Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Semana começou com novas mudanças nos ônibus

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Nesta segunda-feira foi o primeiro dia útil após mais uma etapa de mudanças nos ônibus que circulam na Zona Sul. Desde sábado, cinco linhas foram extintas: 157, 180, 183, 184 e 405. Três rotas foram criadas e uma outra teve o itinerário alterado.

Cerca de 750 mil passageiros usavam diariamente as linhas eliminadas, segundo último relatório operacional que consta no site da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), com dados de julho passado. Muitos passageiros terão que fazer baldeação para chegar aos seus destinos.

As linhas criadas foram a Troncal 8 (Cosme Velho — Rodoviária, via Praça Mauá), a Troncal 7 (Central — Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara) e a 517 (Gávea PUC — Botafogo, via Lagoa- Epitácio Pessoa circular). Já a 580 (Largo do Machado — Cosme Velho) sofreu mudança no trajeto para Laranjeiras, passando a atender à Rua General Glicério.

As alterações fazem parte da segunda fase da racionalização das linhas da Zona Sul. De acordo com a SMTR, a primeira fase, de outubro a dezembro, provocou redução de 20% no tempo de viagem pelas faixas do BRS em Copacabana e no Centro.

A prefeitura diz que o objetivo do plano é reorganizar o sistema, garantir transporte mais eficiente para a população, com diminuição no tempo de deslocamento e melhoria na fluidez do trânsito. Até abril, serão implantadas outras mudanças e a estimativa é retirar, ao todo, 700 ônibus das ruas.

A SMTR recomenda que os usuários da 157 passem a usar a 517 e fazer integração com a Troncal 5. Ainda segundo a secretaria, passageiros da 180 devem optar pela Troncal 8. O público da 183 deve utilizar a 580 e fazer integração com a Troncal 7. Quem pegava a 184 tem duas alternativas: usar a 580 e a Troncal 8 ou a 580 com a Troncal 7. Já quem se deslocava na 405 tem como opção a Troncal 7, fazendo baldeação com a 483

Itinerário novo

A antiga linha 580 (Largo do Machado - Cosme Velho), que sofreu mudança em seu itinerário, passou a ter o letreiro “Laranjeiras - Largo do Machado (circular)”. O novo trajeto de ida e volta é: General Cristóvão Barcelos, Rua General Glicério, Rua Professora Estelita Lins, Rua das Laranjeiras (sentido Largo do Machado), Rua Soares Cabral, Rua Almirante Sodré, Viaduto Jardel Filho, Rua Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua do Catete, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, Rua General Glicério, Rua Professor Ortiz Monteiro, ponto terminal próximo à edificação nº 512.

Segundo a Secretaria Municipal de transportes (SMTR), a comunicação aos usuários é feita pelo Rio Ônibus, com a distribuição de panfletos, cartazes e agentes de divulgação nas ruas. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960