Após uma fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrou em operação de forma regular em Curitiba. O veículo foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano da cidade.
A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO2. “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo e já soma mais de 5 mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.
O Volvo BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade. Além disso, o sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando garantindo muito mais segurança e facilidade na operação e na manutenção.
Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros, podendo rodar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite.
Informações: Gazeta do Povo
0 comentários:
Postar um comentário