EMTU/SP tabulou o resultado da última pesquisa para medir o IQC - Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O IQC é o índice construído através de uma pesquisa, pelo método de entrevistas pessoais, onde os usuários das linhas metropolitanas opinam sobre a qualidade dos serviços de transporte em sua região.
A aprovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte em 2016 ficou com 87,2% de excelente e bom, com uma elevação de 8,9 pontos percentuais em relação a 2015, quando ficou em 78,3%. A reprovação ficou em 6,7% de ruim ou péssimo, com uma queda de 6,2 pontos percentuais em relação a 2015, quando registrou 12,9% de ruim ou péssimo.
Desde 2013, quando assumiu a RMVPLN, a EMTU/SP realiza reuniões técnicas e treinamento nas empresas permissionárias com o objetivo de atender os desejos de viagens da população. A inspeção técnica veicular nos ônibus que operam as linhas metropolitanas têm sido realizadas regularmente e a fiscalização atuante, aliada à tecnologia, resultaram no cumprimento de viagens e dos horários das partidas das linhas em toda a região.
A avaliação apresenta 33 atributos que recebem notas médias de 0 a 10, avaliam as reclamações e elogios, com perguntas abertas e ouvindo usuários de vários perfis socioeconômicos, identificando o comportamento de uso do transporte público, se é para o trabalho, estudo ou lazer.
O objetivo da pesquisa é estabelecer diretrizes de atuação do sistema a partir do desempenho verificado e trabalhar para promover o atendimento à demanda, estruturar e administrar da melhor maneira possível o transporte público em todas as regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.
EMTU/SP
Assessoria de Imprensa
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