Depois de 14 meses em obras, a Estação da Lapa será entregue à população pelo prefeito ACM Neto na próxima terça-feira (29), quando é comemorado os 467 anos de Salvador. Maior estação de transbordo da capital baiana, o equipamento passa a contar com banheiros climatizados, impermeabilização da cobertura, segurança privada 24 horas por dia, manutenção e conservação permanentes.
Foto: Evandro Veiga/CORREIO |
Haverá ainda uma área comercial com 64 estabelecimentos, um moderno sistema de iluminação, central de controle com 80 câmeras, escadas rolantes em pleno funcionamento, sistema de detecção de incêndio, elevador e sinalização visual. As obras incluíram ainda serviços de recuperação da rede elétrica, além da instalação de tubulação de combate a incêndio e novos corrimões em aço inoxidável.
O investimento total foi de R$ 20 milhões. O objetivo da prefeitura foi garantir mais conforto e segurança aos usuários do transporte público que utilizam o terminal. Parte da estrutura, como as 11 novas escadas rolantes, que foram modernizadas e contam com sensores “antivandalismo”, que interrompem o funcionamento dos equipamentos caso os passageiros façam algum movimento brusco, e os banheiros climatizados, já vem sendo utilizada pelos usuários.
Além da melhoria na infraestrutura, que passou a oferecer mais conforto, a estação de transbordo passa a contar também com reforço na segurança. Isso é possível porque, a partir de agora, 80 câmeras registram a movimentação em todos os pavimentos do terminal de ônibus. Elas são acompanhadas por uma central de segurança instalada no subsolo.
A Estação da Lapa é administrada pelo consórcio Nova Lapa, que venceu uma licitação em 2014 para administrar o equipamento pelos próximos 35 anos. Fazem parte do consórcio as empresas Socicam, Participa e Axxo, as únicas a apresentar proposta em outubro de 2014.
Informações: Correio 24 Horas
0 comentários:
Postar um comentário