A partir da primeira quinzena de janeiro, os motoristas que circulam pelas ruas do Centro de Campinas precisam ficar atentos pois a Emdec passará a multar quem transitam em faixas exclusivas de ônibus. A infração é considerada gravíssima, e renderá sete pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47.
As faixas exclusivas da região central com 7,5 quilômetros de corredores para ônibus foram implantadas na cidade entre as avenidas Benjamin Constant, Saudade, Anchieta, Andrade Neves e nas ruas 11 de Agosto, José Paulino, Carolina Florence e Buarque de Macedo. De acordo com a Emdec, a fiscalização efetiva terá início seis meses após a implantação por causa do período de adaptação dos motoristas.
A Emdec disse que entende que toda mudança causa estranheza no início e exige tempo para adaptação. Por isso, no decorrer do segundo semestre de 2016 a fiscalização do desrespeito às faixas é feita de maneira orientativa. Além dos 7,5 quilômetros de faixas que foram aplicadas na região central, Campinas conta com outros 37 quilômetros de corredores em vias como, por exemplo, Moraes Salles, Orosimbo Maia, Campos Sales, Lix da Cunha, Prestes Maia e Senador Saraiva.
Ainda segundo a Emdec, o objetivo das faixas é priorizar deslocamentos sustentáveis, organizar o trânsito e aumentar a segurança viária, na medida em que cada veículo tem sua faixa de tráfego.
Informações: Portal da RMC
0 comentários:
Postar um comentário