Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Trecho da Avenida Brasil de acesso à Avenida Francisco Bicalho é reaberto ao tráfego

domingo, 3 de dezembro de 2023

A Prefeitura do Rio reabriu, neste sábado (2/12), às 8h, a pista lateral da Avenida Brasil, no sentido Centro, no trecho entre a Rua Santos Lima e a Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária. O trecho estava interditado para obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG). Este é mais um passo na preparação da região para o início do funcionamento do corredor de BRT Transbrasil, previsto para começar a operar em janeiro de 2024. O TIG deverá ser entregue em dezembro.

– O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) é a obra mais importante de mobilidade desta gestão. Conectará vários modais: BRT, ônibus municipais e intermunicipais e VLT, além de um ônibus expresso para o Aeroporto Internacional do Galeão. As obras ficam prontas até o fim de dezembro, e prevemos para janeiro o início da operação do corredor BRT Transbrasil, que vai impactar muito a vida de milhares de cariocas – afirmou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Com a liberação da via, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, poderão seguir em direção ao Centro, Tijuca e ao Túnel Rebouças sem necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro. Com a reabertura, fica restabelecida a ligação direta, anteriormente existente, entre a Avenida Brasil e a Avenida Francisco Bicalho.

A pista lateral da Avenida Brasil, no sentido Centro, via por onde circulavam cerca de 13 mil veículos por dia antes das obras, se constituirá em uma alternativa viária, aliviando o Gasômetro, que se apresenta saturado, recebendo um volume médio de 7.200 veículos por hora, superando os 115 mil por dia por sentido. Com a transferência parcial do fluxo veicular do Gasômetro para a pista lateral da Avenida Brasil é esperada uma melhora na fluidez e, consequentemente, redução dos tempos de viagem no acesso ao Centro e Zonas Norte e Sul. É, portanto, uma entrega importante para o sistema viário da cidade.

O percurso liberado, em continuidade da pista lateral da Avenida Brasil a partir do Caju, se utilizará das ruas Sá Freire, Conde de Leopoldina e Avenida Brasil até a chegada na Avenida Francisco Bicalho e terá capacidade para comportar 3.000 veículos por hora, podendo atingir cerca de 36 mil a 42 mil veículos por dia.

A Prefeitura do Rio realizou obras de infraestrutura nesta rota. As vias tiveram o seu asfalto recuperado, com serviços de fresagem e de recapeamento. A sinalização vertical do trecho também foi recuperada, com nova pintura e implantação de diversas placas de regulamentação e advertência. Uma nova sinalização de orientação de tráfego está programada para ser implantada nesta sexta-feira (1º/12), com o objetivo de garantir a segurança viária no trecho.

Para orientar os motoristas, agentes de trânsito da CET-Rio estarão posicionados ao longo do percurso liberado para monitorar o tráfego e efetuar os ajustes necessários. Para acesso ao Túnel Marcello Alencar e à Rodoviária permanece a recomendação do uso da pista central da Avenida Brasil.

Reabertura resultará na retomada dos trajetos originais de 63 linhas de ônibus

A partir deste sábado, a reabertura do acesso da Avenida Brasil para a Francisco Bicalho vai fazer com que 63 linhas de ônibus municipais retomem os itinerários originais. Desde setembro do ano passado, quando o trecho foi interditado, as linhas precisaram fazer desvio em ruas próximas.

Segue a lista de linhas beneficiadas com a reabertura do trecho:

Linhas municipais que trafegam pela pista lateral da Avenida Brasil: 210 (Caju – Candelária), 292 (Engenho da Rainha – Castelo), 300 (Terminal Sulacap – Candelária) 315 (Central – Recreio dos Bandeirantes), 324 (Ribeira – Candelária), 326 (Bancários – Candelária), 328 (Bananal – Candelária), 329 (Bancários – Candelária), 338 (Taquara – Candelária), 342 (Jardim América – Castelo), 343 (Jardim Oceânico – Candelária), SP343 (Rio das Pedras – Candelária), 348 (Riocentro – Candelária), 349 (Rocha Miranda – Castelo), 352 (Riocentro – Candelária), 361 (Recreio dos Bandeirantes – Castelo), 362 (Honório Gurgel – Castelo), 378 (Marechal Hermes – Castelo), 380 (Curicica – Candelária), 384 (Pavuna – Passeio), 385 (Village Pavuna – Passeio), 386 (Anchieta – Candelária), 388 (Santa Cruz – Candelária), 393 (Bangu – Candelária), 394 (Vila Kennedy – Tiradentes), 397 (Terminal Campo Grande – Candelária), 399 (Pavuna – Passeio), 484 (Olaria – General Osório), 497 (Penha – Largo do Machado), 498 (Circular da Penha – Largo do Machado), SN328 (Bananal – Candelária), SN397 (Terminal Campo Grande – Candelária) e SN483 (Penha – General Osório).

Itinerário que as linhas fazem em virtude da interdição: Rua Bela, Rua Conde de Leopoldina, Avenida Brasil, Rua da Igrejinha, retorno, Rua Santos Lima, Rua Benedito Otoni, Rua São Cristóvão, Praça Pedro II, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho.

Novo itinerário a partir do dia 2/12: Rua Bela, Rua Conde de Leopoldina, Avenida Brasil, Avenida Brasil (pista adjacente ao Terminal Intermodal Gentileza), Rua Francisco Bicalho.

Linhas municipais que trafegam pela pista central da Avenida Brasil: 2303 (Cesarão – Carioca), 2305 (Jardim América – Castelo), 2307 (Jardim 7 de Abril – Carioca), 2308 (Cosmos – Carioca), 2309 (Urucânia – Carioca), 2310 (Jardim Violeta – Candelária), 2336 (Campo Grande – Castelo), 2339 (Campo Grande – Castelo), 2380 (Jardim Maravilha – Castelo), 2381 (Pedra de Guaratiba – Castelo), 2383 (Sepetiba – Carioca), 335 (Cordovil – Tiradentes), 369 (Bangu – Candelária), 379 (Catiri – Tiradentes), 389 (Vila Aliança – Candelária), 395 (Coqueiros – Tiradentes), SR300 (Sulacap – Candelária), SR342 (Jardim América – Castelo), SR362 (Honório Gurgel – Castelo), SR378 (Marechal Hermes – Castelo), SR384 (Pavuna – Passeio), SR386 (Anchieta – Candelária), SR388 (Santa Cruz – Candelária), SR393 (Bangu – Candelária), SR394 (Vila Kennedy – Tiradentes), SR397 (Campo Grande – Candelária) e SR399 (Pavuna – Passeio).

Itinerário que as linhas fazem em virtude da interdição: Avenida Brasil, Rua da Igrejinha, retorno, Rua Santos Lima, Rua Benedito Otoni, Rua São Cristóvão, Praça Pedro II, Avenida Pedro II, Avenida Francisco Bicalho

Novo itinerário a partir do dia 2/12: Avenida Brasil, Avenida Brasil (pista adjacente ao Terminal Intermodal Gentileza), Rua Francisco Bicalho.

Informações: Prefeitura do Rio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960