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Bicicleta ultrapassa carro como meio de transporte em Paris, após forte expansão de ciclovias

terça-feira, 14 de maio de 2024


Paris, conhecida por suas icônicas avenidas e monumentos históricos, está se reinventando como a nova capital mundial da bicicleta. A cidade luz, que já foi dominada por carros e tráfego congestionado, está passando por uma transformação verde. A bicicleta ultrapassou o carro como o segundo meio de transporte mais popular em Paris, ficando atrás apenas da caminhada e do transporte público, de acordo com um estudo recente do Institut Paris Région.

Transformação Urbana
Nos últimos anos, Paris vem implementando uma política ambiciosa para promover o uso massivo da bicicleta. O centro da cidade, especialmente a histórica rua Rivoli, agora é um espaço prioritário para bicicletas, ônibus e táxis, excluindo o tráfego de carros particulares. Isso é parte de uma estratégia mais ampla para reduzir a poluição, melhorar a qualidade do ar e oferecer aos cidadãos opções de transporte mais saudáveis.

O Aumento das Ciclovias Sob a liderança da prefeita Anne Hidalgo, Paris ampliou significativamente sua rede de ciclovias. Com mais de 1.000 quilômetros de instalações adaptadas para ciclistas, incluindo 300 quilômetros de pistas exclusivas, a cidade está no caminho para se tornar “100% apta para bicicletas” até 2026. Este objetivo audacioso reflete o compromisso de Paris com a sustentabilidade e a mobilidade urbana.

O impulso para expandir as infraestruturas ciclísticas ganhou ainda mais força com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2024. As autoridades parisienses promoveram a construção de novas ciclovias que conectam as instalações olímpicas, garantindo que os espectadores possam acessar os eventos de bicicleta, alinhando-se com os princípios de um evento sustentável.

Grand Paris Express
Enquanto Paris avança para se tornar a metrópole mais amada dos ciclistas, os subúrbios ainda enfrentam desafios estruturais. O carro ainda prevalece como o principal meio de transporte fora da cidade, o que destaca uma “dependência do carro” que persiste nas áreas menos urbanizadas. Em resposta, o governo regional está investindo no Grand Paris Express, um ambicioso plano de expansão do metrô que visa integrar melhor os subúrbios à rede de transporte público central e, idealmente, reduzir a dependência dos carros.

Um Modelo para o Mundo
A revolução das bicicletas em Paris não é apenas uma mudança de infraestrutura; é uma mudança cultural que posiciona a cidade na vanguarda das cidades sustentáveis globais. Outras metrópoles estão observando e, muitas vezes, seguindo o exemplo de Paris, à medida que procuram soluções para os desafios urbanos modernos, como poluição, congestionamento e saúde pública. A ascensão da bicicleta como uma forma de transporte principal em Paris é um testemunho do que é possível quando uma cidade se compromete com a visão audaciosa de um futuro sustentável.

Com cada pedalada, Paris está se deslocando não apenas em suas ruas, mas em direção a um novo paradigma para cidades ao redor do mundo.

Informações: RFI

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