Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Procon-PR notifica Urbs sobre tarifa de ônibus paga com cartão em Curitiba

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Após receber várias reclamações de usuários do transporte coletivo de Curitiba, no início de março, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon do Paraná, fez uma reunião com representantes da Urbs para que a empresa explique aos usuários do transporte público como funciona a cobrança de passagens que são pagas com cartões de débito e crédito.

A diretora do Procon, Claudia Silvano, contou o que foi abordado na reunião, já que o sistema não faz o desconto de forma imediata.

Claudia Silvano explicou que muitos usuários do transporte coletivo têm dúvidas sobre esse sistema de cobrança, que pode gerar débito posteriormente à data em que a pessoa utilizou o cartão, seja de débito ou de crédito.
Segundo o Procon, a Urbs informou que está em fase de elaboração de um material que deve ser distribuído aos usuários do transporte coletivo, em formato de perguntas e respostas, de fácil compreensão.

Lembrando que a utilização exclusiva de cartões em várias linhas de ônibus da cidade acontece de forma progressiva. Em julho de 2022, 202 linhas que circulam por Curitiba, de um total de 254, só aceitam o pagamento de passagem por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Conforme a Urbs, até a metade deste ano, todos os ônibus que circulam pela capital devem aceitar somente cartões.

Existem várias formas de pagar passagem no transporte coletivo de Curitiba, uma delas é pagar a passagem em dinheiro nas estações tubos e terminais. No entanto, vale salientar que muitas linhas de ônibus não aceitam pagamento em dinheiro, apenas com cartão. Outra forma de pagar passagem, é adquirir o cartão avulso, que é destinado aos usuários que não são cadastrados na Urbs.

Esses cartões são vendidos em postos credenciados pela instituição, como bancas do centro da cidade e nos principais terminais de ônibus. O cartão custa R$ 7 e pode ser carregado com até 25 passagens. Além disso, há o cartão usuário, indicado para utiliza o transporte público com frequência e tem endereço fixo.

A emissão da primeira via é feita de forma gratuita, após cadastro em um dos postos de atendimento da Urbs. Contudo, a confecção desse cartão precisa de agendamento no site da empresa. O usuário deve levar documento original e comprovante de residência.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960