uma fidelidade ao sistema.

Para 83,5% dos passageiros, a limpeza do sistema foi avaliada como ótimo/bom. Este índice confirma a qualidade do serviço de zeladoria que é realizado diariamente nos seus três terminais, nas 23 estações e nos 123 ônibus.  

Quando questionados sobre o que achavam do conforto, 80,2% consideraram como ótimo/bom. Em comparação com a pesquisa anterior, esse item teve um aumento de satisfação que antes era de 76,9%. O saldo positivo é atribuído aos benefícios gerados por uma frota de veículos novos (superarticulados e padron) com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita que ajudam a facilitar a vida de quem se desloca de ônibus.

 “Saber o que pensam os nossos clientes é importante para que possamos continuar aperfeiçoando o sistema. Temos uma operação robusta com 75 mil passageiros transportados em dias úteis circulando em 24 linhas que cruzam a cidade de ponta-a-ponta. Agora, estamos entrando numa curva de maturidade da operação, o que nos desafia a identificar os pontos mais sensíveis. Esse retorno do passageiro é o nosso termômetro e já temos iniciativas em andamento para que possamos elevar ainda mais a qualidade do serviço ofertado”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Sobre a segurança, 79,9% qualificaram como ótimo/bom. Este indicador foi especialmente destacado pelo público feminino, demonstrando o quanto a segurança é primordial para que as mulheres utilizem o transporte coletivo com mais tranquilidade e saibam que não estão sozinhas. Quem embarca no BRT desfruta de uma viagem assistida e monitorada por quase 1.500 câmeras ligadas 24 horas. A presença de um sistema de segurança inteligente ajuda a inibir possíveis ameaças. Tudo é observado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e, em caso de necessidade, medidas são tomadas imediatamente.  

Em relação a rapidez, 79,7% classificaram como ótimo/bom. Já sobre o tempo de espera, 66,7% apontaram como ótimo/bom. Em ambos os itens, o uso do aplicativo Cittamobi auxilia o passageiro disponibilizando informações de itinerário, horários e tempo de viagem. Dessa forma, o passageiro consegue ter previsibilidade e se programar da melhor maneira, o que facilita muito a se movimentar pela cidade. 


“As informações foram coletadas em duas etapas, sendo a primeira eletrônica e a segunda com entrevistas presenciais. Convidamos o passageiro a dividir conosco suas impressões e tivemos uma adesão plena. Saber a percepção traz uma visão da realidade e contribui para a manutenção do controle de qualidade da empresa que presta o serviço”, Tiago Araújo, Diretor da Prompt Consultoria.

Do total de participantes da pesquisa, a maioria está concentrada nos três corredores mais movimentados do sistema: 37,2% utilizam o Corredor Itavuvu, 27,7% trafegam no Corredor Estrutural Oeste e 23,6% usam o Corredor Ipanema.

Informações a Imprensa

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960