Nesta quinta-feira (07/07), o prefeito Eduardo Paes anunciou a “VLTzação” do sistema BRT no Rio. Segundo ele, o planejamento que está sendo feito é a longo prazo. De acordo com o projeto, estão previstos 251 quilômetros de trilhos, a maior malha de VLT das Américas. A expectativa é que 500 mil passageiros sejam atendidos diariamente.
De acordo com o planejamento da Prefeitura, os corredores e estações serão reaproveitados. O traçado também será mantido, evitando desapropriações.
“Nada do que foi feito se perde, o que foi feito da estrutura dos BRTS facilita para que a gente possa dizer que é uma proposta possível”, disse Paes.
A previsão é que seja um plano de 15 anos: “Não é um plano do governo Eduardo Paes. A gente tem que aprender a perpassar governos”, disse o prefeito.
De acordo com Paes, a prefeitura não deixará de cumprir com outras medidas por causa do projeto de VLTzação. Sobre a frota de ônibus atual da cidade, Paes disse que fará as reformas que estão previstas e concluirá a Transbrasil.
O projeto também prevê o VLT Botafogo-Gávea, com início de operação no primeiro semestre de 2025. O trecho terá 12 quilômetros de extensão, com 13 paradas. Para essa etapa do projeto a prefeitura prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão através de Parceria Público-Privada (PPP).
“Todo mundo que quiser me xingar pelo VLT pode lembrar do quando me xingaram quando tirei a Perimetral”, disse Paes.
Informações: Diário do Rio
0 comentários:
Postar um comentário